A Nike não é só a marca esportiva mais valiosa e objeto de desejo dos consumidores, mas é também o sonho de consumo de muitos empreendedores brasileiros, que procuram rapidamente saber se a Nike é franquia, mas adianto que não.
Contudo, atualmente você tem à disposição diferentes meios para iniciar um negócio que conecte os produtos Nike aos seus clientes. Quer saber do que estou falando e como atuar a partir da marca mais relevante no segmento esportivo? Confira!
Será que a Nike é franquia? Veja se tem como investir na loja da marca
Acredito que quase todo mundo já se perguntou se é possível abrir uma loja da Nike, pois é literalmente a marca referência no mercado. Porém, infelizmente a Nike não viabiliza o investimento na franquia da sua loja tradicional.
Normalmente, suas lojas compõem os principais shoppings e são presença garantida em espaços comerciais das grandes capitais. A razão disso pode estar na atuação da marca dentro do mercado brasileiro.
Acontece que a Nike no Brasil é gerida por uma empresa “externa”, se podemos dizer assim. Além disso, a empresa sempre teve um processo de expansão próprio e rigoroso.
Como funciona a franquia da Nike no Brasil?
A marca sempre foi responsável pelo controle, distribuição e venda de seus produtos, tudo por meio de lojas próprias, plataforma online e agentes terceirizados. Entretanto, isso mudou em 2022, com a entrada do Grupo SBF nas operações.
O Grupo SBF, por sua vez, esteve à frente da Centauro, outra empresa do segmento esportivo, desde 1981. Porém, ao longo dos anos a empresa cresceu e englobou outras marcas que passaram a compor o rol de suas representações.
Consequentemente, em 2020 o Grupo SBF conseguiu concluir a transação com a norte-americana, onde assumiu a operação da Nike sob o nome Fisia. Nesse contexto, a Fisia tornou-se responsável pela distribuição exclusiva dos produtos Nike.
Aqui eu destaco vestuário, acessórios, equipamentos e calçados, além da operação direta do canal de vendas eletrônico.
No que diz respeito à abertura de novas lojas, o Grupo SBF tem autorização para abrir unidades conforme plano interno de expansão.
Portanto, se ainda assim você deseja revender produtos Nike como um parceiro autorizado, é preciso entrar em contato direto com o Grupo SBF.
Qual o valor de uma franquia da Nike?
Infelizmente eu não consegui verificar informações oficiais quanto ao investimento para ter uma franquia da Nike nos moldes atuais. Por conta disso, prefiro não retirar dados de contexto ou de outras fontes que não sejam as oficiais.
Ainda que a Nike não seja franquia, é importante saber que é possível trabalhar com seus produtos. Como mencionei, você deve falar com a equipe responsável do Grupo SBF (Fisia), certo?
Mas veja, antes mesmo de a concessão de operação se tornar uma realidade ao grupo, a Centauro já tinha um contrato comercial com a Nike.
Quer dizer que os lançamentos e produtos Nike chegavam primeiro à rede de distribuição da Centauro, isso acontece até hoje.
Em vista disso, para se tornar um franqueado da marca Nike, seja pela revenda ou aquisição de produtos como parceiro autorizado, pode ser interessante seguir os passos a seguir:
Revendedor autorizado Nike
Apesar de parecer um processo anormal, isto é, entrar em contato com a Centauro para solicitar a revenda Nike, pode ser uma primeira tentativa válida. Afinal, a Centauro é parte direta do Grupo SBF e há anos se relaciona com a Nike.
Assim, talvez você considere se tornar um revendedor autorizado da própria Centauro, o que na teoria, oferece acesso direto aos produtos Nike.
- Site oficial (empresas): centauro.com.br/sc/empresas
- E-mail: https://atendimento.centauro.com.br/hc/pt-br
- SAC: (11) 3230-3705
Vale ressaltar, esta é somente uma tentativa para compreender melhor como trabalhar com os produtos Nike.
Lojas Multimarcas
Agora, caso tenha loja multimarcas de pequeno ou médio porte com foco em artigos esportivos, o ideal é procurar distribuidores. Como não existe uma lista oficial com as empresas representantes, minha recomendação é procurar o Grupo SBF.
Por meio do formulário de contato você compartilha as informações e dados comerciais. Em seguida, o grupo avalia e realiza um contato de retorno para compreender melhor seus objetivos e necessidades.
Conclusão se a Nike é franquia e como proceder daqui em diante
Quando se fala que a Nike é franquia, é porque o grupo por trás das suas operações no Brasil realmente oferece alguns modelos comerciais. Contudo, nenhum deles se equipara ao modelo convencional de franquia, é importante destacar isso.
Sinto por não ter melhores notícias para você que pretendia abrir uma loja Nike oficial. Mas com esse tipo de empresa que impacta significativamente o mercado global, é de se esperar que as parcerias sejam em níveis superficiais, não é mesmo?
De todo modo, espero muito que tenha gostado das informações, que elas auxiliem você a encontrar a melhor maneira de montar um negócio. Até a próxima!