Vender vinhos dá dinheiro? Veja quanto dá para ganhar com esse negócio

Publicado por Jéssica Trabuco em 2 de julho de 2024

Vender vinhos dá dinheiro sim e dependendo da forma de atuação você pode tirar uma renda extra ou faturar mais de R$30 mil por mês. A questão é: Como você pretende trabalhar? Qual público quer conquistar? Quanto você está disposto a investir de tempo e dinheiro no negócio?

O povo brasileiro ama essa bebida cerca de 36% da população total consome vinho regularmente. Desde a pandemia o consumo aumentou e se você tiver uma boa estratégia e parceria com os fornecedores certos pode ter lucros de até mais de R$20 por garrafa.

Vender vinhos dá dinheiro: 2 histórias reais de quem trabalha na área


Vender vinhos dá dinheiro

Nada melhor do que uma história real para a gente saber se um segmento é bom ou não. Aqui você vai conhecer 2 projetos diferentes que deram muito certo e mudaram a vida dos envolvidos. 

A partir disso, por conta própria você vai poder responder se a venda de vinhos é lucrativa ou não. 

Preparado?

Casal fatura R$30 mil vendendo vinho em uma bicicleta

A D’vino é uma empresa do casal Taíla Teleoken e Paulo Finn. Amantes de vinho, depois de uma viagem a Nova York ficaram com muita vontade de empreender. A ideia era criar um negócio para pessoas jovens e para mulheres. Algo alegre, que chamasse a atenção. 

Foi aí que nasceu a marca que leva rótulos de vinhos para eventos em cima de uma bicicleta. Aniversários, casamentos, congressos, feiras… O casal fez parceria com vinícolas de dentro e fora do Brasil e focaram em oferecer custo-benefício. 

Eles cobram de acordo com a quantidade de garrafas que levam no evento e cada uma sai por aproximadamente R$38. De acordo com a reportagem da Pequenas Empresas e Grandes Negócios, eles faturam cerca de R$30 mil no mês. 

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Empreendedor vende mais de mil garrafas de vinho em um ano

Leandro Oliveira trabalhava como zelador quando teve a ideia de começar a vender vinho para ganhar um dinheiro extra. Isso aconteceu bem na época da pandemia quando a maioria dos brasileiros ficou apertado… 

Ele percebeu que as pessoas gostam muito da bebida e logo foi atrás de parceiros para começar a empreender. O empreendedor que mora em São Paulo, viajou para a cidade de São Roque para encontrar produtos de qualidade para trabalhar. 

Voltou com a mala do carro cheia e começou a oferecer para amigos, familiares e conhecidos. Conseguiu vender tudo muito rápido e voltou na cidade para comprar mais e não parou. 

A Leo Vinhos além de trabalhar com vinhos tintos, suave e bordô, também comercializa licores, cachaças e sucos integrais. Os preços variam bastante, mas o vinho é a partir de R$20. Em um ano ele conseguiu vender mais de mil garrafas, o que dá uma média aproximada de 3 garrafas vendidas por dia. 

Hoje, ele anuncia também no WhatsApp, participa de feiras e vende através do site da Wine. Apesar da matéria do Terra não falar do valor que ele ganha, pela quantidade que consegue vender e pela evolução do negócio a gente percebe o potencial que tem.

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5 dicas para ganhar dinheiro vendendo vinho


Vender vinhos é lucrativo

Agora que você já sabe que vender vinhos dá dinheiro, é hora de entender o que precisa fazer para conseguir ter bons resultados trabalhando com essa bebida. 

Separei 5 dicas importantes para te ajudar: 

1. Estude sobre vinho

O primeiro passo é entender tudo sobre vinho. Para a gente conseguir trabalhar bem com um produto, é fundamental conhecer sobre o universo dele. Se especialize nessa área. Não basta só gostar de tomar, é preciso estudar sobre as diferentes uvas, formas de preparo, armazenamento e também sobre o mercado. 

Quanto mais você souber, melhores serão as suas chances nessa área. Sendo um especialista no assunto fica muito mais fácil convencer o cliente de comprar na sua mão, porque vai gerar credibilidade. 

2. Vá atrás de boas parcerias

Depois que entender mais sobre o assunto, o próximo passo é procurar parcerias, principalmente com produtores e outros fornecedores. Verifique se na sua região existem produções de vinho e vá atrás das melhores.

O foco aqui é conseguir um produto que seja de qualidade, que atenda ao seu público alvo e que tenha um custo que te permita ganhar uma margem de lucro interessante. 

3. Pense no público que quer atingir

Isso aqui é muito importante! Algumas pessoas que têm distribuidoras de bebidas, acabam investindo em vinhos mais baratos e “populares” porque vendem um pouco de tudo e o carro chefe costuma ser cerveja. 

Agora se você quer montar uma adega, um negócio mais refinado, talvez seja interessante trabalhar com vinhos mais selecionados. O mesmo funciona para quem quer vender para restaurantes e bistrôs. 

Primeiro defina quem será o seu cliente, depois disso entenda o perfil dele e tenho certeza que vai ser fácil descobrir o tipo de vinho que ele toma. 

4. Escolha a sua forma de atuação

Você pode montar uma loja e vender vinho diretamente para o cliente final, pode ter uma loja online ou até mesmo trabalhar em eventos, como o exemplo do casal que falei mais acima.

Todas essas formas são mais tradicionais e podem te dar ótimos resultados. Só que eu encontrei mais outras 3 que também são bem interessantes e que podem te destacar dos seus concorrentes. 

Veja: 

Criar um clube do vinho

A ideia aqui é vender uma assinatura para o cliente que pagará um valor mensal e receberá em casa, todos os meses, uma caixa com vinhos. Podem ser 2 ou 4, dependendo do estilo de clube que quer montar. 

Lembre-se de oferecer algo a mais, pode ser um brinde, um acessório, livros sobre o assunto, uma cartilha de harmonização…

Para trabalhar com essa opção é preciso estudar bastante para fazer boas escolhas do que mandar e surpreender os seus clientes. 

Investir em confrarias

São eventos que você vai produzir para amantes do vinho e vai cobrar um valor de ingresso para que a pessoa beba uma quantidade “x” de garrafas por noite. Normalmente esses eventos misturam gastronomia e música. 

Dá para criar eventos dos mais variados temas, fazer uma degustação só para mulheres e assim por diante. Deixe a criatividade aflorar para construir projetos chamativos.

Feiras 

É muito comum que existam feiras gastronômicas durante o ano e é fácil encontrar stands de bebidas como cerveja. De vinho, no entanto, é mais difícil. Que tal você apostar nisso?

Além de participar desses eventos, você também pode montar um stand em locais estratégicos, como condomínios, praças e parques. É uma coisa diferente, que com certeza chamaria a atenção das pessoas e te daria resultado. 

5. Foque em um bom atendimento

Por fim, mas muito importante: Ofereça um atendimento excelente para o seu cliente. Isso vai além de fazer boas divulgações em todos os locais possíveis. Estou falando de tratar o seu público da melhor maneira possível!

Seja cordial, educado, agradável e forneça informações de qualidade. Não queira vender por vender, sabe? Vá além disso! Crie um vínculo, passe confiança, multiplique o amor por vinho.

Se tiver cuidado com esse ponto específico do seu negócio, suas chances de ganhar dinheiro vendendo vinho serão enormes!

Leia também: 5 maiores produtores de vinho no Brasil

Comece!


Depois de pensar direitinho e fazer uma pesquisa de mercado, o próximo passo é agir. Não fique esperando por um momento ideal e comece o quanto antes a transformar o seu projeto em realidade. 

Espero que o meu texto tenha te ajudado e inspirado. Estou na torcida pelo seu sucesso. 

Um abraço e até a próxima!

Jéssica Trabuco
Sou baiana de Salvador, formada em Jornalismo e fundadora do Negócio de Cozinha. Trabalhei com vendas por mais de cinco anos e estudar e falar de negócios faz parte do meu dia a dia! Sou apaixonada em ajudar o outro a mudar o seu mundo e faço o que estiver ao meu alcance para conseguir!

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