Como revender Nike? Veja como ser um revendedor autorizado

Publicado por Lidia Massari em 9 de setembro de 2024

Os primeiros produtos Nike chegaram ao Brasil em 1988, trazendo a qualidade que consagrou a marca mundialmente e utilizando diversos parceiros distribuidores, então para revender você precisa entrar em contato direto com estas empresas.

A Nike é a empresa que mais vende tênis e calçados no mundo, e se é possível revender Nike, isso representa uma grande oportunidade para aproveitar a sua visibilidade comercial. Acompanhe ótimas dicas e veja tudo sobre a revenda da Nike!

Tem como revender Nike de forma correta e oficial?

como revender Nike

A revenda de produtos Nike era muito mais simples até alguns anos, pois a empresa tinha uma estrutura de distribuição mais aberta. Nesse caso, havia muitas empresas que operavam como pontos autorizados de distribuição.

Então, tudo que você precisava fazer era entrar em contato para solicitar a compra para revender. Porém, essa realidade mudou em 2020, quando a Nike fechou uma parceria com o Grupo SBF que se tornou o distribuidor oficial da marca no país.

Como resultado, a rede de distribuição deixou de existir, por assim dizer, com a centralização nas operações do novo grupo. Atualmente, a única distribuidora fora da rede da SBF é a Alpar do Brasil.

Como comprar na Alpar do Brasil para revender Nike

A Alpar do Brasil foi fundada em 1997 através da marca Havaianas, e hoje tornou-se o maior operador de Marcas Líderes do País. Em seu portfólio, a Alpar trabalha com cerca de 14 marcas como:

  • Linha completa de produtos Nike.
  • Linha exclusiva da Nike SB (tênis de skateboarding).
  • Produtos Adidas.
  • Produtos Lacoste.
  • Produtos da Oakley.

No site da Alpar, eles divulgam que são uma distribuição de marcas mundialmente conhecidas para revendedores de loja.

Como comprar Nike da Alpar para revender na sua loja?

  1. Para começar, você precisará ter CNPJ ativo e regular.
  2. Além disso, é obrigatório ter ponto físico dentro dos padrões exigidos.
  3. Acesse o site oficial da Alpar e clique em “Solicite Atendimento”.
  4. Em seguida, preencha um formulário com nome, e-mail e estado.
  5. Depois disso basta escolher quais marcas você quer revender.
  6. Na sequência será preciso preencher um cadastro completo.
  7. Para se adiantar, tire fotos nítidas da fachada e do interior da loja.
  8. Por fim, aguarde o retorno do representante comercial para prosseguir.

A empresa trabalha com regras exclusivas para cada estado, como a disponibilidade de marcas. Portanto, se você tiver dúvidas, dá para se cadastrar pelo WhatsApp oficial: (51) 3441-1000.

Saiba quem é a distribuidora da Nike no Brasil e se dá para revender

quem é a distribuidora da Nike no Brasil

A principal e única distribuidora oficial da Nike no Brasil hoje é o Grupo SBF, como eu já mencionei. Para isso, criaram a Fisia em 2020 como uma unidade de negócio exclusiva para gerenciar a marca no país.

O Grupo SBF começou sua história em 1981 com a inauguração da primeira Loja Centauro em Belo Horizonte. Isso mesmo, até 2020 o grupo operava sob o nome Centauro, mas se transformou num ecossistema dedicado ao esporte.

Assim veio a parceria com a Nike americana, como representante oficial das operações no país. No entanto, isso provocou a ruptura da cadeia de distribuidores e a revenda que antes existia, ficou restrita ao grupo.

Veja o que diz os termos e condições de compra da Fisia

Vale apontar que a Fisia não permite a compra para revenda através dos canais oficiais. Isso porque seu principal público é o cliente final que utiliza a rede de lojas e e-commerce.

As lojas digitais Nike (Site e App), incluindo quaisquer direitos ou políticas de consumidor oferecidas, destinam-se exclusivamente ao benefício dos consumidores e, portanto, a compra de produtos para revenda é estritamente proibida”.

No entanto, você viu acima que dá para revender Nike comprando da Alpar ou então com a dica que vem logo a seguir.

Utilize o ecossistema da Centauro para revender produtos Nike

Uma outra solução para ter acesso aos produtos da Nike é por meio da plataforma da Centauro. Nesse cenário, a Centauro, que pertence ao Grupo SBF, disponibiliza três maneiras para você se tornar revendedor autorizado da Nike.

Solicite a opção de Marketplace Out

Esta primeira opção consiste em se cadastrar para revender o catálogo da Centauro em sua plataforma. Então, você não só poderá revender Nike, como diversas outras marcas que a Centauro já consolidou no mercado.

Além disso, a empresa disponibiliza um HUB para envio de produtos e categorias Conciliação Automatizada. Acesse este link para preencher o formulário de interesse!

Solicite uma parceria comercial

Agora, se você procura uma revenda especializada que traz uma curadoria de produtos especiais, a parceria com a Centauro é a alternativa certa. Dessa forma você poderá atender sua base de clientes com mais assertividade.

Vale dizer que o formulário de interesse é exclusivo para parcerias empresariais, ou seja, você precisará no mínimo de CNPJ. Outra coisa, informações de valores, formas de pagamento, entregas e vínculo comercial, você só consegue com a empresa.

Trabalhe através da afiliação ao grupo

Por último, você pode aproveitar o serviço de afiliação da Centauro, que oferece oportunidades para agências, afiliados e anunciantes. Na prática, você terá acesso a parcerias com múltiplas marcas para fazer divulgação e ganhar comissão.

Tudo bem que não representa o conceito da modalidade de revenda, mas diante do cenário atual, é uma oportunidade válida. O atendimento que a Centauro disponibiliza acontece através de plataformas como:

  • Awin
  • Rakuten
  • Afilio

Tem como comprar na Nike dos EUA para revender no Brasil? Vale a pena?

Tem como comprar na Nike dos EUA

O mercado de importação direta de produtos Nike dos Estados Unidos existe no Brasil. Então, é possível comprar lá fora e vender aqui no país. Porém, esta modalidade não é a saída mais viável porque encarece os produtos em sua revenda.

Além de toda a burocracia que dificulta a compra, há os custos com alfândega e taxas de importação que elevam o preço final em sua loja. E outra, concorrer com quem tem melhor margem de precificação reduz sua competitividade e retorno.

Não vou mentir, hoje existem diferentes “dribles comerciais” que o pessoal faz para importar. Mas só pela complexidade disso pode não valer o esforço, fica a seu critério.

Aprender como revender Nike de forma autorizada é o primeiro passo para uma revenda de sucesso

Há alguns anos era realmente mais simples entender como revender Nike, pois havia os canais certos para isso. Sendo assim, revender produtos Nike hoje é muito mais uma questão de conhecer os meios para equilibrar preço e margem de lucro.

Eu procurei mostrar todas as janelas de oportunidade para isso. Agora é com você identificar o melhor formato de negócio para o seu futuro. Gostou do conteúdo? Então, compartilhe para ajudar outras pessoas, até mais!

Lidia Massari
Graduação em Publicidade e Propaganda, com oito anos de especialização em Marketing de Conteúdo, Inbound e SEO. Sou entusiasta de tecnologia, inovação, fascinada pela robótica e filmes de ficção científica. Sou curiosa e adoro aprender coisas novas.

2 comentários

Deixe o seu comentário