Você já ouviu falar no calzone, uma receita de origem italiana que se utiliza da massa da pizza? Pois é sobre essa iguaria que iremos falar hoje! Vou te mostrar como fazer calzone para vender e ganhar dinheiro.
Do jeito que as coisas estão nos últimos tempos, procurar uma alternativa para ganhar dinheiro por conta própria é a maneira mais acertada de chegar ao sucesso. É por isso que estou aqui, quero te ajudar com isso.
O Calzone pode ser um tipo de comida diferente para fazer e vender em sua cidade. Porque geralmente esse tipo de produto não é tão popular em todos os lugares do Brasil.
Mas eu sei que você pode ter algumas dificuldades na hora de fazer calzone para vender ou mesmo no processo de venda. Por isso eu vou compartilhar algumas dicas a seguir:
A origem do calzone
O calzone é um prato de origem italiana, mais conhecido nos restaurantes brasileiros como “pão-pizza” e em outras regiões da Itália como panzerotto.
A receita (que você irá aprender mais adiante como preparar) é também chamada de pizza recheada. Isso porque o calzone é feito com um disco de pizza recheado, dobrado ao meio e levado ao forno, formando uma espécie de “pastel assado” com formato de meia-lua.
O calzone é o precursor da pizza que conhecemos hoje. Conta-se que era comum o governo italiano distribuir uma espécie de pão recheado com restos de comida para alimentar os pobres.
Essas pessoas também costumavam utilizar sobras de massa de pão, que cozinhavam com pedaços de queijo e tomate.
Foi aí que nasceu o calzone, essa receita que, com o passar do tempo, foi se sofisticando até se transformar em um prato típico apreciado não só por italianos, mas por pessoas do mundo todo.
O calzone, inclusive, hoje faz parte do cardápio de muitos bares, de pizzaria e restaurantes.
Como fazer calzone para vender: A receita
Muitas pessoas confundem o calzone com a fogazza, devido ao formato meia-lua que ambos os salgados possuem. O que os diferencia, porém, são os ingredientes utilizados no momento da preparação.
Quer aprender como preparar calzone? Então acompanhe a seguir uma receita que encontramos na internet e que pode ser utilizada para a preparação de 2 calzones grandes.
Para a massa, você vai precisar dos seguintes ingredientes:
- Cerca de 300 gramas de farinha de trigo;
- 1 colher (sopa) de açúcar;
- 1 colher (sopa) de azeite;
- 7 gramas de fermento biológico seco;
- 1 colher (chá) de sal;
- 1 xícara (240 ml) de água morna;
- 1 colher (chá) de azeite para untar.
Modo de preparo
Para começar, dissolva o fermento na água morna. Em seguida, acrescente o açúcar, o azeite e o sal. Adicione 1 xícara de farinha de trigo e mexa até que a massa se torne homogênea. Vá acrescentando o restante da farinha aos poucos até deixar a massa lisa, de forma que dê para trabalhar com ela.
Feito isso, passe-a para uma superfície enfarinhada e sove por cerca de 5 minutos ou até que ela fique elástica. Depois, é só colocar a massa em uma tigela untada com 1 colher de chá de azeite, virá-la e cobrir o recipiente. Deixe descansar e crescer por uns 40 minutos ou até que a massa dobre de tamanho, e já deixe o forno preaquecido em 190ºC.
Divida a massa em duas partes iguais e abra cada uma delas em formato circular numa superfície enfarinhada. Coloque o recheio e feche o calzone, formando uma meia-lua.
Por último, aperte bem as bordas com um garfo para evitar que o recheio saia e pincele a massa com gema de ovo. Leve ao forno por meia hora e sirva o calzone quente.
Recheios para calzone
A receita do calzone pode ser preparada com os mais diversos recheios. Veja alguns tipos de recheios legais para usar:
- Variados tipos de queijo;
- Molhos;
- Cebola;
- Verduras e legumes;
- Carnes;
- Azeitona;
- Chocolate;
- Goiabada com queijo (o famoso Romeu e Julieta);
- Coco;
- Chocolate com pimenta (muito comum na Bahia);
- E muitos outros.
Eu até sugiro que você se inspire nos sabores de pizza, eles funcionam perfeitamente com o calzone.
Na verdade esse é um dos pontos que vale mencionar sobre como fazer calzone para vender. Porque também é possível servir o calzone com acompanhamentos, como sorvete.
Dicas sobre como fazer calzone para vender
Chegou o momento que você estava esperando! Agora que você sabe como preparar essa receita tão apreciada em todo o mundo, vamos te ensinar como fazer calzone para vender, uma opção de negócio que pode ser muito rentável.
Confira!
1. Planeje-se
Antes de abrir um negócio, ainda que ele seja caseiro, é necessário se planejar. Por isso, pegue papel e caneta e anote todas as informações referentes à venda de calzone.
Essa etapa é importante, por exemplo, para que você possa definir o preço do produto com base nos sabores e ingredientes que irá utilizar. Por isso você precisa entender como montar um plano de negócios.
2. Calzone congelado
Uma excelente opção para quem deseja saber como fazer calzone para vender é congelar o salgado. Isso permite que você produza em grandes quantidades e que possa vender para os clientes assim mesmo, congelado.
Assim, eles têm a opção de assar em casa e comer o calzone quentinho.
3. Aposte na variedade
O calzone, por si só, já é capaz de atrair os olhos e o paladar dos clientes. Mas você pode apostar na variedade de sabores e também de tamanhos.
Em relação aos recheios, capriche na diversidade do cardápio e prepare calzones doces e salgados. Você pode, ainda, criar recheios personalizados de acordo com o gosto dos clientes.
Vale também optar por preparar calzones em diferentes tamanhos. Muitos estabelecimentos típicos italianos costumam servir a iguaria em formato pequeno e frito, o que pode ser uma ótima opção de lanche rápido.
4. Não se esqueça de divulgar
Uma das etapas mais importantes de um negócio é, sem dúvida, a divulgação dos produtos. Por isso, não descuide e garanta que o seu calzone chegue ao conhecimento de um bom número de pessoas.
Para isso, vale se utilizar de diversas formas de divulgação. Aposte nas mais tradicionais, como cartões de visita, panfletos, boca a boca, banners, brindes etc. A própria embalagem do calzone pode ser uma maneira de atrair outros clientes.
Não se esqueça de incluir a internet nessa etapa, uma ferramenta que se tornou indispensável para qualquer negócio hoje em dia.
No meio digital, você pode contar com aliadas muito eficazes: as redes sociais. Pode ser o Facebook, o Instagram, o Twitter, enfim, o que vale é caprichar nas fotos dos produtos e interagir com os clientes.
Não deixe de incluir todos os seus contatos, bem como preços e sabores do calzone. Além disso, você pode criar um site próprio para sua empresa com o auxílio de plataformas online gratuitas disponíveis na internet.
Leia também: Franquia Mini Kalzone
Coloque a mão na massa!
Gostou das dicas sobre como fazer calzone para vender? Que tal começar agora mesmo a investir nessa atividade? Essa pode ser a oportunidade que você precisava para abrir o seu próprio negócio e largar de vez o emprego fixo, ou simplesmente para ganhar um dinheiro extra.
Aproveite!
2 comentários
Rosemary Torres
Eu amei, muito boa as dicas e serve para outros tipos de negócios. Eu tenho uma salgateria e vou incluir o calzone no meu cardápio.
M Margarida dos santos
Jéssica,são pessoas como vc que faz a diferença no mundo,pensando no próximo,estendendo a mão e compartilhando conhecimento pra levar -lo mais além juntamente com vc. Parabens. Agora sou fã.abracos