Se você está procurando ideias de porções para vender em bar, lanchonete, por delivery e onde mais você quiser, aqui eu vou lhe mostrar 20 tipos de porções mais vendidas para você fazer.
Abaixo vou falar rapidamente sobre cada uma delas e te dar duas dicas para te ajudar a começar as suas vendas de porções com o pé direito.
1. Porção de coxinha
Essa é uma das melhores porções para vender. Afinal, esse petisco é adorado pelos brasileiros e é conhecido pela sua versatilidade.
Ele pode ser vendido no tamanho pequeno (de 6 a 12 unidades) ou no tamanho mini (de 15 a 22 unidades). O recheio tradicional é de frango desfiado e temperado, mas você pode usar o que preferir.
Uma boa ideia para elevar a sua proposta é empanar a coxinha com tapioca antes de fritar.
2. Venda porções de bolinhos
Os bolinhos mais comuns de serem vistos por aí é o de queijo e o bolinho de bacalhau para vender. Mas você pode colocar qualquer sabor no interior e ver o que tem maior aceitação no seu estabelecimento. A massa pode ser de farinha ou de batata.
3. Pasteis
Em cardápios de porções o pastel mais encontrado é o frito, mas você pode tentar fazer o de forno para ver se traz bons resultados aí na sua região.
As coisas mais avaliadas pela clientela são: a crocância, a baixa oleosidade e o sabor. Portanto, tenha atenção na hora de montar o seu produto, colocando uma quantidade boa de recheio e deixando ele secar antes de entregar para o cliente.
4. Porção de calabresa acebolada
Geralmente acompanhada de uma farofinha, esse é um excelente petisco para happy hour com os amigos. Pode ser comercializado para almoço com outros acompanhamentos como vinagrete, arroz e feijão tropeiro.
5. Batata Frita
Uma das porções mais vendidas nos bares e lanchonetes do país é a batata frita. Ela pode acompanhar um prato principal, compor um combo de hambúrguer ou servir como entradinha.
Você pode vender com molhos separados, pode acrescentar cheddar e bacon tostado em cima ou comercializar a tradicional com sal e queijo ralado.
Se quiser atender a todo tipo de gosto dá para vender a batata chips frita também.
6. Onion Rings (anéis de cebola)
Aperitivo muito comum em fast-foods e locais que promovem happy hour, a onion rings é a porção que vai dar o que falar.
Ela traz uma crocância por fora e tem uma cebola quase que sem acidez no seu interior. Para acompanhar sempre tem molhos diversos como maionese artesanal, queijos cremosos, barbecue e molhos da casa.
7. Dadinhos de tapioca
Simples e deliciosos, os dadinhos de tapioca que levam queijo em sua composição fazem parte dos petiscos mais queridinhos, não só pelo sabor e leveza, como também pelo preço acessível.
Portanto, é uma ótima ideia de porção para vender em seu estabelecimento e se destacar da concorrência.
8. Porção de torresmo
As pessoas que trabalham com o torresmo, indicam que as peças sejam estimuladas com batidas com machucador para que a pele e a gordurinha fiquem bem crocantes, outra dica é fritar o produto direto na banha.
Essa é uma das ideias de porções diferentes para vender que você pode começar trabalhar. Afinal, o torresmo é mais tradicional em Minas Gerais e no nordeste, já nas demais regiões pode ser algo diferenciado para chamar atenção.
9. Lambreta
Vendida sempre em dúzias a lambreta divide opiniões, por ter uma apresentação exótica muitas pessoas morrem de nojo e não conseguem nem ver alguém comer, por outro lado tem gente que só de ouvir o nome enche a boca de água instantaneamente.
Então, veja se essa porção é aceita aí na sua região e faça seus investimentos.
10. Porção de frango
Essa proposta é sinônimo de versatilidade, já que você pode comercializar na modalidade de isca, no balde, coxinhas ou frango a passarinho. Se for possível, implemente todos esses tipos de porções para delivery.
Isso vai permitir que você atinja vários tipos de pessoas em vários lugares diferentes.
11. Porção de frios
Os frios podem trazer na sua composição queijos, presunto, salame, peito de peru, azeitonas e tomate cereja.
Em bares e praias os queijos mais usados são muçarela e prato, mas em ambientes mais gourmetizados os mais tradicionais são o brie, o parmesão e o gorgonzola.
Você pode servir em bandejas ou tábuas. O preço da porção varia de acordo com a composição.
12. Aipim frito
Pode ser vendido como petisco, mas geralmente é um acompanhamento de pratos principais como carne de sol ou bife acebolado. No entanto, uma porção de aipim frito combina muito bem com qualquer ocasião.
13. Amendoim
Dá para vender amendoim tostado, cozido ou japonês.
O tostado pode ser servido enroladinho em um papel, o cozido pode vir em bandejas ou cumbucas e o japonês pode ser entregue em três potinhos diferentes com os sabores: Salsa e cebola, pimenta vermelha e crocante tradicional.
14. Bruschetta
Essa é a porção mais barata de fazer, porque é feita com pão, queijo, tomate e manjericão. Com apenas um pão dá para fazer entre três e cinco bruschettas.
Por ter um preço baixo, permite que você tenha um lucro de até 300%.
15. Porção de quibe
Os quibes não podem faltar no seu espaço e você pode fazer com carne, com tofu, com soja, ou com catupiry. Dá para apostar em diversos tamanhos e formatos para chamar atenção da galera.
Com certeza esse é um dos melhores tipos de porções para vender atualmente.
16. Ovo de codorna
Petisco super prático e simples de fazer que combina com vários momentos, você pode servir descascado com azeite, pimenta calabresa e orégano para elevar o sabor do produto.
17. Mini hambúrguer
Apesar de ser mais comum em hamburguerias, cada vez mais está sendo abraçado em happy hours do Brasil.
Você pode fazer receitas de porções gourmet ou receitas mais simples, desde que faça uma composição que converse com a proposta do seu negócio e que tenha um preço compatível com os concorrentes.
18. Esfiha
Dá para apostar nas porções de esfihas abertas com formato redondinho ou esfihas fechadas em forma de trouxinha ou triângulos.
Os recheios mais pedidos são os de carne, frango, calabresa ou queijo e presunto.
19. Caranguejo
O caranguejo é uma excelente opção para locais mais litorâneos, sendo bastante comum em cidades do Nordeste.
A porção pode ser servida sozinha ou pode ser acompanhada de um pirão, feito da água do cozimento do crustáceo.
20. Porção de camarão
O camarão pode ser feito empanado, com tapioca, frito ao alho e óleo, com dendê e pode ser servido em bandejas ou espetos.
Ele costuma ser um pouco mais caro, mas faz o maior sucesso em praias e clubes pela excelente experiência gastronômica que proporciona aos clientes.
Veja essas 2 sacadas para se destacar com a venda de porções na sua cidade
Antes de montar o seu estoque e o seu cardápio é preciso fazer a análise de alguns pontos.
Abaixo vou te apresentar dois aspectos que vão permitir que você faça um investimento mais direcionado, economizando muito tempo e grana:
Defina o seu público alvo
É importante saber quem você pretende atingir antes de criar o seu cardápio. Coloque na ponta do lápis que tipo de pessoa você quer no seu estabelecimento, destacando a média de faixa etária, sexo, classe social e interesses.
Lembre-se que o tipo de cliente que você espera vai depender do tipo de estabelecimento que você montar e da região onde pretende se instalar.
Decida como será o cardápio
Existem vários formatos e materiais para confeccionar um cardápio, o seu modelo pode ser aberto ou estilo livrinho.
O aberto é composto por uma página frente e verso plastificada que contém as comidas na frente e no verso contém as bebidas, sobremesas e formas de pagamento.
O estilo livrinho é aquele que a pessoa precisa folhear e que geralmente contém os nomes dos pratos com os ingredientes descritos logo abaixo.
Você pode investir em uma capa de couro sintético, em uma capa dura ou apenas plastificar. Outro ponto importante é a paleta de cores que deve ser compatível com a identidade do seu negócio.
As escolhas vão variar muito de acordo com o tipo de estabelecimento, se for cardápio para uma lanchonete dá para optar pelo aberto e cores mais vivas, se for um cardápio para bares é indicado que seja fechado com cores mais escuras.
Escolha os tipos de porções para vender e comece trabalhar
Agora que teve acesso a várias possibilidades de porções para vender por aí, defina de que forma pretende atuar, escolha que tipo de público pretende atingir, foque em um bom cardápio e monte seu estoque.
Espero que o artigo tenha te ajudado e que você consiga conquistar o coração de muitos clientes com um cardápio super atrativo e receitas inovadoras.
Aproveite e veja também o artigo que postamos aqui com ideias de petiscos para bar. São mais ideias interessantes de coisas que você pode vender e faturar bastante.