Quanto fatura uma confeitaria? Veja a média e como lucrar mais!

Publicado por Jéssica Trabuco em 4 de agosto de 2020

O faturamento de uma confeitaria varia entre R$30 mil a R$100 mil por mês, mas isso depende de muitos fatores do negócio.

A sua estrutura, o tipo de de venda, o cardápio disponibilizado, a localização, a proposta, sua divulgação e até seus objetivos é que irão ditar quanto você ganha.

Quanto lucra uma confeitaria?


Quanto fatura uma confeitaria

Mais importante do que saber quanto fatura uma confeitaria, é saber quanto ela lucra. O faturamento de uma empresa é medido pelo valor total que ela recebe por mês, porém esse dinheiro não é seu, você precisa pagar as despesas fixas do seu negócio.

Só depois de quitar todos os débitos [referente a pagamento de funcionários, fornecedores, aluguel (se for o caso), tributos federais, deduções e todas as outras contas] é que você saberá quanto lucrou.

Em resumo: O lucro = valor total gerado – despesas.

O ideal é que a margem de lucro de uma confeitaria gire em torno de 33,33%, mas a realidade aponta para algo entre 10%-20%.

Para ficar mais fácil de entender, vou tentar te dar um exemplo.

Vamos supor que o seu faturamento mensal seja de R$45 mil (100%) e que você tenha um lucro de 15%.  Isso significa que o seu valor líquido seria R$6.750. 

Vale lembrar que existem diversos empreendedores do ramo que faturam mais de 3 milhões/ano e têm um lucro acima de 33%, ou seja, o que é mais comum não define seu resultado.

Então a média é para que você tenha uma base, mas não determina nada. Pense sempre do mediano para cima e monte uma confeitaria de sucesso.

Ticket médio de confeitaria


O ticket médio é o quanto um cliente gasta dentro do seu estabelecimento. Isso é importante para que você atribua preço aos seus produtos.

Um artigo publicado pela Associação Brasileira de Panificação e Confeitaria (ABIP) em 2019 apontou um aumento de 7,13% do ticket médio, ainda que o fluxo de clientes tenha reduzido em 4,50%.

Isso significa que, se você aumentar o preço dos seus produtos mais vendidos, o valor que o cliente irá gastar pode fazer você ganhar mais, independente da quantidade desses clientes.

Uma dica do Sebrae é que você separe 30% dos produtos mais vendidos da loja e tente aplicar uma margem de lucro de 200%. 

Exemplo: Você gasta R$18,00 para produzir um cheesecake, ele é uma dos produtos mais vendidos da sua loja, tente colocar um preço final de R$54,00. 

Esse é um dos pontos que irá definitivamente determinar quanto fatura uma confeitaria

Saiba que mesmo não gostando de cálculos, ao decidir montar seu negócio  é super importante que você faça alguns como estes.

Faturamento deste mercado no Brasil


O mercado de panificação e confeitaria faturou cerca de R$95,08 bilhões (sem descontar a inflação) em 2019. A estimativa é que até 2025 o mercado global cresça em aproximadamente 31%.

Apesar da pequena queda em relação ao ano anterior, houve um aumento do ticket médio. O que permitiu que muitos empresários aumentasse suas vendas.

A tendência do crescimento desse mercado, favorece quem pensa em empreender em confeitaria. Porém, é importante lembrar que a maioria dos retornos vem a longo prazo. Por isso é fundamental que você estude o mercado e planeje bastante antes de iniciar. 

Vale ressaltar também que com pouco dinheiro você pode iniciar sua produção de casa mesmo, o lucro médio para esse início varia entre R$4 mil e R$10 mil reais. Então, comece com o que tem.

Como ganhar mais dinheiro com confeitaria


empreendedorismo na confeitaria

Montar uma confeitaria dá dinheiro, mas existem muitas coisas que você pode fazer para lucrar mais. Abaixo trago uma lista com oito coisas que podem te ajudar:

Pesquise os doces que vendem mais

A maioria das pessoas que pensam em montar uma confeitaria investem parte do tempo estudando os produtos. 

Hoje, sabe-se que o bolo é o quarto produto que mais vende em padarias, por exemplo. Esse tipo de informação pode te impulsionar a começar. A realidade é que existem muitas opções boas que só dependem de uma execução a altura.

Monte um cardápio variado

Se a dificuldade que você tinha era escolher um doce, aqui está a solução. A partir da sua pesquisa, você pode selecionar os três doces mais vendidos no mercado, por exemplo.

Então, depois dessa seleção, você pode variar a receita e apresentação dos seus produtos. Diversifique ao máximo!

O visual é muito importante, mas foque no sabor também. Faça aquele doce que depois da primeira mordida a pessoa não consiga mais parar de comer.

Tenha bons fornecedores

A qualidade do produto final vai depender da matéria prima, então não compre produtos ruins, apenas por serem mais baratos. Agregar valor requer pesquisar bons fornecedores. Em todo negócio que você fizer, vai precisar se diferenciar, e esse ponto pode ser uma carta na manga.

Forneça um preço justo

O seu lucro é determinante para tudo fluir, mas é importante que você pense na concorrência e no seu cliente. De nada adianta você fazer um doce maravilhoso e querer cobrar os olhos da cara, para ter um resultado em curto prazo. Fazendo isso, você pode meter os pés pelas mãos. 

O ideal, nem sempre é viável no momento. Isso quer dizer que, se a sua meta é ter um lucro de 100%, você pode começar com 60% e ir aumentando gradativamente, entende?

O processo de construir o nome e montar a clientela é assim mesmo, não desanime e verá que confeitaria dá dinheiro sim.

Divulgue a sua proposta

Tem gente que começa a empreender e tem vergonha de vender. Se você não tem muito dinheiro para contratar alguém e esse é o seu caso, tente mudar isso!

Comece oferecendo o seu produto aos familiares e amigos mesmo, eles vão ser o seu termômetro inicial. Em seguida, invista em todo tipo de propaganda para o seu produto. A internet tem sido a melhor forma de fazer isso, mas não é a única.

Perceba que muita gente tem produtos maravilhosos e que não saem do lugar, o que significa que divulgar o estabelecimento também vai determinar quanto fatura uma confeitaria. Então dê a atenção que isso merece desde o início. 

Peça feedback aos seus clientes

Melhor do que crescer, é crescer em conjunto. Entenda que o cliente é a única chave para abrir a porta do sucesso pra você.

Se ele não gosta do seu produto ou atendimento e fala negativamente sobre isso para outras pessoas, isso é péssimo para o seu crescimento. Portanto, cuide do seu cliente e o mais importante, escute ele. Mostre que a opinião dele é fundamental para seu negócio.

Invista em aperfeiçoamento

Sempre que puder faça cursos, participe de workshops ou assista vídeo aula se for o caso, mas se atualize sempre e desenvolva novas técnicas. Todos gostam de novidades e de mudanças positivas, então, inove sempre que puder.

Amplie o seu empreendimento

Como já havia falado, o mercado vem crescendo e você precisa acompanhar. É possível que o lucro inicial seja bom e você se acomode, mas entenda que se você não acompanha as mudanças, elas te derrubam.

Investir mais no cardápio, na variedade e em mudanças, nem sempre é tudo. Você precisa ir melhorando a sua estrutura também, seja física, virtual, ou o que quer que seja. Crescer tem que fazer parte do seu objetivo.

O que lucra mais, vender ou produzir?


quanto uma doceria fatura por mês

Cada caso é diferente, mas antes de tomar essa decisão, vale lembrar que dos R$95,08 bilhões que o mercado movimentou em 2019, R$60,68 bilhões foram de vendas de produção própria.

Além disso, se você pesquisar histórias de confeiteiros de sucesso que faturam milhões/ano, vai perceber que eles são, na maioria das vezes, produtores de quase tudo que vendem.

Isso não significa que a revenda não dê lucro, mas as pessoas têm escolhido menos essa alternativa.

Lembre-se que você pode vender o seu produto para o consumidor final, ou para lojas(para que elas comercializem). 

É preciso estudar e avaliar essa questão nos detalhes para tomar uma decisão. Ponha na balança e veja o melhor para o seu caso.

Conteúdo Recomendado:


Vale a pena arriscar!


Trabalhar com esse ramo tem trazido benefícios para diversas pessoas. Algumas, inclusive, abandonaram sua profissão para se dedicar integralmente a isso.

Agora que já sabe quanto fatura uma confeitaria, com planejamento e dedicação você pode lucrar muito com o seu projeto e atingir um retorno financeiro que nem imaginou.

Trace suas metas e persiga elas!

------ Escolha um dos negócios ------
Jéssica Trabuco
Sou baiana de Salvador, formada em Jornalismo e fundadora do Negócio de Cozinha. Trabalhei com vendas por mais de cinco anos e estudar e falar de negócios faz parte do meu dia a dia! Sou apaixonada em ajudar o outro a mudar o seu mundo e faço o que estiver ao meu alcance para conseguir!

1 comentário

  • Nathalia De Souza Vlim

    Estou Estudando Ideias para começar nesse Ramo , espero daqui uns 5 Anos ter o Retorno.

Deixe o seu comentário