Para criar o cardápio de uma cafeteria é preciso definir os produtos que irá comercializar, usar uma linguagem clara, trabalhar com cores que chamem a atenção e se inspirar em outros que já existem.
Abaixo eu vou te explicar cada um desses itens e te trazer ainda mais dicas para te ajudar nessa montagem, confira:
Confira o que dá para colocar no cardápio de uma cafeteria
A gente tem um artigo aqui no blog completo mostrando o que vender em uma cafeteria, mas aqui eu vou te lembrar de algumas coisas que são importantes e não podem faltar.
Abaixo trouxe algumas possibilidades para você criar um menu diferente e chamativo:
Bebidas quentes
Esse é o tipo de bebida que não pode faltar no menu de uma cafeteria já que é considerado o carro chefe desse segmento.
Veja abaixo sete possibilidades bem abraçadas nessa categoria:
- Chocolate quente (cremoso, com chantilly e com café);
- Chá (hibisco, maçã, ervas, gengibre e verde);
- Choconhaque;
- Vinho quente;
- Mingau (milho, tapioca, chocolate e fubá);
- Leite quente;
- Café (expresso, expresso duplo, longo, americano, com leite e cappuccino).
Bebidas geladas
Para atender aos dias mais quentes, essa é uma excelente opção que complementa de forma inteligente o seu cardápio e o melhor é que dá para fazer várias combinações usando a sua criatividade.
Abaixo vou te apresentar algumas que já existem no mercado e podem servir de inspiração para você criar os mais diversos produtos:
- Sucos (morango, laranja, frutas vermelhas, maracujá, entre outros);
- Milkshake (morango, café, chocolate e baunilha);
- Refrigerante;
- Água (de côco, com gás e sem gás);
- Cerveja ou Chopp (opcional).
Salgados
Os salgados são as comidas de cafeteria mais procuradas para o café da manhã, já que a maioria dos brasileiros adora um café e um pãozinho com manteiga.
É importante implementar pratos que sejam menos calóricos, ou mais leves, pois costumam ser mais vendidos nesse nicho.
Veja abaixo os salgados mais clássicos desse mercado:
- Pão com manteiga;
- Pão com queijo e presunto;
- Pão de queijo;
- Torta salgada;
- Coxinha;
- Pastel de forno;
- Croissant;
- Empada;
- Quibe;
- Joelho;
- Esfiha.
Doces
Para fazer um cardápio de café bem completo é super importante que ele caminhe lado a lado com o universo da confeitaria, já que as pessoas amam comer uma torta doce em um fim de tarde tomando um cafézinho.
Sabendo disso, vou te apresentar alguns doces para você começar o seu negócio com o pé direito:
- Tortas doces;
- Pudim;
- Sonhos;
- Cookies;
- Brownies;
- Cupcake;
- Docinhos (brigadeiro, beijinho, casadinho, moranguinho, entre outros).
Ofereça opções saudável/fitness
A cada dia que passa todo tipo de empresário precisa ter os olhos bem abertos para esse público em potencial que costuma ser esquecido. Fazer isso eleva o patamar do negócio e faz você dar um salto em relação a sua concorrência.
Abaixo trouxe alguns itens para você abraçar essa parcela de pessoas da sua região. Veja:
- Salada de frutas;
- Suco detox;
- Saladas de folhas;
- Tapioca recheada;
- Doces feitos com farinha de aveia.
Disponibilize itens considerados gourmet
Outra possibilidade para o seu estabelecimento é a disponibilização de componentes gourmet que elevam a experiência gastronômica de todos os seus clientes.
Com uma boa estratégia e implementações inteligentes dá para aumentar o lucro de uma cafeteria com acompanhamentos simples, ou pequenos adicionais em preparos já existentes.
Observe:
- Donuts (com a mesma massa de sonho traz uma proposta mais gourmetizada);
- Macarons;
- Waffle;
- Café latte;
- Frappuccino;
- Mocha;
- Milkshake de café, de Ninho ou de Nutella;
- Adicionar recheios mais requintados nos salgados como: Camarão, queijo brie e molho pesto.
Tenha vários tipos de café
É importante que o cardápio da sua cafeteria tenha várias opções de cafés para os seus clientes, já que existem muitas pessoas querendo conhecer mais sobre esse universo e muitos frequentadores que são apreciadores de longas datas e vão querer escolher o que mais agrada o seu paladar.
Por isso, trago seis opções de grão que você investir inicialmente:
- Acaiá: Acidez média e um gosto mais achocolatado;
- Arábica: Tem mais açúcar e menos cafeína na sua composição;
- Bourbon: Lembram muito o caramelo;
- Catuaí: Acidez moderada e doçura natural;
- Kona: Sabor aveludado de fruta.
Entenda os aspectos importantes da construção literal do cardápio
Na hora de estruturar o seu cardápio é preciso fazer algumas escolhas que irão definir de cara a satisfação e atração do seu cliente:
Use uma linguagem clara e explicativa
Muitos estabelecimentos utilizam nomes de pratos derivados de outra língua, ou criam um nome diferente para um prato novo. Por isso, é super importante que abaixo de cada produto venha descrita toda a composição dele de forma clara e objetiva.
Isso faz com o cliente não fique chamando o garçom o tempo inteiro e sinta que tem mais autonomia para decidir sozinho o que prefere provar.
Defina uma paleta de cores
Geralmente a paleta de cores do cardápio é preto e branco, mas você pode mudar isso. O padrão que vem sendo seguido e é bem aceito, tem sempre o fundo com cores mais escuras e as letras mais claras, parecendo que foram escritas de giz, sabe?
Dá para fazer desenhos dos pratos com a mesma cor da letra ou até usar fotos com uma boa iluminação e foco de cada produto. Lembre-se de sempre se atentar às tonalidades do cardápio, para não fugir muito da proposta.
Destaque o nome e a logomarca do seu negócio
A melhor forma de escolher um nome é optando por algo bem simples e fácil de ser lembrado que carregue a identidade do seu negócio. Já a logomarca pode ser um cafézinho ou algo desse mesmo universo. Simplicidade é sinônimo de praticidade, então, opte sempre por esse caminho.
O importante mesmo é fazer com que esses dois itens estejam presentes em várias partes do seu estabelecimento e bem no topo do seu cardápio, de preferência com as redes sociais para a galera já começar a seguir.
Tenha um cardápio online
O mundo virtual está cada vez mais presente na vida de todos e disponibilizar um cardápio virtual de café em mídias sociais e fazer campanhas de marketing, pode acabar atraindo clientes de muitos lugares.
Uma boa estratégia é ter um QR Code em cima de cada mesa do seu estabelecimento que redirecione as pessoas para um cardápio online que possibilita um pedido remoto.
Isso otimiza demais o tempo, permite que o garçom não interrompa momentos de confraternização ou conversas de negócios frequentemente e deixa as pessoas conectadas com o universo digital.
Se inspire em cardápios existentes
Você pode criar um cardápio para cafeteria baseado em grandes estabelecimentos do mesmo nicho e em exemplos da internet mesmo.
Isso vai te direcionar em relação a organização e formatação dos componentes do seu menu.
Exemplo de cardápio de cafeteria para te inspirar!
Uma boa forma de começar a estruturar o seu negócio é ter, pelo menos, três grupos de produtos distintos.
Veja um exemplo abaixo:
- Bebidas quentes: O máximo de variações de café, de grãos e de preparos, além de outras opções como chá e chocolate quente;
- Bebidas geladas: Aqui você pode ter os sucos e milk shakes. Lembrando que é interessante que o café participe como ingrediente de alguma composição;
- Sobremesas: Alguns locais só disponibilizam tortas doces e sonhos mesmo. Você pode começar produzindo esses itens e ir agregando outras opções de acordo com a aceitação na sua região.
Preparei um exemplo de cardápio para te inspirar a criar agora o seu:
Monte sua cafeteria agora mesmo
Agora que já sabe como fazer o cardápio de uma cafeteria, basta começar uma análise de mercado para ver o que tem funcionado por aí e, a partir disso, decidir o que se encaixa melhor na sua proposta principal.
Espero que o artigo tenha te ajudado e que você aqueça o encontro de muitas pessoas.
Obrigada pela companhia e desejo muito sucesso na abertura da sua cafeteria nova!
1 comentário
Edson cordeiro
Ótimo conteúdo muito produtivo.