Vale a pena abrir uma empresa de consultoria?

Publicado por Lidia Massari em 12 de julho de 2024

Definir prontamente se vale a pena abrir uma empresa de consultoria é complexo, pois o negócio tem um amplo campo de atuação e o potencial de ganho e retorno acompanha seu segmento.

O mercado de consultoria vive hoje o seu melhor momento em anos no Brasil, e há projeção de crescimento que supera 50% até 2025. Mas será que você tem o que é preciso para montar uma empresa de consultoria de sucesso? Veja o que ponderar!

Venha descobrir se vale a pena abrir uma empresa de consultoria

vale a pena abrir uma empresa de consultoria

Analisar a perspectiva de sucesso de uma empresa, é sempre uma etapa indispensável no amadurecimento do plano comercial. No caso do negócio de consultoria, há uma ideia de que somente certos segmentos realmente valem a pena.

E aqui eu destaco, por exemplo, a consultoria ambiental, que é uma grande tendência devido à conscientização das empresas.

Contudo, toda empresa é cliente em potencial, desde que você saiba o que uma empresa de consultoria pode oferecer para suprir demandas específicas, entende?

Portanto, se ficar falando não resolve sua dúvida, separei alguns pontos que ajudam você a concluir se vale a pena abrir uma empresa de consultoria ou se é melhor continuar à procura do negócio certo!

Grande potencial de mercado

Você sabe por que muita gente duvida que a consultoria seja um empreendimento viável? Puramente porque a maioria inicia sua atividade de qualquer jeito, isto é, sem planejamento ou maiores considerações.

Nortear a escolha do segmento de atuação, por exemplo, é o melhor filtro para você identificar o público-alvo. Justamente por isso que o potencial de mercado é um ponto que joga a favor do consultor profissional.

  • Os serviços especializados ganharam relevância pela personalização das soluções.
  • Cada dia mais empresas procuram a expertise externa de consultorias que ajudem a otimizar operações e reduzir custos.
  • A consultoria segmentada é uma tendência em nichos como sustentabilidade, transformação digital e tecnologia.
  • Fatores como digitalização empresarial impulsionam a busca por consultoria sob medida.
  • Quanto maior a diversificação dos serviços, maior o campo de atuação, destaco a análise de dados e a gestão de riscos nas empresas.

Baixo investimento para iniciar

Uma das maiores vantagens de abrir uma empresa de consultoria, é o investimento relativamente baixo. Tanto é, que você pode começar suas atividades a partir de home office, já que o contato com o cliente geralmente é virtual.

Além de economizar com infraestrutura, você tem um respaldo maior para planejar a escalabilidade do negócio. Isso porque o controle conciso do fluxo de caixa dá mais visibilidade para agregar novos recursos de maneira escalonada.

Quer dizer que se você tem alto conhecimento técnico, mas orçamento estreito, é possível seguir em frente com sua empresa.

Flexibilidade na execução do trabalho e busca por novos clientes

O que os empreendedores atuais mais procuram na hora de montar um negócio próprio, é a flexibilidade empresarial. Se tem uma coisa que o trabalho remoto mostrou, é que dá para trabalhar, ter eficiência e resultados, mas dentro do seu tempo.

Facilidades que os consultores podem aproveitar

  • Defina sua própria agenda conforme as demandas diárias dos clientes.
  • Escolha apenas projetos que acompanhem os objetivos do negócio.
  • Tenha mais qualidade de vida ao balancear o lado profissional e pessoal.
  • Amplie sua área de atuação a diferentes regiões sem se deslocar.
  • Possibilidade de acompanhar tendências e implantar ideias inovadoras.
  • Maior potencial de crescimento profissional e consolidação da empresa.
  • Carreira altamente sustentável no longo prazo.

Além de se questionar se vale a pena montar uma empresa de consultoria, pense também na estrutura inicial. Eu conheço várias pessoas que têm a “mania de grandeza” desproporcional, pois acham que empresa boa, tem que ser grande e cara.

Pelo contrário, a viabilidade e atratividade de iniciar um negócio que oferece orientação, é justamente por conta das facilidades que o home office trouxe às interações comerciais. Isso por si só indica que o caminho tem tudo para ser promissor!

Diversificação de serviços

Diversificação de serviços

A diversificação de serviços em consultoria é uma realidade que será determinante para o futuro do negócio. É crucial alinhar o que sua marca pretende oferecer e suprir no mercado à demanda real do cliente.

Acima eu mencionei sobre as empresas que praticam sustentabilidade hoje, e dependem de consultorias especializadas para maximizar a eficiência.

Todavia, se você não tem a expertise ou o DNA para acompanhar tais demandas, você entra pela via errada, ou pior, corre o risco de prejudicar a imagem da empresa.

Só para exemplificar, você pode assumir uma posição de consultoria estratégica, operacional, financeira ou atender à crescente demanda de Recursos Humanos. Sem falar que é viável oferecer serviços complementares, como treinamentos, suporte contínuo e workshops.

Nesse contexto, dificilmente você cria dependência de um único mercado ou perfil de clientes. Como sabemos, diversificar com estratégia gera potencial de receita.

BÔNUS VALIOSO: qual o lucro de uma empresa de consultoria?

Existe muita divergência quando se fala em margem de lucro em uma empresa de consultoria. São muitos fatores que tornam o lucro imprevisível, como nicho de mercado, localização e, claro, a qualidade dos serviços e comprovação de resultados.

Com isso em mente, muito se fala em margens que variam de 10% a 30%, mas não é raro se deparar com consultorias que atingem apenas 5% de lucro líquido.

É precisamente por isso que eu enfatizo: “planeje, planeje e, quando achar que é suficiente, planeje novamente”. Isso é ainda mais valioso quando você tem estrutura enxuta, pois alocar os recursos para garantir crescimento é algo sensível.

E então, vale a pena abrir uma empresa de consultoria após saber de tudo isso?

Consegue perceber que, mesmo com as informações acima, somente você pode determinar se vale a pena abrir uma empresa de consultoria ou não?

Primeiro, não tem como eu saber qual sua capacidade de investimento, tampouco indicar a estrutura ideal para seu perfil de consultor. E outra, elementos como capacitação, experiência e abordagem comercial, são pontos vitais nesta jornada.

Uma coisa eu posso dizer: “há muito espaço para se consolidar no mercado, basta ser a diferença e a solução das necessidades do seu potencial cliente”. No mais, espero que tenha gostado do conteúdo, compartilhe-o e até a próxima!

Lidia Massari
Graduação em Publicidade e Propaganda, com oito anos de especialização em Marketing de Conteúdo, Inbound e SEO. Sou entusiasta de tecnologia, inovação, fascinada pela robótica e filmes de ficção científica. Sou curiosa e adoro aprender coisas novas.

1 comentário

  • Wesley Pinheiro

    Excelentes apontamentos Lidia. Eu tenho uma consultoria de investimentos e minha margem de lucro beira os 80%. Trabalho sozinho e não quero tão cedo funcionários!

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