Onde quer que você olhe, terá sempre alguém usando produtos Nike, mas você conhece os concorrentes da Nike? Quais marcas oferecem “riscos” ao império Nike?
É impossível falar em qualquer tipo de vestimenta, calçado e item esportivo, e não associar automaticamente à Nike. Olha que a marca nem é tão antiga assim, se compararmos com outras marcas de roupas, mas seu peso no mercado é incontestável.
Neste conteúdo, mostrarei a você as empresas que colocaram um “alvo” nas costas da Nike. A partir disso, é uma corrida contra o tempo para sobreviver no mercado!
Concorrentes da Nike: confira o guia sobre os principais concorrentes da empresa no mundo
Empresas como a Nike são referência, embora o mercado brasileiro esteja aberto à chegada de novas marcas de roupas. Agora, quando falamos nas concorrentes globais da Nike, a conversa muda, pois o tipo de mercado é completamente distinto.
Por exemplo, suas roupas e tênis são o sonho de consumo de muitos brasileiros, mas os preços são elevadíssimos. Recentemente eu fui dar uma olhada no site oficial da Nike, pois amo tênis. Confesso que saí com uma tremenda decepção.
A novidade que eu tanto esperava custava nada mais nada menos do que R$1.400,00, você acredita nisso? Em contrapartida, o mesmo tênis nos EUA custa cerca de US$80,00 a R$100,00. Em conversão direta, seria algo em torno de R$490,00.
Isso tem dificultado bastante para os empreendedores que buscam revender Nike. O que eu quero dizer, é que o mercado internacional é mais acessível para os consumidores, logo, a concorrência se torna ainda mais acirrada, entende?
1. Adidas lidera o ranking de principais concorrentes da Nike
Ah, eu consigo sentir o cheiro daquela competição na indústria de calçados esportivos, estou falando da Adidas. Na verdade, ela é a principal concorrente da Nike em praticamente todos os nichos de mercado.
Para você compreender bem, pense nesta rivalidade como a Coca-Cola e a Pepsi do mundo das roupas e calçados. Se você não sabe, a Adidas veio bem antes da Nike, especificamente 15 anos antes, em 1949.
Dessa forma, era de se esperar que a Adidas liderasse o mercado que basicamente fundou, certo? Bem, não é assim que a história foi escrita, visto que a Nike acertou em cheio o seu mercado.
A partir da ampla variedade de produtos que vão do esportivo ao casual, a Adidas tem postura comercial agressiva. Seria redundante eu ficar falando apenas dos produtos, pois todo mundo conhece as vantagens de uma franquia Adidas.
Entretanto, dá uma olhada nos diferenciais que a tornam uma concorrente ferrenha da Nike:
- O design dos produtos Adidas estão em constante transformação.
- Existe alta tecnologia por trás dos produtos, a exemplo dos tênis feitos com materiais diferenciados.
- A marca geralmente faz parcerias com designers reconhecidos e celebridades, a exemplo de ninguém menos que Lionel Messi.
- Tem como foco o “lifestyle” e o impacto dos produtos na vida de seus consumidores.
- Recentemente assumiu um posicionamento que a destaca nas demandas pautadas em sustentabilidade.
2. A marca Puma vem logo atrás pressionando com grande rivalidade
Sabia que muita gente acha os designs da Adidas meio parecidos com os da Nike? Esse perfil de consumidor normalmente pende para o lado da marca Puma. Isso porque é uma empresa focada no design criativo, diferenciado e exclusivo.
Outro diferencial, além da alta qualidade e modelos interessantes, diz respeito ao direcionamento no mundo esportivo. A puma é uma das concorrentes da Nike em vestuário esportivo, pois foca excepcionalmente em esportes, como:
- Futebol
- Automobilismo
- Atletismo
- Golfe
Por consequência, a marca se destaca bastante nesses segmentos, compreende? Além do mais, é uma marca fundada em 1948, ou seja, tem história e conhece as preferências do mercado.
Você pratica algum esporte? Já cansou de tentar ser patrocinado pela Nike? Talvez seja o momento de se “aventurar por novas águas”, hein?
3. Você já conhecia a marca Under Armour?
Poucas pessoas realmente conhecem a marca Under Armour no Brasil, por alguns motivos bem simples. O primeiro deles é que se trata de uma marca considerada cara para o mercado brasileiro. E outra, ela só chegou ao Brasil em 2014.
Independentemente disso, estamos falando da rivalidade na indústria esportiva global, certo? Então, a Under Armour oferece preocupação e competitividade.
Se por um lado a Nike atua abertamente em muitos esportes e segmentos, a Under Armour não. A empresa foca mais em esportes de equipe, como:
- Beisebol
- Basquete
- Futebol Americano (NFL)
A partir desse direcionamento, ela oferece produtos para otimizar e levar os atletas à mais alta performance. Para isso, se apoia regularmente na tecnologia de ponta e na pesquisa que a torna única.
DICA EXTRA: todo mundo sabe que a Nike é uma desenvolvedora de talentos e possui programas exclusivos, certo? Em contrapartida, a Under Armour atua juntamente à comunidade atlética, oferece incentivos e promove iniciativas de responsabilidade social!
4. Achava que a New Balance tinha sumido? É uma das concorrentes da Nike
A New Balance tinha uma forte presença no mercado brasileiro, mas por algum motivo, ela perdeu forças por aqui. Porém, recentemente a marca ressurgiu e atraiu novamente os olhares do seu público-alvo.
Os especialistas no assunto a consideram uma das fabricantes de equipamentos esportivos concorrentes da Nike.
Todavia, a New Balance tem uma pegada que poucas têm. Me refiro ao conforto em seus calçados casuais, de performance e esportivos. Ainda que a marca não compita diretamente como a Adidas, ela tem público super fiel que não dispensa o conforto.
5. Como a Reebok se reinventou nos últimos anos?
Por último, mas não menos importante, a Reebok chega para mostrar que é possível se reerguer e ganhar mais relevância. Isso porque a empresa passou por um longo período de desgaste em que enfrentou problemas, como:
- Queda acentuada nas vendas
- Perda de relevância diante da sua audiência
- Talvez tenha faltado posicionamento transparente no mercado
- Estratégia de marketing que surtiu pouco efeito
- Dificuldade em acompanhar as mudanças e tendências.
Contudo, uma curiosidade somente para você. A Reebok foi vendida para a Adidas entre 2005 e 2006, pela bagatela de US$3,8 bilhões de dólares. Porém, infelizmente a Adidas não conseguiu reestruturar os processos operacionais da marca.
Por conta disso, a Reebok teve anos bem difíceis, mesmo pertencendo à potência que é a Adidas. Não à toa, em agosto de 2021, a Adidas finalizou o processo de venda para o Grupo ABG (Authentic Brands Group) por 2,1 bilhões de euros.
Resumo da história? A Reebok é uma das concorrentes da Nike, que passou por altos e baixos, mas ainda assim mostra seu DNA competidor.
Os concorrentes da Nike têm grande prestígio, mas a força da empresa é única!
E então, você gostou do passeio pelos concorrentes da Nike? Qual é a sua marca preferida dentre tantas opções de qualidade e conforto? Quem sabe você está pensando em revender tênis? Então, é ainda mais relevante ficar por dentro desse universo, né?