Todo mundo sabe que restaurante bem gerenciado é uma fonte segura de lucratividade, mas quanto ganha um dono de restaurante? Ganha bem mesmo?
Eu costumo dizer que a lucratividade de restaurantes depende da capacidade do empreendimento fazer diferente e melhor que a concorrência. Naturalmente, comida de qualidade e preço justo ajudam, mas o diferencial competitivo é ser exclusivo.
Considerando a quantidade de pessoas que me perguntam a respeito, criei este pequeno guia completo. Você encontrará tudo que precisa para o sucesso, confira!
Quanto ganha um dono de restaurante? O que esperar de faturamento e lucro
Por acaso você já percebeu como existem diferentes formatos de restaurantes? Tem aqueles em que os pratos mais vendidos do restaurante são as marmitas para viagem. Já em outros, o self-service é que movimenta o caixa do comércio.
Contudo, todos os tipos de restaurantes compartilham da mesma fonte, que é a alta renda de proprietários de estabelecimentos gastronômicos. Compartilhando da experiência própria, já presenciei alguns conhecidos ganharem valores bem distintos.
Nesse caso, estou falando de ganhos líquidos que vão de R$7.000,00 a R$35.000,00 e até mais. Para você ter ideia, tem um restaurante muito conhecido aqui na região, claro, eles atuam há bastante tempo. Mas a qualidade é o carro-chefe.
Certa vez eu conversei brevemente com o proprietário e, naturalmente, ele não revelou a sua margem de lucro em restaurantes. Porém, ele comentou sobre o volume de clientes num dia comercial e, acredite se quiser, era de quase 200 clientes.
Entre o self-service tradicional e a marmitex lucrativa, eu estipulei que ele tinha um ticket médio de R$30,00 por pessoa. Vou colocar também uma média de 130 clientes. Por conseguinte, o faturamento bruto diário dele era de R$3.900,00.
Se a gente jogar isso no mês inteiro, chegamos à marca de R$117.000 de faturamento bruto. Só que daí é necessário abater todos os custos e despesas para chegar à margem líquida. Mas esse é um excelente exemplo para colocar você no jogo!
Com isso em mente, eu montei um cenário hipotético, muito parecido com o anterior. Assim, você sabe realmente quanto ganha um dono de restaurante. Considere os parâmetros:
- Nome fictício do restaurante: Sabores Rústicos Restaurante
- Volume diário médio de clientes: 150 pessoas
- Ticket médio: R$25,00
- Formato de negócio: self-service e marmitex
- Funcionamento: segunda a segunda
Como é formado o faturamento médio de restaurantes + exemplo prático
Quer dizer que você achou que bastava saber como etiquetar alimentos em restaurante para ter sucesso no ramo? Somente quem já esteve à frente de um restaurante sabe como é uma correria entregar comida de qualidade aos clientes.
Tem a questão dos fornecedores, da mão de obra, do controle de estoque, necessidade de assegurar qualidade, enfim, muita coisa. No entanto, o mais importante é garantir um faturamento médio de restaurantes que se consolidam no mercado.
Acima você viu os parâmetros e vou seguir por eles. Sendo assim, você tem um giro diário de 150 clientes, pois acertou o ponto comercial e a publicidade surtiu efeito. Então, a conta para o faturamento é a seguinte:
- Faturamento diário: 150 clientes x R$25,00 de ticket médio resulta em R$3.750,00 por dia.
- Faturamento mensal: calcule R$3.750,00 x 30 dias trabalhados e tenha R$112.500,00 no final do mês.
Você vai ter essa quantidade de pessoas todos os dias? É evidente que não, mas assim você tem uma base sólida para compreender o potencial do empreendimento. Ainda mais se você tiver um cardápio para restaurante self-service bacana e diverso.
“Nossa, mas que beleza, o final do ano promete com aquela viagem aguardada”. Calma lá, para conquistar essa verdadeira “bolada”, existe toda uma cadeia produtiva, custosa e complexa por trás.
Nunca esqueça de levar em consideração as despesas e os custos de operação
Alguns experts na área dizem que os custos e despesas de um restaurante são estruturados em 4 pilares. Tenha em mente: matéria-prima; aluguel e despesas fixas; folha de pagamento; despesas “invisíveis”.
Infelizmente, dessas variáveis a única que é possível determinar com certa assertividade é o custo da matéria-prima. Porém, eu tentei definir valores bem aproximados da realidade de um restaurante:
- Matéria-prima: geralmente, os gestores costumam destinar cerca de 30% do faturamento na aquisição dos insumos. Logo, você tem um custo de R$33.750,00.
- Despesas fixas e aluguel: aqui entra o aluguel do prédio comercial, energia, água, internet e tudo mais. Sendo assim, separe entre R$13.000,00 e R$16.000,00.
- Folha de pagamento: para não exagerar ou fugir da realidade, vou supor que você tenha 10 colaboradores. O salário médio fica entre R$2.300,00 e R$2.800,00. O gasto pode ser de até R$28.000,00.
- Despesas operacionais: por fim, reserve entre R$10.000,00 e R$12.000,00 para gastos que vão de manutenção à divulgação no Instagram.
A soma de todas as despesas, portanto, se aproxima de R$90.000,00, apenas para manter o negócio em pleno vapor.
A lucratividade de restaurantes pode atingir patamares excepcionais
E chegamos ao momento da verdade, ou seja, ao momento que você finalmente descobre quanto ganha um dono de restaurante.
Para isso, subtraia custos e despesas de R$90.000,00 do faturamento bruto de R$112.500,00 para encontrar qual o lucro do restaurante. Não precisa pegar calculadora, pois eu já anotei aqui, você tem um lucro líquido de R$22.500,00.
Além do mais, é essencial reservar entre 10% e 20% desse valor para blindar seu restaurante da oscilação econômica. Pronto, agora você conhece a verdadeira remuneração de proprietários de restaurantes.
O que eu posso fazer para me diferenciar? Anote esta dica para abrir um restaurante de sucesso!
Uma coisa que alguns proprietários não consideram no planejamento do negócio, é o treinamento de equipes em restaurantes. Eu não preciso nem dizer que o foco é o sabor e a qualidade dos produtos, né?
Entretanto, treinar os colaboradores se torna uma extensão do seu cuidado como empreendedor de sucesso. Para isso, ofereça capacitação, especialização e melhores práticas de atendimento ao cliente em restaurantes.
A seguir, reuni alguns tópicos relevantes que auxiliam você a abrir um negócio de sucesso!
Estratégias de marketing para restaurantes e sua relação com o sucesso
Você pode ter a melhor comida da região, ser referência gastronômica e ter formação especializada, mas seu cliente sabe disso? Em outras palavras, se todas essas informações não chegarem ao conhecimento do consumidor, elas não valem de nada.
O mesmo vale para as ideias inovadoras em restaurantes, como o investimento em tecnologia de suporte no atendimento. Portanto, tudo se resume ao bom e velho marketing, assim:
- Desenvolva uma presença digital robusta, com perfis nas redes sociais e, se possível, com um canal no YouTube.
- Invista no Marketing Digital certo para o seu negócio, estude bastante antes de fechar parceria.
- Trabalhe bons planos de fidelidade aliados às promoções mais assertivas.
- Procure parcerias com influenciadores digitais e pessoas envolvidas nesse universo, como youtubers.
- Leve seu restaurante aos eventos e feiras gastronômicas da região.
- Trabalhe os melhores textos para divulgação de restaurante.
Descobrir quanto ganha um dono de restaurante fez você sentir uma ponta de esperança?
Agora só falta você investir em cardápios criativos e inovadores para restaurantes. Afinal, você aprendeu bastante coisa sobre quanto ganha um dono de restaurante, não é mesmo?
Mantenha um posicionamento comercial dinâmico, invista em novidades, acompanhe as tendências e tenha o cliente como foco. O ramo da alimentação é forte, mas um restaurante consolidado é uma rocha em que você pode se estruturar.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, me ajude a alcançar outras pessoas e até a próxima!