Nos corredores da loja de eletrodomésticos você decide comprar qualquer equipamento, afinal, Britânia e Mondial são a mesma empresa. Será que é verdade?
Eu não consigo pensar em outras empresas que geram mais dúvidas e mitos do que a Britânia e a Mondial. Talvez porque elas estão presentes em todos os lugares, ou por causa da similaridade na oferta dos produtos. Chega a dar um nó na cabeça, né?
O que você acha de desatar esse nó de uma vez por todas? Venha descobrir a verdade e tenha segurança na hora de comprar seus eletrodomésticos preferidos!
Afinal de contas, Britânia e Mondial são a mesma empresa? O que está por trás das empresas?
Não, a Britânia e a Mondial não são a mesma empresa, embora elas atuem no mesmo segmento de mercado. Para dizer a verdade, Britânia e Mondial são concorrentes diretos, pois têm um portfólio parecidíssimo e o mesmo público-alvo.
Claro que existem grandes diferenças entre essas duas marcas reconhecidas em todo canto do Brasil. Porém, elas pertencem a grupos e empreendedores de sucesso distintos. Eu já não me surpreendo mais com esse tipo de dúvida, de verdade.
Primeiro porque é fácil confundir-se com essas coisas, visto que o mercado nunca é o mesmo no dia seguinte. E outra, se as pessoas confundem até se a Ambev comprou a Heineken, imagina quanto às marcas de eletrodomésticos, concorda?
Além do mais, eu até sei o porquê de você chegar aqui com essa dúvida, talvez pelos fatores abaixo:
- Ambas as empresas brasileiras atuam no segmento dos eletrodomésticos.
- O leque de produtos é amplo, similar e abrange praticamente toda necessidade moderna.
- Outro fator é a incontestável presença de mercado, onde tem uma, pode apostar que a outra está presente.
- Seus produtos são considerados de qualidade, quase sem distinção de uma para a outra.
- A falta de familiarização com a atuação individual também favorece o surgimento de dúvidas.
Então, não se sinta mal por não saber que Britânia e Mondial não são a mesma empresa, tudo bem? Agora, se você quer montar uma loja de eletrodomésticos, aí sim eu posso afirmar: é crucial saber a verdade.
Afinal, você deve traçar estratégias individuais para atingir o público-alvo pertencente a cada marca, concorda? Conheça a seguir um pouco mais sobre a história de cada uma!
Veja a história das empresas de forma resumida e assertiva para não confundir mais
Em se tratando de história, a Britânia ganha disparado da concorrência, pois foi fundada em 1956. No começo tudo se resumia a produzir fogões e móveis em metal, mas no decorrer dos anos seguintes, se especializou nos eletrodomésticos.
Todas essas informações são bastante conhecidas. Porém, algo que quase ninguém sabe, é que a Britânia arrendou a marca Phillips, você sabia disso? O arrendamento teve uma duração de 10 anos e começou ainda em 2007.
O maior centro de distribuição da empresa fica em Joinville, Santa Catarina. No entanto, para atender uma crescente demanda, a empresa possui unidades fabris em Camaçari, na Bahia, e Manaus, no Amazonas.
Portanto, a Britânia segue rumo aos 70 anos de existência, onde conseguiu fincar suas diretrizes, estratégias e atuação arrojada.
A Mondial, por sua vez, é uma empresa com muita presença de mercado e, novamente, concorrente direto da Britânia. Sua fundação é bem mais recente e aconteceu em 2000, por Giovanni Martins Cardoso.
Atualmente, a sua maior planta fabril está localizada na cidade de Conceição do Jacuípe, na Bahia.
Ao longo dos últimos 23 anos, a Mondial realizou pesquisas de mercado para identificar necessidades e produzir produtos “sob medida”. Alguns consideram isso o grande diferencial da empresa.
Comparação Britânia e Mondial: conheça o portfólio das empresas e seus diferenciais
Ainda que as empresas disputam cada centímetro das prateleiras de empresas como a Havan, cada uma possui produtos distintos. Os chamados portfólios, são a representação de tudo que elas oferecem no mercado, e olha, tem muita coisa, hein?
Diante disso, caso você tenha escolhido o nome para sua loja de eletrodoméstico, vale a pena conferir a lista abaixo.
Portfólio Britânia e seus diferenciais competitivos
A Britânia é conhecida por ter uma forte presença digital, com milhares de seguidores nas redes sociais. E um dos grandes diferenciais, além dos produtos de qualidade, é ter uma estratégia de marketing considerada agressiva.
Vai me dizer que até hoje você ainda não viu as propagandas da Britânia com a Ivete Sangalo? Estou falando de comerciais que se repetem a todo instante nos diferentes canais de televisão. Tudo isso é para dar conta de vender uma ampla oferta:
- Liquidificadores
- Batedeiras
- Cafeteiras
- Sanduicheiras
- Ferros de passar
- Aspiradores de pó
- Fritadeiras elétricas
- Espremedores
Logo, você aproveita 600 produtos que compreendem categorias como casa, climatização, cozinha, cuidados pessoais, som e imagem e acessórios. Isso sem contar os itens de refrigeração e as ferramentas, como furadeiras e serras.
Outros diferenciais que fazem parte do DNA da Britânia, são a durabilidade, qualidade, preço acessível, inovação tecnológica e design moderno.
Portfólio Mondial e seus diferenciais competitivos
Quem pensa que a Mondial fica para trás, precisa reavaliar o mercado. Isso porque a pessoa está “mais por fora do que asa de xícara” [risos]. Brincadeiras à parte, a Mondial segue no encalço da Britânia e, em alguns pontos, consegue se diferenciar.
Como eu já mencionei, a Mondial investe pesado em estudo de mercado e inovação tecnológica. Dentre os seus principais produtos, eu gostaria de destacar:
- Ventiladores
- Aparelhos para cuidado pessoal, como secadores e pranchas de alisamento
- Mixer
- Churrasqueiras elétricas
- Eletrodomésticos de grande porte, como freezers, refrigeradores e máquinas de lavar
- Balanças digitais
- Termômetros
- Massageadores
Além desses, você também encontra linhas completas em micro-ondas e, acredite se quiser, peças de reposição.
Em vista disso, a relação entre Britânia e Mondial é muito próxima. Isso leva as pessoas a não saberem se Britânia e Mondial são a mesma empresa. Mas agora você já vacinou contra isso, não é verdade?
Britânia e Mondial são a mesma empresa? Agora você sabe a verdade!
Mais importante do que saber que é mentira que Britânia e Mondial são a mesma empresa, é escolher os produtos certos. Por mais parecidas que as empresas sejam, elas trabalham de maneiras exclusivas, o que reflete no resultado dos produtos.
Portanto, pesquise bem antes de comprar e, se você for abrir um negócio, veja a viabilidade para atender seu público. De nada adianta vender uma marca mais famosa que a outra, sendo que a preferência do consumidor diverge disso, né?
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, espalhe o conteúdo em suas redes sociais e surpreenda as pessoas. Até a próxima!