6 Produtos de limpeza mais vendidos

Publicado por Lidia Massari em 22 de julho de 2024

Há alguns anos que o mercado brasileiro de itens de limpeza apresenta evolução contínua, e em 2022, consolidou crescimento de 12% e US$6,9 bilhões em vendas, isso é promissor, desde que você mapeie os produtos de limpeza mais vendidos.

Ainda que as necessidades dos clientes não mudem tanto, acompanhar a sua preferência por marcas específicas e monitorar as tendências e novidades, certamente faz toda a diferença para se destacar no mercado.

Hoje você entenderá quais são os melhores produtos de limpeza para comercializar com variedade e atratividade, confira a leitura!

Estes 6 produtos de limpeza mais vendidos podem alavancar suas vendas

produtos de limpeza mais vendidos

Ainda hoje muitos acham que vender produtos de limpeza é crime, mas desde que legalize o comércio, não há problemas. Porém, o maior desafio deste segmento não é a legislação, mas sim a concorrência, que costuma ser dura e persistente.

É por isso que compreender tudo o que cerca a comercialização de produtos de limpeza é determinante para o negócio. Logo a seguir, tenha acesso a dicas exclusivas e insights que não só podem, como devem colocar seu comércio à frente nas vendas!

1. Detergente líquido

Dentre os itens indispensáveis em uma cozinha, o detergente líquido é o principal. Responsável pela lavagem das louças e limpeza de superfícies e pias, o detergente é o melhor companheiro porque traz ampla eficiência na limpeza diária.

Como é de se esperar, o detergente lidera o ranking de produtos de limpeza mais vendidos, pois em muitos casos, garante rápida remoção da sujeira e daquela gordura que insiste em impregnar fogões e fornos.

Como vender mais e melhor seu detergente líquido

Primeiro ponto, é fundamental contar com os melhores fornecedores de produtos de limpeza. Mas se for possível, planeje iniciar uma pequena produção legalizada. A partir disso, você deverá:

  • Destacar a eficiência dos produtos na limpeza diária.
  • Trabalhar com promoções assertivas para gerar atração.
  • Criar kits que agregam valor e representam menos gastos ao cliente.
  • Distribuir periodicamente amostras grátis para firmar sua qualidade.
  • Fechar parceria com potenciais comércios, como supermercados.
  • Focar na divulgação e marketing digital, isso é crucial.

2. Água sanitária

A água sanitária é um produto multiuso e vai além da limpeza, uma vez que atua na desinfecção de bactérias e germes. Logo, o leque de clientes que você pode atender aumenta consideravelmente, aqui destaco os principais:

  • Desinfecção de ambientes residenciais.
  • Uso comercial em empresas de limpeza e empresas em geral.
  • Venda institucional para escolas, escritórios, hospitais e demais clientes que dependem de soluções de higienização.
  • Indústrias alimentícias que demandam alto padrão higiênico e, por isso, buscam produtos eficazes.

Se você quer chamar a atenção, seja em um lançamento de produto ou no item que o cliente já conhece, é oferecer desconto em compras a granel.

3. Desinfetante multiuso

Desinfetante multiuso

Se a água sanitária é um produto crucial para muitos comércios, além do cliente comum do dia a dia, os desinfetantes multiuso vão além. Com isso, a estratégia é aliar outros produtos mais específicos na desinfecção para criar combos.

Algo que vende muito hoje, são os desinfetantes que atuam como bactericida, fungicida, viricida e protozoaricida. Como resultado, você atende um leque maior de clientes, como hospitais, clínicas e até pet shops que oferecem serviços veterinários.

DICA VALIOSA: querendo ou não, para atingir o público que busca desinfetante multiuso você precisa segmentar sua comunicação. Dessa maneira, nada melhor do que elaborar ações de marketing digital carregadas com frases de impacto para produtos de limpeza!

4. Sabão em pó

Nada melhor para comprovar a relevância de um dos produtos de limpeza mais vendidos, do que levantar dados reais.

Por acaso você sabia que o mercado nacional de sabão em pó fatura anualmente mais de R$1,5 bilhão? Não? Então provavelmente você também não sabe que cada brasileiro consome mais de 3,7kg de sabão em pó por ano?

Ainda que estejamos abaixo da média da América Latina, que é de 4,26kg per capita, estamos no caminho certo. E para quem vende ou fabrica produtos de limpeza, saber disso é um motivador e tanto para desenvolver ações certeiras:

  • Ressaltar e reforçar na prática a eficácia do produto na remoção de manchas, especialmente se for de marca própria.
  • Montar boas campanhas de divulgação para explorar os canais de consumo de informação do cliente em potencial.
  • Elaborar um programa de fidelidade para o cliente recorrente, isso funciona muito bem em vendas locais.

5. Limpador desinfetante perfumado

Acredito que todos amem o cheirinho de casa limpa, né? Aquela fragrância que sobe depois que a gente passa pano no chão é maravilhosa. Nesse contexto, o limpador desinfetante com perfume entra facilmente no ranking de produtos indispensáveis.

Aposte na variedade de fragrâncias, em cores chamativas e ofereça produtos que realmente entregam um aroma agradável.

No mercado em geral hoje, encontramos opções de limpadores que não têm um aroma agradável, dá até receio de que o chão fique fedendo ao invés de cheiroso. Então, se você produzir seu limpador perfumado, se atente à autenticidade do aroma.

ESTRATÉGIA COMERCIAL: trabalhe com embalagens de tamanhos diferentes, por exemplo, 200ml, 400ml e frascos de 800ml. Assim, você pode “brincar” com a precificação, ou seja, direcionar o cliente ao item de maior valor. Deixe implícito que é mais vantajoso comprar o frasco de 800ml que tem valor agregado maior!

6. Sabão líquido para roupas

Sabão líquido para roupas

Quando comparamos a preferência pelo sabão em pó, entendemos que o sabão líquido ainda tem um longo caminho a percorrer. Apesar disso, é um produto bacana para trabalhar com margens mais altas de lucro, pois tem uma certa segmentação.

Então, é o tipo de produto que pode complementar sua oferta com inteligência, especialmente ao combinar com outros itens.

Ações criativas para engatar a venda de sabão líquido

  • Faça um calendário com datas temáticas, assim como as redes de supermercado fazem, como “Semana da Lavagem Perfeita”, onde o cliente aproveita descontos e preços baixos.
  • Invista na parceria com lavanderias, hotéis, resorts e pousadas.
  • Compartilhe o depoimento positivo de clientes que obtiveram satisfação com seu produto.

Estes produtos de limpeza mais vendidos oferecem diversidade de estoque

Naturalmente, quando se avalia o leque de produtos de limpeza mais vendidos, a lista poderia conter milhares de sugestões. Porém, criar um estoque desproporcional à demanda do seu cliente, representa empilhar mercadoria e diluir o poder de compra.

Quer dizer que com as sugestões do conteúdo de hoje, é viável elaborar um portfólio interessante que atenda às necessidades reais. Por isso, espero muito que tenha gostado das sugestões, utilize-as a favor do seu crescimento e até a próxima!

Lidia Massari
Graduação em Publicidade e Propaganda, com oito anos de especialização em Marketing de Conteúdo, Inbound e SEO. Sou entusiasta de tecnologia, inovação, fascinada pela robótica e filmes de ficção científica. Sou curiosa e adoro aprender coisas novas.

Deixe o primeiro comentário