Quer descobrir o que é verdade e invenção quando o assunto é se Atlas e Dako são a mesma empresa? Ter esse conhecimento é crucial no momento da compra.
Ambas as marcas podem não ser as maiores ou as principais referências em eletrodomésticos no mercado brasileiro. Porém, é inegável que elas têm tradição, história e presença garantida na casa de muitos brasileiros, concorda?
Então, acompanhe um conteúdo leve e repleto de informações exclusivas. Aposto que você se surpreenderá quando conhecer o panorama atual!
Atlas e Dako são a mesma empresa? Elas pertencem ao mesmo dono?
Atualmente, Atlas e Dako são do mesmo dono, no caso, da Atlas Eletrodomésticos, mas elas não são a mesma empresa. Isso porque cada companhia tem um portfólio exclusivo de soluções e produtos focados em necessidades distintas.
Dessa maneira, a pergunta mais certa seria: “A Atlas Eletrodomésticos realmente comprou a Dako?”. Aí sim a conversa começa a fazer sentido, visto que falamos de duas concorrentes diretas no varejo brasileiro.
A Atlas é conhecida por ter alguns dos fogões mais vendidos no Brasil, pois conseguiu aliar qualidade e preço baixo. Inclusive, o grupo está sempre buscando inovação num dos segmentos mais concorridos, que é o dos fogões.
Não à toa, em 2022 a Atlas Eletrodomésticos anunciou novas soluções focadas num público mais exigente. Para isso, a empresa utilizou o palco da última Eletrolar Show 2022, onde apresentou lançamentos, como:
- Forno elétrico de embutir
- Depurador de ar
- Cooktop a gás
- Soluções e sistemas completos de cocção
Nesse contexto, a aquisição da Dako veio em excelente momento na bem-sucedida trajetória da Atlas Eletrodomésticos.
Quando a Atlas comprou a Dako? Houve entrave judicial?
A aquisição da Dako pela Atlas foi concretizada no final de 2017, mas nenhum valor referente à compra foi divulgado. Desse modo, a negociação veio pouco tempo depois que a Dako começou a “pular de empresa para empresa”.
Veja bem, a Dako foi fundada em 1935 em São Paulo. Com isso, são 88 anos de uma história que não deveria chegar ao ponto de ser vendida. Porém, o comércio tem dessas coisas mesmo e a Atlas “aproveitou” a ocasião para se fortalecer.
E por que eu mencionei o termo entrave judicial? Bem, quando uma empresa compra outra marca que atua diretamente no mesmo segmento, o Cade é acionado. O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) cumpre um papel fundamental.
Nesse caso, a autarquia é responsável por garantir um cenário concorrencial justo e sem favorecimento a partir de novas aquisições. Um bom exemplo envolve a Britânia e a Mondial, onde uma aquisição poderia desequilibrar a balança comercial.
Portanto, quando falamos sobre Atlas e Dako serem a mesma empresa, o Cade não encontrou nenhum ponto desfavorável. Por conseguinte, a compra aconteceu rapidamente e sem tanto ruído no mercado, justamente isso que instiga as dúvidas.
O que aconteceu com a marca Dako? Entenda o contexto até a sua venda
A Dako prosperou por muitas décadas no varejo brasileiro como uma marca referência em qualidade. Tanto é, que no final da década de 90 e começo dos anos 2000, o grupo faturava alto. Então, o que pode ter acontecido?
Em 1996, a Dako fundiu suas operações com a gigante General Electric (GE), criando assim uma frente de atuação agressiva. A família Penteado, responsável pela fundação da empresa, continuou à frente do negócio, mesmo após a fusão.
Por conseguinte, 8 anos mais tarde, o grupo mexicano Mabe comprou a Dako e prosseguiu no controle da marca GE. Caso você não saiba, o Grupo Mabe tem forte presença no mercado mexicano de eletrodomésticos, mas no Brasil foi diferente.
Quando a Mabe comprou a Dako e consolidou a liderança da GE, o grupo apresentava um faturamento bilionário. Não à toa, a Dako tinha presença garantida no coração e no lar de incontáveis consumidores.
Entretanto, uma sucessão de problemas nos anos seguintes tornou a vida do grupo muito complicada no Brasil, problemas como:
- Crise econômica mundial que afetou diferentes segmentos.
- Níveis de endividamento desproporcionais.
- Precariedade em suas linhas de produção, afetando todas as marcas.
- Controle de despesas ineficiente (ou melhor, descontrole das despesas).
Em decorrência disso tudo, o grupo dono da Dako começou a baratear sua produção de maneira bagunçada. Não deu outra, a qualidade minou recursos, reputação e confiança construídas ao longo de décadas.
Foi então que em 2016, o Grupo Mabe decreta falência no Brasil e a Dako é comprada pelo Grupo Electrolux. Porém, o valor pago foi de “apenas” R$70 milhões, valor irrisório para uma marca com 80 anos de tradição, concorda?
No ano seguinte, foi a vez da Atlas apostar na renovação da Dako, e isso rende frutos até hoje.
Qual a linha atual de produtos da Atlas? Quais as adições da aquisição da Dako?
Não sei você, mas eu admiro empresas que nascem com o propósito de se especializarem numa única necessidade das pessoas. Hoje em dia você encontra empresas que produzem tudo de tudo, né? Porém, a qualidade nem sempre é garantida.
Empresas como a Atlas e, agora, a Dako, são exemplos de que é possível equilibrar produtos robustos a preços acessíveis. E o mais impressionante, são empresas focadas em produtos para necessidades diárias, veja o portfólio de cada uma:
Portfólio de produtos Atlas Eletrodomésticos
- Fogão 5 bocas mesa de inox e mesa de vidro
- Fogão 4 bocas para necessidades menores
- Equipamento de embutir voltado às tendências atuais
- Cooktop de 2, 4 e 5 bocas
- Depuradores
- Forno de embutir
- Peças e acessórios para fogão (reposição)
- Mais de 10 linhas diferentes de produtos únicos
Portfólio de produtos Dako Eletrodomésticos
Por ser uma empresa do Grupo Atlas Eletrodomésticos, a Dako hoje tem uma linha muito parecida com a Atlas. Dessa maneira, me refiro aos fogões de 4 e 5 bocas, e cooktop.
Contudo, algumas diferenças podem atrair consumidores únicos, como a coifa de inox e vidro, e o forno de bancada elétrica. No mais, é uma marca com a qualidade já consolidada pela Atlas, que atua no mercado brasileiro há 73 anos!
Atlas e Dako são a mesma empresa com atuações distintas no varejo brasileiro
Saber que a Atlas e Dako são a mesma empresa por serem do mesmo grupo, pode não mudar muita coisa. Mas a verdade é que distinguir isso no mercado é uma vantagem especial para quem procura produtos de alta qualidade.
Afinal, por mais que as empresas estejam basicamente sob a mesma administração, ainda existem aspectos exclusivos a cada uma. Agora é escolher seus produtos a dedo e ter eletrodomésticos funcionais e eficientes, boas compras.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, conhece alguém que sempre confunde as empresas? Compartilhe o conteúdo nas redes sociais e até a próxima!