Pão congelado dá lucro? Confira se vale a pena fazer para vender

Publicado por Lidia Massari em 27 de junho de 2024

O mercado nacional de panificação e confeitaria é gigante, com faturamento superior a R$100 bilhões e quase 80 mil empresas inseridas no setor, mas será que tudo isso responde se o pão congelado dá lucro?

Esse tipo de produto é um dos poucos que exigem análise criteriosa de todos os fatores por trás dos bastidores, como investimento inicial, perspectiva de mercado e retorno.

O que eu posso adiantar é que o mercado de pães congelados está aquecido, confira e entenda melhor para investir!

Afinal, pão congelado dá lucro de verdade?

pão congelado dá lucro

A lucratividade na comercialização de pães congelados é uma realidade para muitas empresas, mas não é a única realidade possível. Isso porque o cenário é de plena competitividade, grandes investimentos iniciais e altos custos de produção.

Eu noto que muita gente investe em fábrica de pão congelado sem antes considerar os desafios do setor. Porém, isso coloca tanto o capital em risco, quanto a possibilidade de se consolidar como referência.

Antes de validar tudo que cerca o modelo comercial, se você perguntar minha opinião sincera se o pão congelado dá lucro, eu digo que sim.

Primeiro, recentemente houve um crescimento expressivo no número de “padarias de congelados”, o que mostra uma tendência de mercado. Além do mais, esse indicativo aponta que há maior preferência por alimentos de conveniência.

Finalmente, se você levar em conta que as pessoas vivem na base da correria, então, produtos de panificação congelados ganham mais espaço a cada dia.

Quais as vantagens do pão congelado para o comerciante?

Uma das melhores formas de determinar a viabilidade comercial de um produto, é pesar primeiro suas vantagens. No contexto do pão congelado, seja pão francês ou outras panificações, estes benefícios são incontestáveis.

Maior durabilidade e redução expressiva das perdas

A durabilidade é o divisor de águas para estabelecer a lucratividade do pão congelado. Através da prolongação da vida útil do produto, reduz-se consideravelmente o desperdício, logo, o fabricante não mina seu precioso recurso financeiro.

Sem contar que você terá sempre um produto fresco para entregar ao varejista ou abastecer o consumidor final, caso seja sua modalidade comercial.

Maior flexibilidade produtiva

Talvez sua intenção não seja montar uma padaria, por assim dizer, mas atuar como fornecedor, certo?

Apesar disso, é vital compreender que um dos maiores erros ao abrir uma padaria é justamente a produção não-planejada.

Com o pão congelado, você pode produzir em larga escala, pois consegue estocar o produto por mais tempo. Como resultado, você ganha mais assertividade na gestão da oferta e demanda do mercado regional, que tal?

Distribuição mais simples e eficiente

A partir da produção de pão congelado, seu negócio vai além do fornecimento local, como acontece no produto fresco. Então, você expande significativamente a área de atuação, por conseguinte, maior potencial de faturamento e lucro.

Só para ilustrar, na minha cidade tem um fornecedor de padaria que abastece praticamente toda a região, isto é, ele “engole” a concorrência porque equilibrou custos e uma rede de fornecimento sólida.

Custos de produção e potencial de mercado e vendas

Custos de produção e potencial de mercado e vendas

É impossível determinar se pão congelado dá lucro apenas por meio das suas vantagens, concorda? Se você não tiver uma base realista dos custos de produção e dos desafios, sinto em dizer, mas é arriscado seguir em frente.

Instalações e equipamentos indispensáveis

Basicamente, você vai precisar de equipamentos robustos de panificação e de congelamento profissional. A lista é grande, mas gostaria de destacar alguns equipamentos essenciais:

  • Câmara de congelamento rápido (IQF) evita a cristalização do alimento.
  • Freezers para armazenamento.
  • Misturadores industriais para preparar massas diferenciadas.
  • Fornos profissionais para garantir o assamento perfeito.

Não vou mentir, o investimento é alto e pode variar bastante, com valores mínimos de aproximadamente R$35.000,00 até valores que superam R$90.000,00. Mas é aquela coisa, você precisa disso para produzir a nível comercial e competitivo.

Matéria-prima de alta qualidade

O custo da matéria-prima do pão francês teve aumento significativo nos últimos meses, vide o preço do pão francês tradicional. E a situação não muda nada para quem pretende trabalhar com pão congelado, pelo contrário, você gasta mais com armazenamento.

Ainda que pareça tentador optar pelo insumo mais barato, saiba que a qualidade se reflete claramente no produto. Sendo assim, invista em farinha, fermento e demais ingredientes da mais alta qualidade, pois é o coração do produto.

Demanda crescente e margem de lucro

Como eu mencionei lá atrás, a demanda por produtos que se encaixam na categoria de conveniência cresceu bastante. Hoje você encontra várias opções de produtos congelados em gôndolas por todos os supermercados.

Não apenas o consumidor final, mas também os estabelecimentos demonstram receptividade com este produto. Com isso, supermercados, restaurantes, hotéis, pousadas e até padarias menores podem se tornar grandes consumidores.

Entretanto, para isso é ideal se posicionar como um fornecedor de confiança, com pães de referência e preço atrativo.

E por falar em preço, é hora de bater o martelo, será que pão congelado dá lucro? Bem, segundo o Sebrae, a margem de lucro do pão francês gira em torno de 23% a 30% do lucro bruto de uma padaria.

Só que quando você junta o fator “congelamento” à equação, a margem tende a cair um pouco. Mas ainda assim, pode ser lucrativo porque o custo de produção em si é baixo e a capacidade produtiva alta.

Pão congelado dá lucro? O veredito que você tanto esperava!

Do ponto de vista comercial, gosto de pensar que o pão congelado é lucrativo, mas a realidade precisa jogar a favor do empreendedor. Ou seja, é preciso ter um processo produtivo eficiente, além de uma cadeia de distribuição bem construída.

Portanto, invista em divulgação, tenha produtos de altíssima qualidade e se destaque como uma referência positiva. Lembre-se sempre de que o pão é um alimento diário e, por conta disso, representa consumo ininterrupto.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, compartilhe e até a próxima!

Lidia Massari
Graduação em Publicidade e Propaganda, com oito anos de especialização em Marketing de Conteúdo, Inbound e SEO. Sou entusiasta de tecnologia, inovação, fascinada pela robótica e filmes de ficção científica. Sou curiosa e adoro aprender coisas novas.

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