O inverno brasileiro é tão breve que todos aproveitam o friozinho para se empanturrar de caldos e sopas. Nesse momento, quem tem visão de negócio procura saber quais os caldos mais vendidos no Brasil durante o inverno, pois a demanda cresce.
As receitas de caldos para o inverno são muito versáteis e você pode usar praticamente todo ingrediente, como legumes e verduras, e carnes para complementar a consistência do caldo. Conheça os 7 caldos que mais vendem e lucre bem esse ano!
Ganhe muito dinheiro com os 7 caldos mais vendidos no Brasil durante o inverno
Você também acredita que aprender a fazer caldos para vender é uma exclusividade de padarias, restaurantes e lanchonetes? Pois saiba que muita gente está ganhando dinheiro com a venda de caldos de dentro de casa.
Isso mesmo, a pessoa monta um pequeno delivery ou um espaço bacana para servir os mais deliciosos cremes e caldos. É isso que compartilharei com você, ou seja, uma alternativa interessante para você aproveitar o inverno e ter uma renda extra.
1. Caldo de feijão cremoso é a receita mais vendida no inverno
Você pode ter 20 caldos diferentes no cardápio, mas o caldinho de feijão será sempre o mais vendido. O sabor único do feijão, a combinação de bacon e calabresa e aquele toque de cheiro-verde para dar um tchã, nada se compara.
Nessa sugestão, eu recomendo o feijão rajado, que embora seja mais caro, o sabor final é surpreendente. Outro ponto relevante é caprichar nos temperos e especiarias, mas dosar o sal, olha uma receita deliciosa:
- 3 xícaras (chá) de feijão rajado cozido com 2 folhas de louro
- 1 xícara (chá) de bacon picadinho
- 1 xícara (chá) de calabresa picada
- Cheiro-verde picado a gosto (apenas no final do preparo)
- Pimenta calabresa, páprica picante e colorau a gosto
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- Azeite de qualidade para refogar os ingredientes
2. Caldo de mandioquinha com frango e bacon
O segredo do sucesso na venda de caldos é levar sabores inéditos ao cliente, certo? Só que para ter opções diferenciadas, é preciso primeiramente caprichar nos caldos tradicionais brasileiros. E o caldo de mandioquinha com frango é sensacional.
Você pode fazer a versão clássica, com mandioquinha bem sedosa e frango desfiado fino, mas também seguir um caminho diferente. Certa vez eu experimentei um caldo de mandioquinha que levava farofa crocante de farinha Panko.
Desse modo, você prepara o caldo tradicional, mas na finalização, espalha a farofa crocante e os pedacinhos de bacon frito. Ah, um ingrediente superbacana é a couve refogada, é irresistível.
3. Caldo de mandioca com costela desfiada
Gosto de pensar que todos os caldos quentes para inverno atendem as mais diferentes preferências, logo, vendem bem. Só que eu observo que cada tipo de caldo tem mais saída de acordo com a intensidade do frio.
Por exemplo, o caldo de mandioquinha é ótimo para noites de frio moderado. Já o caldo de mandioca com costela desfiada é mais robusto e perfeito para noites de inverno intenso, compreende?
É importante considerar isso na hora de divulgar as promoções e as “sugestões do dia do chef”. Para a costela, eu recomendo usar costela minga por ter mais carne e suculência. Além do mais, cozinhe a carne até chegar no ponto de desfiar.
4. Creme de abóbora com cogumelos e frango desfiado
Que tal deixar a tradição de lado para falarmos sobre os caldos para inverno gourmet? Então, você vai amar a sugestão de caldo de abóbora. Essa receitinha é feita com abóboras assadas com alecrim que rendem um creme suave e saboroso.
Caso não queira assar, basta cozinhar cubos de abóbora cabotiá em um delicioso caldo de carne com especiarias. Depois disso, você processa as abóboras até o ponto de creme.
O componente mágico é o cogumelo shimeji salteado na manteiga de ervas com alho. Para trazer uma cor especial aos cogumelos, salteie-os com molho inglês.
Para finalizar, junte os cogumelos ao caldo de abóbora, ajuste os temperos e venda muito, pois é diferente e apetitoso.
BÔNUS: outra versão é o caldo de abóbora assada com gorgonzola ou outro queijo de sua preferência. Essa receita sim fica potente no sabor e aquece até nas noites mais frias. Ah, nada impede você de adicionar frango desfiado para incrementar:
5. Receita de caldo verde para vender
Presente nas melhores festas juninas, o caldo verde é a alternativa que atende públicos completamente opostos. Isso porque você pode atingir o cliente vegetariano, com ingredientes como couve-flor, couve, batata, brócolis e outros legumes.
Agora, para vender ainda melhor, experimente colocar bacon, calabresa, frango desfiado, cubinhos de carne bovina e legumes suculentos. Quer espessar o caldo de forma natural e com máximo sabor? Então, faça o seguinte:
- Primeiro, corte cubos generosos de tomate italiano.
- Em seguida, corte cebolas brancas em 4 partes e retire a casca.
- Agora, utilize pimentão vermelho sem sementes.
- Coloque tudo em um recipiente e tempere com sal e pimenta preta.
- Besunte com azeite e misture para incorporar os sabores.
- Depois, espalhe em uma assadeira e asse em forno a 200°.
- O ponto ideal é quando ficar macio e formar crosta de assado.
- Por fim, transfira ao liquidificador e processe até formar um creme.
Agora resta incorporar essa mistura fantástica ao creme verde para criar uma explosão de sabor. Porém, é importante retirar partes que tenham queimado para não amargar.
6. Caldo de Kenga não pode ficar de fora do cardápio
O caldo de kenga é uma tradição mineira que conquista o paladar de quem prova seu sabor único. Na receita, frango desfiado, calabresa, bacon, tomate, alho, cebola roxa, pimenta dedo-de-moça, mandioca cozida, caldo caseiro e milho verde.
Tudo isso vira um caldo encorpado e que sustenta perfeitamente em noites frias. E o melhor é que dá para vendê-lo até mesmo durante o dia. Aqui na cidade tem uma padaria que sabe aproveitar os caldos mais vendidos no Brasil durante o inverno.
Para isso, eles criaram a semana do caldo, geralmente feita no alto do inverno. No último ano eles adicionaram o caldo de kenga ao cardápio e, como resultado, tiveram que encerrar os pedidos mais cedo porque os ingredientes esgotaram, você acredita?
7. Delicioso caldo de mocotó com feijão branco fácil
E para fechar a lista de caldos mais vendidos no inverno, não poderia deixar o caldo de mocotó de fora? Ainda mais esta receitinha que leva feijão branco e ingredientes de dar água na boca.
Apesar de ser menos convencional, neste preparo dá para substituir o feijão branco por fava, que tem sua colheita entre abril e junho. Ou seja, bem no meio da época de frio. Se a sua clientela for exigente, troque o mocotó por uma carne com osso.
Um bom exemplo é o ossobuco, composto por músculo e osso da canela do boi. O que você realmente quer aproveitar, além da carne, é o tutano presente no meio do osso, esse sim deixa o caldo maravilhosamente saboroso.
Abaixo você aproveita um vídeo completo com preparo, custo e precificação do caldo, confira:
Você acha que descobrir os caldos mais vendidos no Brasil durante o inverno ajudou você a ampliar a visão comercial? Algo que eu costumo falar é sobre a importância de aproveitar as dicas, mas colocar a sua essência pessoal nos preparos.
O segredo está nos detalhes, nesse caso, nos temperos e no amor que você coloca em seu negócio. Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, compartilhe e até a próxima!