Artex e Santista são a mesma empresa?

Publicado por Lidia Massari em 20 de novembro de 2024

Colocar a Artex e a Santista na mesma conversa é falar sobre duas das maiores indústrias têxteis do Brasil, ambas com quase cem anos de história, mas a maior dúvida é se a Artex e Santista são a mesma empresa, quão bem você as conhece?

Já que esta é uma dúvida geral, busquei informações e apresento a você os bastidores dessas marcas que ajudaram a moldar o setor têxtil brasileiro, confira!

É verdade que a Artex e Santista são a mesma empresa?

Artex e Santista são a mesma empresa

A Artex e a Santista não são a mesma empresa, mas elas fazem parte do mesmo grupo têxtil que comanda suas operações.

Na verdade, elas representam uma frente de atuação que busca se consolidar no mercado diante das mudanças dos últimos anos. Porém, cada uma em seu segmento de operação, com estratégias exclusivas e decisões tomadas por equipes distintas.

Hoje em dia, tanto a Artex quanto a Santista fazem parte do grupo que se considera líder em produtos de cama, mesa e banho nas Américas. Antes de falarmos sobre o grupo, que tal conferir um pedacinho da história dessas marcas tão estimadas?

A história da Artex no mercado brasileiro

A Artex foi fundada em 1936, pela união de dois visionários na indústria têxtil, que eram Theophilo Bernardo Zadrozny e Otto Huber. O objetivo era claro desde o começo: unir beleza e acessibilidade, mas sem abrir mão da qualidade.

Nesse contexto, a pequena fábrica que começou produzindo aventais, toalhas, roupões, tapetes e tantos outros produtos têxteis, ganhou um lugar de prestígio e destaque no país.

Atualmente, a Artex conta com um portfólio extenso que inclui produtos nas categorias:

  • Cama
  • Travesseiros
  • Banho
  • Aromas
  • Decoração
  • Tapetes e móveis
  • Mesa e cozinha
  • Linha infantil
  • Organizadores

Para isso, a Artex tem um time especial que acompanha as tendências e as transformam em produtos modernos e sofisticados.

A história da Santista no mercado brasileiro

Já a Santista é ainda mais antiga, fundada em 1929, no começo se chamava Fábrica de Tecidos Tatuapé S.A e atendia o Moinho Santista com a produção de sacos de farinha.

Aspectos como qualidade e inovação ajudaram a Santista a expandir em pouco tempo, quando entrou de vez no ramo têxtil. Para isso, inaugurou uma fábrica em 1934 exclusiva para fiação de lã.

Já em 1975, a Santista inovou novamente, mas agora ao consolidar sua produção no segmento de Denim. Tanto é, que a Santista vendeu parte de suas operações para a Lévi-Strauss, marca americana de jeans.

Portanto, a estrutura comercial da Santista está dividida da seguinte maneira:

  1. Santista Têxtil: indústria brasileira especializada na produção de tecidos, com foco no jeanswear e matéria-prima para roupas profissionais. Possui atuação independente.
  2. Santista Decora: já a Santista Decora é licenciada da Santista Têxtil, e faz parte direta do mesmo grupo dono da Artex.

Quem é dono das marcas Artex e Santista?

Quem é dono das marcas Artex e Santista

A Artex e a Santista fazem parte do Grupo COTEMINAS (Companhia de Tecidos Norte de Minas). Começando pela Artex, o grupo comprou ativos operacionais da Artex no começo dos anos 90, o que marcou sua entrada no setor de consumo.

Desde então é responsável direto pela expansão da marca, primeiro em 2011 com o lançamento das lojas Artex. Já em 2015, foi a vez da franquia Artex surgir como a evolução da marca, hoje são mais de 90 unidades e perspectiva de expansão franca.

Quanto à Santista, o Grupo Coteminas fechou uma parceria com outra grande multinacional, a Springs Global. A partir disso, a Coteminas passou a desfrutar de uma licença perpétua firmada entre a Santista Têxtil e a Springs Global, para os segmentos:

  • Cama, mesa e banho.
  • Travesseiros e cortinas.

Portanto, quem responde pelas ações da Artex e Santista hoje é o Grupo Coteminas em parceria com a Springs Global.

Além dessas duas marcas icônicas, o grupo ainda é dono da MMartan e Casa Moysés no Brasil. Já na Argentina, o grupo responde pelas marcas Palette, Arco-Íris e Fantasia, além de outros nomes nos Estados Unidos e Canadá.

A Coteminas faliu de verdade?

Recentemente houve rumores de que a Coteminas havia falido e que enfrentava grandes problemas financeiros. Na realidade a Coteminas não faliu, mas o grupo realmente entrou com pedido de recuperação judicial.

O processo de recuperação judicial visa dar mais proteção à companhia contra a aquisição de fundos de investimento. Isso também ajuda a empresa a se reorganizar e colocar as contas em dia.

Entendeu se a Artex e Santista são a mesma empresa?

Os últimos meses têm sido de reestruturação financeira para o Grupo Coteminas, dono das marcas Artex e Santista. Ainda que isso seja um sinal de alerta para novos investidores, é uma realidade comum às grandes companhias.

O que você achou das curiosidades do conteúdo de hoje? Conhece alguém que ainda acredita que Artex e Santista são a mesma empresa? Então não deixe de compartilhar, até mais!

------ Escolha um dos negócios ------
Lidia Massari
Graduação em Publicidade e Propaganda, com oito anos de especialização em Marketing de Conteúdo, Inbound e SEO. Sou entusiasta de tecnologia, inovação, fascinada pela robótica e filmes de ficção científica. Sou curiosa e adoro aprender coisas novas.

Deixe o primeiro comentário