Vale a pena abrir um barzinho?

Publicado por Lidia Massari em 6 de maio de 2024

O barzinho brasileiro representa mais do que um estabelecimento para se divertir com amigos e relaxar, na verdade, ele se tornou parte da nossa cultura, logo, o empreendedor enxerga uma oportunidade real, mas vale a pena abrir um barzinho?

Onde quer que você vá no país, você encontra ótimos comércios que oferecem as melhores experiências. Porém, para quem trabalha no segmento, é fundamental se destacar da concorrência com estratégias inovadoras e serviços de excelência.

Quer descobrir se o investimento em um barzinho na sua região é vantajoso? Acompanhe a leitura e fique por dentro do assunto!

Será que vale a pena abrir um barzinho hoje em dia?

vale a pena abrir um barzinho

Do ponto de vista comercial e da perspectiva de faturamento recorrente, sim, abrir um barzinho pode ser altamente lucrativo. Esse estabelecimento tem uma grande vantagem, que é um público ansioso pelo momento de descontração.

Vamos combinar, a maioria esmagadora dos brasileiros não vê a hora de se reunir com a galera, e o barzinho geralmente é a principal escolha. Agora, se você quiser dados mais concretos, saiba que eu encontrei também.

Nesse contexto, o setor de bares e restaurantes costuma oscilar na primeira posição de segmento que mais emprega no Brasil. Além do mais, é um dos que mais movimentam a economia, ou seja, se há ampla oferta, é porque existe alta demanda.

Só para ilustrar, o setor obteve um faturamento, acredite se quiser, superior a R$410 bilhões em 2023. Aqui, os dados são da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), que apontam ainda, crescimento de 4,5%. Está bom para você?

Quanto um barzinho pode faturar por mês?

Uma coisa é dizer que vale a pena abrir um barzinho, mas outra inteiramente diferente, é afirmar que todos alcançam o sucesso no segmento. Pelo contrário, o mercado é brutal porque existem muitas variáveis nos bastidores do negócio, como:

  • Alta concorrência
  • Variação econômica
  • Custo operacional
  • Gastos e despesas com fornecedores
  • Necessidade constante de inovar

Se o segmento é lucrativo, ele também impõe o fechamento contínuo de empresas. Apenas em 2023, mais de 300 mil estabelecimentos no setor fecharam suas portas, segundo estudo da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA).

Isso prejudica a percepção de que vale a pena abrir um barzinho? Sem dúvidas, mas o que você precisa tirar disso, é que a maioria encerra suas atividades pela falta de gestão operacional, financeira e espírito de inovação no serviço.

Dito isso, saiba que não existe teto de faturamento para um barzinho, que fique claro. Existem comércios pequenos que atingem altos ganhos, da mesma forma que um barzinho mais bem estruturado, pode ter baixo faturamento.

Nesse cenário, estimativas gerais apontam que um barzinho temático, por exemplo, pode faturar entre R$60.000,00 e R$80.000,00. Em cidades turísticas, um barzinho pode ultrapassar R$100.000,00 de faturamento, tudo é questão de perspectiva.

Exemplo que inspira novos empreendedores no setor

exemplos de empreendedores de sucesso

Exemplo é o que não falta no mercado. Há 5 anos, saiu uma reportagem de um profissional que atuava no setor financeiro, mas que juntamente com sua família, administrava alguns bares em Curitiba.

Por conseguinte, em determinado ponto da sua carreira, ele optou por largar o ramo financeiro para empreender com um barzinho.

A ideia, por sua vez, era criar uma proposta inovadora, com menu enxuto e sem garçom, ou seja, autoatendimento. Resumo da ópera? Ao vender qualidade e experiência, o barzinho trabalhava com porções a partir de R$10,00 e seu faturamento decolou acima de R$1 milhão ao ano.

Se quiser saber mais da história, o exemplo acima é da rede de bares Porks, que se tornou até franquia!

Qual o lucro de um barzinho?

A média nacional de lucro para um barzinho gira em torno de 25% sobre o faturamento, mas isso muda constantemente. Quer dizer que se o seu bar faturar, digamos, R$40.000,00 no mês, seu lucro líquido poderá ser de até R$10.000,00.

Contudo, vale reforçar que isso é mera projeção conforme resultados de outros estabelecimentos. Com isso, você tem o dever de monitorar cada centímetro da sua atuação no mercado.

Afinal de contas, a sua região proporcionará um retorno único com relação direta à sua oferta. Algo que às vezes não fica claro, é que abrir um bar que dá dinheiro é possível, mas o negócio não pode ser mais do mesmo.

É imprescindível abandonar a “ideia pequena”. Isto é, se você não ousar, como o empreendedor do exemplo anterior, talvez seja melhor repensar antes de investir. Muito porque o consumidor hoje quer novas experiências a um custo justo.

Qual o custo para montar um bar e como reverter investimento em lucro?

qual o custo para abrir um barzinho

É extremamente complexo estabelecer um investimento mínimo para a abertura de um barzinho. Isso porque o custo total depende de fatores, como:

  • Região e local de implantação.
  • Porte do estabelecimento e tamanho do espaço.
  • Reformas e adaptações para viabilizar a obra.
  • Contratação de mão de obra qualificada.
  • Aquisição de equipamentos de última geração, como refrigeração.

Enfim, são muitas coisas que pesam no cálculo final. Porém, de acordo com números do mercado, um bar pequeno pode exigir investimento médio entre R$50.000,00 e R$80.000,00.

Todavia, tão importante quanto o investimento, é buscar a legalização completa do negócio, que envolve licenças e alvarás.

E então, vale a pena abrir um barzinho na sua cidade?

Definitivamente, vale a pena abrir um barzinho, mas atenção, não vou aqui enganar você. Esse não é um comércio ideal para todo empreendedor, pois é desafiador, exige esforço além da conta e muita paciência.

Sem contar que o empresário precisa ter pulso firme para tocar o negócio, pois a margem de lucro pode ser rapidamente substituída por potenciais prejuízos. A linha entre manter a viabilidade comercial e perder dinheiro é quase imperceptível.

Com isso em mente, tenha uma oferta de produtos exclusivos, crie ambientes personalizados e aconchegantes, realize eventos especiais, trabalhe com promoções estratégicas e tenha presença digital, no mais, o cliente vem até você.

Espero que as informações de hoje ajudem você nesta empreitada, bons negócios e até a próxima!

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Lidia Massari
Graduação em Publicidade e Propaganda, com oito anos de especialização em Marketing de Conteúdo, Inbound e SEO. Sou entusiasta de tecnologia, inovação, fascinada pela robótica e filmes de ficção científica. Sou curiosa e adoro aprender coisas novas.

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