Já pensou em como montar uma fábrica de refrigerantes? Se você está com essa ideia de negócio eu tenho certeza que esse artigo vai te ajudar! Eu vou te explicar alguns dos pontos principais para conseguir montar o negócio e ganhar dinheiro.
Não adianta, se você quer ter sucesso em alguma área do mercado é preciso buscar conhecimento e o máximo de informações. Não dá pra entrar em uma “batalha” sem ter ideia de qual é o próximo passo a se dar.
É por isso que eu preparei esse artigo para você! Quero te dar uma visão geral sobre o negócio, te apresentando todas as suas possibilidades, o que você precisa fazer e como, para que não tenha prejuízo.
Está preparado? A partir de agora você vai entender como montar uma fábrica de refrigerantes aí na sua região e começar a ganhar dinheiro com esse produto. Ter sucesso vai depender de muito estudo, trabalho e dedicação.
Mercado de refrigerantes no Brasil
O brasileiro adora tomar refrigerante! O consumo diário é enorme. A gente toma na rua e em casa o tempo inteiro! A movimentação anuam vinda só de refrigerantes é gigantesca e daria para movimentar até alguns estados por aí.
A questão é que a gente precisa ser realista. O mercado nacional de refrigerantes é dominado por grandes marcas. Quase todos os produtos são da Coca-Cola e os que sobram ainda são de grandes marcas também.
Entrar nesse mercado é entender que vai brigar com gigantes, mas lembrar que existem algumas brechas no mercado que você pode conquistar. Você pode focar na fabricação e venda de refrigerante artesanal e divulgar isso de forma inovadora.
Você precisa entrar no mercado sabendo da necessidade de fazer algo diferente, de buscar clientes de uma forma diferente e assim deixar a sua marca. Não dá para montar uma fábrica de refrigerantes pequenas e acreditar que vai fazer com que as pessoas deixem de tomar Coca-Cola.
O que você precisa é fazer com que as pessoas fiquem curiosas com o que você produz e coloquem isso também no seu costume. É um trabalho de formiguinha que pode dar muito certo.
Defina quem é o seu público alvo
Antes de começar a montar uma fábrica de refrigerantes existem algumas decisões que você precisa tomar. Uma das mais importantes é sobre a definição do seu público alvo. Para quem você vai vender seus refrigerantes? Para quem vai focar seu trabalho?
A partir do momento que você consegue definir isso você consegue trabalhar de uma forma que lhe dê mais resultados. Isso acontece porque você vai compreender a necessidade do seu cliente e vai conseguir chegar com a solução.
Sem falar que você vai entender o que ele quer, o que ele gosta e o que ele espera. Desse modo vai poder produzir algo que supere suas expectativas e que caia no gosto popular. Se você conseguir atingir o seu público alvo você conseguirá ter sucesso.
Essa é uma das primeiras coisas sobre como montar uma fábrica de refrigerantes que você vai precisar resolver aí! É uma decisão que pode levar tempo e depende de muito trabalho, mas que vai te ajudar com todo o negócio.
Legalize o seu negócio!
Outro ponto importantíssimo tem a ver com a parte que muitos acham chata: a abertura legal da sua empresa. Não dá para abrir uma fábrica de refrigerantes e trabalhar na ilegalidade. Um dos primeiros passos é buscar meios de registrar o seu negócio.
Meu conselho é que você contrate uma empresa ou um profissional capacitado para resolver essa parte. Primeiro porque é bem provável que você não saiba o que é preciso fazer e segundo porque isso vai te dar tempo para cuidar de outras coisas.
Às vezes a gente quer economizar e o barato acaba saindo mais caro. Com uma pessoa profissional cuidando disso você pode ficar tranquilo e não vai correr o risco de deixar alguma coisa importante passar.
Até porque se você começar um negócio na ilegalidade, você pode ter prejuízos que podem acabar de vez com a sua fábrica. Então anote aí: se profissionalizar é um dos primeiros passos sobre como montar uma fábrica de refrigerantes.
Como montar uma fábrica de refrigerantes: Localização
A localização é uma escolha que precisa levar cuidado e tempo! Você tem que estar em uma região com abastecimento regular de água e que não haja problema de energia elétrica e outros serviços básicos.
Além disso, caso você queira vender os seus refrigerantes diretamente para a população, é importante que se instale em uma região na cidade que seja de fácil acesso para as pessoas, que possam ver a sua fábrica de longe.
Se a região tiver maior fluxo de pessoas então, será bem melhor.
Estrutura de uma fábrica de refrigerantes
O espaço mínimo que você precisa ter para abrir uma fábrica de refrigerantes é de 500 m². Você terá que separar o local entre área de produção, depósito, loja, sanitários, copa, recepção e área administrativa.
É bom dizer também que na parte da produção também será necessário fazer algumas separações por setor. Existe um setor onde a fabricação do refrigerante acontecerá em si (xaroparia) que precisa ser diferenciada – não por paredes, mas tendo seu espaço assegurado.
Assim como qualquer outra fábrica que produz bebida ou alimento, é importante ter muito cuidado com os aspectos de higiene do local e trabalhar garantindo que nada saia do lugar.
É bem provável que você precise seguir algumas exigências e regulamentações da Vigilância Sanitária. Por isso mantenha isso sempre em dias para não ter nenhuma surpresa com fiscalização.
Equipamentos
Existem alguns equipamentos específicos para a fabricação de refrigerante que você vai precisar comprar. A quantidade deles e a potência vai depender muito do tamanho que você quer dar ao seu negócio e também a produtividade que quer ter.
Eu listei para você os principais equipamentos de uma fábrica de refrigerantes. Dê uma olhada:
- Enchedora;
- Lavadora;
- Bombas de transporte;
- Agitadores;
- Desencaixotador;
- Encaixotador;
- Trocadores de calor de placas;
- Filtros;
- Tanques fervedores.
Contrate quem gosta de trabalhar
Nesse segmento não é preciso escolher profissionais que tenham o máximo de conhecimento na área. O processo de fabricação não é difícil e mais importante do que experiência é a vontade do individuo de trabalhar e crescer pessoal e financeiramente.
Faça uma boa seleção de trabalhadores e opte por aqueles que possuam o mesmo perfil de empresa que você precisa. Que tenham vontade de dar o melhor, que queiram crescer e que não sejam acomodados.
Leia também: Fornecedores de refrigerante para revenda
Invista em divulgação
Outro ponto que eu acho fundamental sobre como montar uma fábrica de refrigerantes é a divulgação do seu negócio. Como estamos falando de um produto que já existe no mercado por meio de marcas consolidadas, você precisa divulga-lo de todos os jeitos possíveis para chamar a atenção das pessoas.
Existem várias formas eficientes de você fazer isso, mas a que tem maior potencial é a internet – sem dúvida alguma! Eu até aconselho que você contrate uma equipe especializada nessa área para que te dê o maior suporte e serviço possível.
Também é válido que você trabalhe com outdoor, panfletos e outros meios de divulgação mais tradicionais que podem funcionar bem com o seu produto.
O importante é mostrar a cara de uma forma inovadora, criativa, que gere curiosidade e interesse das pessoas.
2 comentários
jorge vieira da silva
esqueceu do gaz para o refrigerante, uma parte muito importante , onde consigo nao sei
Mateus
Compressor de ar