Como montar uma empresa de outdoor

Publicado por Jéssica Trabuco em 12 de abril de 2021

Para montar uma empresa de outdoor é necessário encontrar bons locais para instalação e ter a licença da prefeitura para funcionamento. Além disso você deve ter a estrutura para produção das artes ou terceirizar o serviço.

O investimento fica a partir dos R$ 90 mil Reais. Mas é possível começar com menos, desde que você invista em poucos outdoors na cidade.

Eles são utilizados para atingir um público grande todos os dias, já que tem uma estrutura grande (9mX3m) e normalmente fica localizado em regiões onde o fluxo de pessoas é enorme. As pessoas pagam boas quantias para terem suas marcas e negócios estampados dessa forma e você pode aproveitar essa chance para ganhar dinheiro.

Para aproveitar, no entanto, é preciso você conhecer quais são os passos sobre como montar uma empresa de outdoor. Nós fomos atrás e trouxemos tudo que você precisa para dar seus primeiros passos na área. Boa sorte!

1. Entenda como funciona o mercado de outdoor


como montar uma empresa de outdoor

É preciso entender que o mercado de outdoor tem pontos positivos e negativos. Você precisa considerar a situação na sua região para ver se é viável investir nesse nicho de mercado ou não. Por exemplo, se formos falar dos pontos positivos com certeza você ficará animado.

O primeiro ponto é que apesar dos meios digitais, o marketing por meio do outdoor é um dos que mais crescem no país. São movimentados quase R$ 200 milhões de Reais por ano só com outdoors por aí. Só que é importante que antes de instalar uma empresa de outdoor você tenha consciência sobre a concorrência na sua região.

Não que ter concorrentes seja um motivo para não investir no negócio, mas conhecendo seus concorrentes você terá conhecimento sobre como trabalhar da maneira correta.

Sobre os pontos negativos do mercado a gente pode dar ênfase em dois: a internet e a limpeza urbana.

Com o alcance e a força que a internet tem demonstrado no meio do marketing, muitas pessoas não tem acreditado na eficácia de mídias tradicionais. Para combater isso você vai precisar pesquisar sobre o assunto e apresentar aos seus clientes os pontos positivos de atuar também com outdoor.

O segundo ponto negativo é que algumas cidades e estados possuem legislações rígidas sobre a poluição visual, que limitam a utilização desse tipo de divulgação.

2. Local para montar uma empresa de outdoor


Você não precisa se preocupar muito com a localização de uma empresa de outdoor. Até porque o importante mesmo é a localização onde os seus equipamentos estão na cidade e não a sua sede.

Os clientes vão pagar mais pelas regiões privilegiadas que o outdoor estiver e muitas vezes eles nem vão encontrar você na sua central – é você que vai até eles. Por isso tenha as preocupações comuns de qualquer outro tipo de empresa.

Por exemplo: é preciso que o local seja de fácil acesso para parceiros e funcionários. Também é válido procurar por uma região que tenha saídas para todas as áreas onde você tem equipamentos instalados.

Você também precisa de uma região que tenha infra estrutura básica e que seja segura. Não se esqueça de verificar os meios de transporte público, para os seus funcionários não terem dificuldade no ir e vir.

3. Solicite a legalização na prefeitura


Em toda cidade existe um órgão responsável para cuidar dos locais disponíveis para instalação de outdoor. Por isso uma das primeiras coisas que você vai precisar fazer sobre como montar uma empresa de outdoor é ir buscar informações na Prefeitura.

É ela que vai te dar toda a base de conhecimento necessário sobre o que você pode ou não pode fazer, onde pode ou não pode instalar os outdoors e toda a legislação que você vai precisar se adequar.

Na maioria dos casos é necessário pagar uma série de taxas mensais, que só serão apresentadas por meio do órgão responsável.

Esse é um passo que não pode ser pulado. Não dá para montar uma empresa de outdoor para trabalhar de maneira informal ou fora da lei. Você além de pagar multas enormes pode ser notificado judicialmente.

4. Local para instalar os outdoors


A localização nesse sentido que é realmente muito importante sobre como montar uma empresa de outdoor. Quanto melhor localizado o outdoor melhor será a sua chance de faturamento. É importante entender que o outdoor pode tanto ser instalado em áreas públicas, quanto privadas, mas para isso você realmente vai precisar passar pela Prefeitura e conseguir suas licenças e autorizações.

Para escolher a localização do outdoor você vai precisar fazer um estudo com relação ao fluxo de pessoas e carros que passam pela região todos os dias.

Se na sua cidade tiver outras empresas nesse mesmo ramo, os locais mais expostos com certeza já devem ter donos. Mas se você tiver um olhar empreendedor pode acabar reconhecendo oportunidades que outros deixaram passar.

A aquisição do local para instalação de outdoor será diferente em locais públicos e privados. Veja abaixo mais ou menos como funciona:

  • Local público: Para conseguir uma área pública para a instalação do outdoor normalmente é feita uma concorrência pública entre várias empresas. Se você está de olho em uma área pública é a Prefeitura que vai informar quando essa concorrência vai rolar.
  • Local privado: Para essa situação você deve produzir um contrato de locação do espaço com a autorização do proprietário e pagamento de taxas para prefeitura, além do aluguel para o proprietário.

5. Estrutura necessária


Uma das coisas que você precisa entender sobre como montar uma empresa de outdoor é que a estrutura da sua sede pode ser a mais simples possível, mas o mais importante é ter uma estrutura de outdoor perfeita. É nisso que você precisa investir!

Para começar o negócio você pode terceirizar o serviço de impressão e aí só vai precisar montar um escritório para cuidar da parte administrativa e financeira. Se for fazer a impressão no local você vai precisar de espaço maior para a construção também de uma gráfica com equipamentos específicos (falaremos deles em breve).

Vamos nos atentar, no entanto, ao que é mais importante: as especificações dos materiais para construção da estrutura do outdoor.

Apesar de poder sofrer alterações, basicamente todo outdoor é formado de: armações de madeira de 2,5 cm por 5 cm de espessura, chapas galvanizadas 26, sarrafos de 10 cm por 2,5 cm e de 3 cm por 12 cm, caibros de 6 cm por 8 cm e vigas de madeira de 6 cm por 12 cm.

A forma de colocação das tabuletas podem ocorrer de duas formas:

  • Com escoras inclinadas feitas de vigas que são colocadas por trás da tabuleta;
  • Por meio de caixa com espaçamento de 80 cm de uma para outra ou até mesmo sem escora e com vigas triplas.

6. Máquinas para trabalhar


Se você resolver fazer o serviço de impressão também na sua empresa de outdoor você vai precisar construir uma gráfica no seu espaço e para isso vai precisar de mais pessoal trabalhando para você e de máquinas específicas.

Veja o que precisa para montar uma empresa de outdoors:

  • Impressoras profissionais de grande porte para a impressão das folhas;
  • Computadores de boa capacidade;
  • Softwares de edição de imagem e produção de arte gráfica;
  • Impressora de escritório;
  • Scanner;
  • Telefone;
  • Mesas e cadeiras;
  • Armários;
  • Escada e equipamentos para a instalação das folhas;
  • Um carro utilitário.

7. Investimento para montar uma empresa de outdoor


O valor que você vai investir no seu negócio vai variar de acordo com a quantidade de outdoors que você quer instalar e com os serviços que você quer oferecer.

Pegando como base o Sebrae, sabemos que o investimento para montar uma empresa de outdoors de pequeno porte com cerca de 10 equipamentos instalados é de R$ 91 mil Reais.

Isso já inclusa a estrutura do escritório e dos equipamentos. Claro que você não vai precisar investir só financeiramente. Será preciso investir tempo e dedicação para que o negócio tenha bons resultados e você se torne bem sucedido.

Agora que você já sabe como abrir uma empresa de outdoor, não perca mais tempo. Comece a investir no seu próprio negócio e dar o seu melhor nele.

------ Escolha um dos negócios ------
Jéssica Trabuco
Sou baiana de Salvador, formada em Jornalismo e fundadora do Negócio de Cozinha. Trabalhei com vendas por mais de cinco anos e estudar e falar de negócios faz parte do meu dia a dia! Sou apaixonada em ajudar o outro a mudar o seu mundo e faço o que estiver ao meu alcance para conseguir!

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