Se o seu senso de empreendedorismo tem apontado que a bola da vez é a franquia de poke, saiba que sua intuição está certa, pois este modelo de negócio conquista cada dia mais espaço no setor de comida rápida saudável.
Embora seja uma verdadeira febre do momento, existe pouco conteúdo sobre a importância das receitas de poke na disseminação da alimentação saudável e do “fast and healthy food”.
Quer saber qual a maior franquia de Poke, além de compreender melhor uma das propostas mais interessantes para investir? O que está esperando? Confira a leitura!
Investir em franquia de poke certa é aproveitar a tendência do momento
Quem conhece, costuma amar de imediato, e quem não teve contato, pode achar que falamos de uma franquia de sushi. Acontece que o poke não é uma comida japonesa, chinesa ou de qualquer outra culinária asiática.
Na verdade, o poke é um prato tradicionalmente havaiano, mas a presença de certos elementos, como arroz Gohan (arroz japonês) e peixe, leva muita gente à confusão. E para quem pensa em investir, saber disso é primordial, concorda?
Com isso em mente, saiba que em 2023, o consumo de poke cresceu quase 10% em relação a 2021. Como resultado, hoje há diferentes opções de franquia de poke, com propostas bacanas e muita comida de qualidade. Conheça as mais promissoras!
1. Mana Poke
Quando alguém me pergunta qual a maior franquia de poke, é difícil não abordar primeiro a franquia Mana Poke. Isso porque a empresa é considerada uma das maiores redes de fast casual havaiano do Brasil.
No cardápio, os clientes encontram mais de 60 opções de ingredientes saudáveis como bases, crunches, toppings, proteínas, molhos e nuts. Desse modo, há milhares de combinações possíveis para turbinar aquele bowl de poke havaiano.
- Investimento: a partir de R$350 mil.
- Faturamento médio das lojas: R$350 mil ao mês.
- Lucratividade média: entre 10% e 18%.
- Payback: cerca de 24 meses.
2. Menu Poke
Na linha das franquias de “fresh food” que chamam atenção pelo apelo visual e cardápio exclusivo, está a Menu Poke. Fundada em 2019, pelo Chef David Frankad, sua proposta é permitir que o cliente monte seu prato, ou melhor, seu bowl de poke.
Com diferentes opções veganas, vegetarianas e para quem tem alguma intolerância alimentar, o cardápio da Menu Poke oferece:
- Pratos quentes
- Tartar interativo
- Pokeroll
- Sucos funcionais
- Sobremesas
Os pilares desta franquia incluem destaque como qualidade, saúde, personalização, conforto e serviço de ponta. O investimento? Bem, a partir de R$250 mil, com lucratividade de até 32% e payback em até 24 meses.
3. Life Poke
Que tal investir na primeira rede de franquia de buffet de poke e açaí? Pois então você precisa conhecer o conceito da franquia Life Poke. A marca surgiu em Balneário Camboriú, resultado de um projeto entre amigos empreendedores.
Para você ter uma unidade da Life Poke é necessário investir cerca de R$199 mil. Vale dizer que estão inclusos a taxa de franquia, equipamentos e mobiliários, tudo para dar vida ao modelo de loja:
- Espaço entre 120m² e 180m².
- Faturamento médio mensal que varia de R$120 a R$150 mil.
- Lucratividade de 15% a 20%.
- Equipe especializada, suporte contínuo e sistema único para delivery.
4. Let’s Poke
Parece que a franquia Let’s Poke leva a sério a tendência do poke, pois entre os sócios está Filipe Toledo. Caso você não tenha ideia de quem seja, Filipe Toledo é o atual bicampeão mundial de surfe.
Ao unir a paixão pelo esporte e o contato com o tradicional poke, Filipe e sua equipe validaram o Let’s Poke através de 5 unidades. Desde 2017 no mercado, hoje a marca é referência em delivery nas regiões de atuação.
A franquia oferece um app próprio com crescimento contínuo de 150% por mês nos últimos 6 meses. Por falar nisso, o delivery representa 60% em média das vendas das lojas. Quer levar lanches saudáveis para os clientes com qualidade e comodidade?
- Investimento: a partir de R$490 mil.
- Faturamento médio: entre R$250 e R$600 mil por mês.
- Lucratividade média: entre 10% e 15%.
- Payback: cerca de 24 meses.
5. Poke Nihoa
Dentre as franquias que eu mostrei até aqui, a Poke Nihoa é a única que oferece mais de um modelo de negócio. Na realidade, são três formatos: loja de rua, loja de shopping e “Dark Kitchen”.
A empresa atua há mais de 5 anos no mercado de comida tradicionalmente havaiana, onde o poke se destaca. Os investimentos variam de R$164 mil para o modelo Dark Kitchen, até R$223 mil para a loja de rua.
O faturamento médio mensal oscila de R$100 a R$150 mil, com margem de lucro de até 20%. Vale apontar que o capital de giro está incluso no investimento total. Você encontra no cardápio mais de 500 combinações entre Poke, Poke Roll, Pokito, Bebidas e uma série de sobremesas.
Falar tanto de franquia de poke deu até fome, porque convenhamos, poke é bom demais e pode conquistar seu coração. Eu diria que as refeições saudáveis e rápidas são hoje uma das melhores apostas no segmento de alimentação.
Todavia, como é um nicho novo, por assim dizer, eu recomendo você estudar bem as propostas das franquias, a exemplo da reputação no mercado, isso é valioso. Espero muito que o conteúdo de hoje ajude você, compartilhe se gostou e até mais!