Centauro tem franquia? Veja como funciona a empresa no Brasil

Publicado por Lidia Massari em 17 de julho de 2024

A Centauro é referência nacional no mercado de produtos esportivos e já foi até patrocinadora oficial da Copa do Mundo no Brasil, apesar disso, a Centauro não opera como franqueadora atualmente, logo, é impossível você investir em uma loja da rede.

Seria uma verdadeira oportunidade única empreender com uma marca tão consolidada no segmento esportivo. Embora isso não seja possível, acompanhe a leitura e entenda se a Centauro tem franquia em algum tipo de modelo comercial para você!

Descubra finalmente se a Centauro tem franquia

Centauro tem franquia

A Centauro é uma empresa brasileira e iniciou sua operação no mercado ainda em 1981, em Belo Horizonte. Aquela marca que começou com uma loja tímida e 4 colaboradores, mal poderia sonhar em se virar a potência em produtos esportivos.

Só para ilustrar, em 2003 a marca já tinha presença nas 10 principais cidades do país. Foi então que ela “elevou o nível do jogo”, quando iniciou sua operação digital através do e-commerce. Até hoje, é um dos principais sites de artigos esportivos.

Alguns anos mais tarde, em 2017, a Centauro se remodelou novamente ao inaugurar 3 novas lojas. Contudo, dessa vez as unidades carregavam o conceito de Geração 5 (G5). Tal característica preza pela inovação e coloca a experiência do consumidor no centro das estratégias.

Nesse sentido, os rumores de que a Centauro tem franquia se espalharam entre os empreendedores de olho nas tendências. Todavia, como mencionei na abertura do conteúdo, a Centauro não opera no segmento de franquias, tampouco viabiliza investimentos externos.

Pelo contrário, o grupo por trás da empresa detém 100% do controle das filiais, além do plano de expansão estratégico.

Quem é dono da empresa Centauro?

Desde sua fundação até hoje, a Centauro tem praticamente os “mesmos empresários” responsáveis pela sua gestão. Nesse caso, me refiro ao empresário Sebastião Vicente Bomfim Filho, fundador da Centauro em 1981.

No entanto, em 2021 a Centauro deixou de atuar exclusivamente com seu nome original, pois passou por um processo de transformação que resultou na criação do ecossistema conhecido como Grupo SBF.

Então, o Grupo SBF é o dono da Centauro, de onde centraliza as operações da marca, bem como de outras igualmente relevantes.

Podemos dizer que a evolução da atuação individual para o Grupo SBF, só reforçou que a Centauro tem franquia de gestão fechada.

Como resultado, a companhia se tornou uma das maiores revendedoras de marcas internacionais de tênis esportivos.

Veja as principais marcas e empresas do Grupo SBF:

  • Centauro e toda a sua história de sucesso no mercado nacional.
  • NWB (rede de canais digitais esportivos do país).
  • OneFan (sportech que potencializa a relação com torcedores e fãs).
  • X3M (especializada na organização de corridas e eventos esportivos).
  • FitDance (maior plataforma de dança do Brasil).

Quantas lojas Centauro tem no Brasil hoje?

Quantas lojas Centauro tem no Brasil

Atualmente, a Centauro é a maior rede de artigos e produtos esportivos da América Latina. Ao todo, sua rede é composta por mais de 190 lojas espalhadas por todo o Brasil, dentre elas, estão as lojas sob o conceito G5.

Contudo, o mais impressionante é que a Centauro, ou melhor, o Grupo SBF, conseguiu centralizar sua operação através das lojas Centauros. Veja, o grupo é dono ou representa diferentes marcas de produtos esportivos

Por conseguinte, ao invés de estruturar um modelo comercial exclusivo para cada marca, eles trouxeram tudo para um ecossistema compartilhado. Dessa forma, obtiveram maior assertividade operacional, bem como consumidores mais satisfeitos.

E o resultado de ações tão bem coordenadas surtiu efeito em 2020. Afinal, o Grupo SBF englobou no seu portfólio as operações de uma das marcas mais conhecidas e valiosas do mundo. Me refiro à Nike Brasil, que hoje “pertence” ao Grupo SBF.

É verdade que a Nike Brasil pertence à Centauro?

Sim, atualmente a Nike Brasil tem como representação oficial o Grupo SBF. Através da empresa de nome Fisia, a Centauro se tornou a distribuidora oficial e exclusiva de produtos Nike. Falamos de produtos de vestuário, acessórios, equipamentos e calçados.

Além do mais, a operação eletrônica e venda direta do site Nike, são de responsabilidade do Grupo SBF, acredita nisso? Sem contar que o grupo pode, a qualquer momento, abrir novas unidades de lojas físicas Nike.

Então quer dizer que a Nike é franquia aqui no Brasil? Não, infelizmente o grupo também não opera através de franqueamento, embora seja possível revender os produtos Nike em sua loja multimarcas.

Afinal, tem como empreender com a Centauro?

tem como empreender com a Centauro

De certa forma sim, você pode se cadastrar para fazer parte do Marketplace da Centauro. Desse modo, você aproveita vantagens exclusivas, como:

  • Exposição de produtos a todo mercado esportivo.
  • Aproveitar a credibilidade da marca Centauro.
  • Aumentar suas vendas devido à maior visibilidade.
  • Facilidade e velocidade no processo de ativação.
  • Equipe de SAC dedicada ao atendimento marketplace.
  • Tenha 100% de proteção contra “Chargeback”.
  • Estrutura completa para execução das estratégias de marketing.

Para fazer parte do marketplace Centauro, acesse o site de cadastro e preencha o formulário com seus dados cadastrais. Prefere conferir as informações diretamente com o Grupo SBF? Sem problemas, você encontra tudo aqui neste link!

A Centauro tem franquia gerida internamente sob gestão centralizada

Ainda na dúvida se a Centauro tem franquia? Acho que ficou mais do que claro que, lamentavelmente, você não poderá ter uma loja Centauro. Entretanto, explore as oportunidades oferecidas pela empresa, a fim de encontrar um negócio em potencial.

Gosto de pensar que 50% da chance de atingir o sucesso está na iniciativa de abandonar a zona de conforto.

E você acaba de provar que está no caminho certo, ou seja, está em busca de iniciar uma jornada empreendedora, boa sorte com isso. Compartilhe o conteúdo e até a próxima!

Lidia Massari
Graduação em Publicidade e Propaganda, com oito anos de especialização em Marketing de Conteúdo, Inbound e SEO. Sou entusiasta de tecnologia, inovação, fascinada pela robótica e filmes de ficção científica. Sou curiosa e adoro aprender coisas novas.

Deixe o primeiro comentário