Como abrir um gatil comercial? A criação de gatos dá dinheiro?

Publicado por Lidia Massari em 24 de novembro de 2024

O gatil comercial faz parte do mercado pet e virou a alternativa para quem procura investimento baixo e um retorno mais estável, mas para isso é preciso ter um planejamento certeiro e muita dedicação para conquistar clientes e sua preferência.

A fundação de um gatil depende muito da confiança do cliente no seu negócio, por isso, você precisa aprender como abrir um gatil comercial do jeito correto. Para isso, confira dicas sensacionais para tirar seu sonho do papel, boa leitura!

6 passos para você aprender como abrir um gatil comercial

como abrir um gatil comercial

  1. O sucesso mora no planejamento comercial;
  2. Como legalizar um gatil comercial;
  3. Qual o tamanho ideal para um gatil confortável e funcional;
  4. Instalação adequada e equipamentos essenciais;
  5. Construa uma base sólida de clientes;
  6. Quanto custa construir um gatil.

Investir na criação de um gatil é uma ideia muito interessante que foge do comércio tradicional do segmento pet. Isso porque o que está em alta hoje são as franquias de pet, mas o alto investimento dificulta o acesso pela maioria.

Então, o gatil se torna uma saída para atender uma demanda que não para de crescer, pois clientes e tutores estão cada vez mais dispostos a gastar com conforto e segurança, além de ter um local de confiança para adotar um novo pet.

1. O sucesso mora no planejamento comercial

Muitos têm pavor da palavra planejamento, pois assumem rapidamente que é uma etapa burocrática e dispensável. Entretanto, garanto a você com todas as letras: as chances de ter sucesso neste segmento são nulas sem um plano de negócio.

O planejamento é a bússola comercial que ajuda você a compreender todos os principais pontos-pilares que sustentam o crescimento, como:

  • Regulamentos regionais, estaduais e federais.
  • Requisitos obrigatórios de zoneamento, licenciamento e de seguro.
  • Levantar dados da concorrência, como estratégias e alcance da marca.
  • Definir público-alvo (idade, preferências, necessidades, disposição de gastos e até a frequência de adesão aos serviços).
  • Estabelecer o contexto financeiro de investimento, manutenção e despesas operacionais.

2. Como legalizar um gatil comercial

O processo de abertura de um gatil pode parecer simples na teoria. Porém, na prática é um negócio complexo que envolve a responsabilidade da tutoria temporária de animais, questões sanitárias e de saúde impostas pelos órgãos públicos.

Esse cenário pode ser agravado pela legislação do seu estado, pois cada região possui requisitos distintos. A melhor coisa que você pode fazer é procurar ajuda profissional para tomar as decisões certas e garantir 100% de conformidade às leis.

Você poderá precisar de contador, advogado, engenheiro e, sobretudo, da presença de um veterinário para estruturar serviços e espaço operacional. Dá uma olhada nas etapas que você precisará percorrer:

  1. Licenciamento: procure a prefeitura da cidade para solicitar a licença de funcionamento, tenha atenção aos requisitos do seu município.
  2. Zoneamento: ainda na prefeitura, verifique se o local escolhido faz parte do zoneamento de permissão para criação de animais.
  3. Seguro: contratar um seguro traz mais confiança a você e aos clientes, pois indica que o negócio está coberto contra adversidades.
  4. Regulamentação de saúde: normas sanitárias e de saúde pública quanto à desparasitação, vacinação e controle de zoonoses.
  5. Registro oficial do gatil: registro em organizações como o Clube Brasileiro do Gato, Abrafel, GATOBRAS, Confederação de Felinos do Brasil, etc.
  6. Compliance PNRS: gestão e descarte corretos dos resíduos conforme a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).
  7. Qualificação e treinamento: tenha uma equipe qualificada e capacitada em cuidados básicos e bem-estar e saúde animal.

3. Qual o tamanho ideal para um gatil confortável e funcional?

Embora não exista um tamanho ideal especificado por lei, você precisa ter uma estrutura suficiente que proporcione conforto e bem-estar. Pelo que eu analisei de alguns especialistas, você deve reservar pelo menos 1m² por animal, no mínimo.

É fundamental levar em conta áreas de descanso, repouso, alimentação e principalmente sanitária. Nesse sentido, falamos de um ponto extremamente sensível para você receber o alvará de funcionamento.

Inclusive, separe uma área aberta e controlada para a socialização e movimentação livre dos gatinhos.

4. Instalação adequada e equipamentos essenciais

Você sabia que muitos gatis comerciais fracassam por causa de erros evitáveis? E que a maioria dos problemas está relacionada à estrutura e aos equipamentos?

Na maioria das vezes o empreendedor quer economizar, mas acaba se prejudicando com um gatil que não passa profissionalismo. Por isso, a dica é contratar um engenheiro e um arquiteto para ajudar na criação do layout:

  • Área de recepção totalmente separada do espaço de acomodação.
  • Compartimentos e gaiolas espaçosas que ofereçam máximo conforto.
  • Área de exercício ampla com estrutura de controle dos animais.
  • Sala de isolamento para avaliação de pets recém-chegados, doentes ou com algum nível de estresse.
  • Área de alimentação para preparação das refeições e espaço para alimentação dos felinos.
  • Banheiro e espaço de higiene com caixas de areia suficientes para a demanda, desodorizadores e armazenamento de produtos.

Não preciso dizer que você deverá investir de forma estratégica em equipamentos como abrigos, gaiolas, tigelas de água, potes de alimentação, arranhadores, brinquedos, caixas de areia, camas e almofadas e suprimentos médicos.

Já na estrutura, poderá ser preciso investir em sistema de climatização, sistema de monitoramento de vídeo e soluções digitais para gerenciamento.

5. Construa uma base sólida de clientes

Se você prestou atenção até aqui, você não só aprendeu como abrir um gatil comercial, mas já formou a base de confiança que o cliente amante pets valoriza e dá preferência.

Nesse momento, é hora de trabalhar a marca, focar na identidade visual e caprichar nas estratégias de marketing. Se você não tiver afinidade ou conhecimento com divulgação, use parte do investimento para contratar uma agência especializada.

O marketing de indicação (boca a boca) é valioso, mas sozinho ele não tem forças para destacar sua marca. É crucial impulsionar seu negócio com publicações patrocinadas, promoções e conteúdo de qualidade.

6. Quanto custa construir um gatil?

Quanto custa construir um gatil?

Falar de investimento não é algo prazeroso, pois dizer quanto uma pessoa precisa gastar nunca é fácil. Então, o custo para abrir um gatil é variável porque depende de diversos aspectos, como a quantidade de gatinhos que você pretende alojar.

Outro ponto pouco explorado são os serviços adicionais, como consultas veterinárias e sessões de terapia, por exemplo. A estrutura física é o que mais encarece o negócio, em especial na aquisição de equipamentos e reforma do espaço.

Com isso em mente, você pode esperar um investimento entre R$20 e R$80 mil reais. O que você pode fazer para ter uma base realista é levantar todos os custos no planejamento inicial. Assim você gerencia melhor a distribuição de capital!

Como abrir um gatil comercial de sucesso? A criação de gatos dá dinheiro?

Agora que você aprendeu como abrir um gatil comercial, você já decidiu se vale a pena? Ou seja, a criação de gatos dá dinheiro?

A resposta é: sim, se você tem paixão por pets, afinidade pelo cuidado de felinos e disposição para buscar o sucesso, então abrir um gatil tem tudo para ser uma atividade lucrativa.

Sem contar que os tutores de hoje não costumam olhar tanto o preço quando se tem qualidade, segurança e conforto. Compartilhe as dicas e até mais!

------ Escolha um dos negócios ------
Lidia Massari
Graduação em Publicidade e Propaganda, com oito anos de especialização em Marketing de Conteúdo, Inbound e SEO. Sou entusiasta de tecnologia, inovação, fascinada pela robótica e filmes de ficção científica. Sou curiosa e adoro aprender coisas novas.

Deixe o primeiro comentário