6 Dicas para vender brigadeiro na rua e ganhar dinheiro

Publicado por Lidia Massari em 23 de junho de 2024

Toda vez que você pensa em vender brigadeiro na rua, bate aquele desânimo porque você acha que é um negócio saturado? O primeiro passo é definir se você quer apenas uma renda extra ou se pretende criar um negócio que possa escalar futuramente.

Quando você assume essa postura, você garante uma assertividade muito bacana para trabalhar tranquilamente o lado comercial, além de focar no melhor brigadeiro para encantar e conquistar os clientes.

Só continue a leitura se você realmente deseja empreender com sucesso a ponto de montar um negócio sólido e lucrativo!

Pensando em vender brigadeiro na rua? Confira 6 dicas bacanas para ganhar dinheiro

vender brigadeiro na rua

O brigadeiro ainda é um dos principais produtos dentro do mercado de doces e viabiliza diferentes modelos de negócios. Das modernas docerias à venda na rua, todo mundo pode ganhar dinheiro com brigadeiro, desde que o produto seja sensacional.

Aliar brigadeiros saborosos e diferenciados da concorrência ao conhecimento comercial estratégico, potencializa seu domínio sobre o mercado.

1. Prepare o melhor brigadeiro para se destacar na rua

É clichê falar na qualidade do brigadeiro? Sem dúvidas, mas é um assunto de extrema importância. Isso porque muita gente acredita que só porque o brigadeiro é o doce mais vendido no Brasil, a qualidade não importa tanto.

Pelo contrário, atualmente o consumidor é exigente e sabe reconhecer qualidade de longe. Dessa forma, se você oferecer aquele brigadeiro “chinfrim”, seu produto passará despercebido, ou seja, zero lucro.

Infelizmente, eu posso apenas sugerir uma das melhores receitas de brigadeiro gourmet, mas a responsabilidade de preparar perfeitamente ainda é sua. Aliás, quer saber de uma coisa? Anote dois preparos de brigadeiro para diversificar a oferta:

Brigadeiro tradicional cremoso e maravilhoso

  • 1 caixinha de leite condensado
  • 1 caixinha de creme de leite
  • 3 colheres (sopa) de chocolate em pó 50%
  • 50g de chocolate nobre picadinho
  • 1 colher (café) de glucose de milho

Brigadeiro bicho de pé é sensação de vendas

  • 1 caixinha de leite condensado
  • ½ caixinha de creme de leite
  • 80g de chocolate branco nobre picadinho
  • 3 colheres (sopa) de Nesquik
  • 1 colher (café) de glucose de milho

Posso garantir que com estas duas receitas, você terá um bom e lucrativo começo na venda de brigadeiro na rua.

2. Capriche na embalagem e monte produtos únicos

Quando você compra um produto, principalmente um doce que você anseia apreciar, qual a primeira coisa que avalia? Pessoalmente, sempre olho primeiro a embalagem, pois ela diz muito sobre a qualidade e o cuidado por trás.

Contudo, quando falamos em vender brigadeiro na rua, isso se torna indispensável. Geralmente, é normal o cliente ficar com receio de comprar doces na rua, afinal, como ter certeza da higiene e limpeza, correto?

Nesse contexto, quando você apresenta o brigadeiro numa embalagem delicada, profissional e com propósito, automaticamente capta seu desejo de compra.

Ideias de embalagens que fazem sucesso

  • Caixinhas com 4 ou 6 docinhos altamente personalizadas.
  • Pequenos copos de acrílico são uma vitrine e tanto, utilize adesivos da marca.
  • Mini potinhos transparentes dão um toque artesanal e deixam o brigadeiro ainda mais desejável.
  • Embalagens Kraft com visor transparente agregam valor e não passam despercebidas.

A embalagem encarece o produto? Sim, mas o impacto na percepção de valor do cliente é inestimável, explore bem isso!

3. Estude o melhor horário para vender brigadeiro na rua

Na hora de definir o melhor horário para vender doces na rua, as pessoas infelizmente seguem o achismo. Porém, o estudo de mercado serve justamente para ajudar você a entender o público-alvo, seus horários e preferências de consumo.

Além do mais, vender brigadeiro na rua é fantástico por isso, uma vez que brigadeiro vai bem a qualquer momento. Entretanto, é vital considerar a região, o local de venda, o fluxo de pessoas e a área comercial em si.

Por exemplo, se você pretende vender em ruas de comércio, você sabe que o horário comercial se estende até às 17 ou 18 horas, né? Então, aqui está o horário limite para você conseguir bons resultados.

Por outro lado, em regiões com universidades e faculdades, o horário comercial se inicia após as 18 horas. Desse modo, não adianta você se deslocar antes porque não encontrará a audiência necessária para obter lucro.

4. A precificação certa é o coração da lucratividade

Normalmente, o problema das pessoas não é ter vergonha de vender doces na rua, mas conseguir precificar corretamente o brigadeiro. Mexer com a parte financeira é o “calcanhar de Aquiles” da maioria dos empreendedores, mas não há razão para isso.

Eu diria que o mais importante é ter a consciência de que você precisa colocar um preço competitivo. No mais, tudo se resume a etapas simples e diretas que você pode executar enquanto prepara as receitas:

  1. Custo dos ingredientes: some o valor dos ingredientes que você utilizou para preparar uma unidade ou um lote de brigadeiros.
  2. Custo das embalagens: inclua o custo das embalagens no cálculo, seja individual ou caixinha.
  3. Despesas operacionais: trace uma base realista das despesas com energia, gás, internet, transporte, logística e mão de obra.
  4. Margem de lucro: conforme preço médio da região, determine a margem de lucro para cobrir gastos, seu trabalho e uma parte para o caixa da empresa, que é onde você reinveste na expansão.
  5. Pesquisa de concorrência: compare preços com sua concorrência direta e realize os ajustes para garantir maior competitividade.
  6. Precificação final: agora, coloque tudo na calculadora e veja o preço se formar diante dos seus olhos.

Ainda acha uma demanda complexa? Sem problemas, neste vídeo você acompanha a precificação de brigadeiro gourmet na prática:

5. Desenvoltura e postura profissional é o caminho até o coração do cliente

Se a embalagem já é importante para eliminar a informalidade do produto, a postura comercial é determinante. Cliente nenhum gosta de abordagem ríspida, antipática e puramente de venda.

Veja bem, para você que está prestes a começar a vender brigadeiro na rua, ofereça atitude amigável e abordagem profissional. Aquela máxima de “não levar os problemas pessoais para o trabalho”, deve ser sua bandeira diária.

Acredite quando eu falo que você vai vender muito mais apenas por levar um sorriso às pessoas e demonstrar interesse naquela relação que, embora breve, viabiliza um caminho que conduz à decisão de compra!

6. Precisa de licença para vender brigadeiro na rua?

Sim, atualmente você precisa de licença para vender brigadeiro na rua, ou qualquer outro doce para falar a verdade. Há alguns anos, a profissão de vendedor ambulante foi regularizada por lei e passou a requerer licenças e permissões.

Entretanto, isso fica sob responsabilidade do poder municipal, ou seja, você precisa ir até a prefeitura da cidade para entender as obrigações e conquistar a licença.

Vender brigadeiro na rua ainda é uma atividade lucrativa

Viu só que caminho mais promissor para vender brigadeiro na rua? Para quem tem desenvoltura comercial e perfil empreendedor, esse tipo de negócio é ideal e funciona como a porta de entrada para um mercado lucrativo.

Por falar nisso, a margem de lucro na venda de brigadeiro é boa o bastante para viabilizar a escalabilidade do negócio. Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, boas vendas e até a próxima!

Lidia Massari
Graduação em Publicidade e Propaganda, com oito anos de especialização em Marketing de Conteúdo, Inbound e SEO. Sou entusiasta de tecnologia, inovação, fascinada pela robótica e filmes de ficção científica. Sou curiosa e adoro aprender coisas novas.

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