A carteira assinada oferece muitos benefícios ao profissional, mas são os trabalhos autônomos em alta que proporcionam liberdade, melhores ganhos e a oportunidade de montar um negócio de sucesso. Mas é preciso se planejar muito bem.
Não tem como ignorar o fato de que o mundo digital e a tecnologia atraem os empreendedores diariamente. Destaco trabalhos como desenvolvimento de softwares e apps, trabalhos de marketing, mídias sociais e vendas online.
Mas caso você não saiba dar os primeiros passos por conta própria, confira a leitura. Afinal, mostrarei o que dá dinheiro trabalhando como autônomo!
Conheça 8 trabalhos autônomos em alta
A cada instante, mais pessoas deixam os trabalhos com registro em carteira para buscar a independência financeira como autônomo. Somente em 2023, o Brasil tinha mais de 30 milhões de profissionais que trabalhavam por conta, segundo o IBGE.
Entretanto, tudo nessa vida é uma eterna balança, e a atividade autônoma não foge à regra. Nesse sentido, é fundamental considerar os pontos positivos e negativos. No fim, o profissional percorre uma jornada solitária em que depende apenas de si.
1. Venda de produtos de atacadistas em e-commerce
O perfil principal de empreendedor que migra para o negócio próprio, é aquele com experiência em vendas. Hoje, a internet é o maior mercado global de produtos e serviços. Ou seja, a venda de produtos online é um grande destaque.
Dessa maneira, você pode se interessar pela ideia de comprar produtos de atacados para revender através de um e-commerce próprio. Atualmente há facilidade em desenvolver site para vender, pois existem ferramentas que simplificam o trabalho.
Avalie quais os melhores nichos para atender demandas específicas, a partir de produtos com boa aceitação no mercado e, sobretudo, que ofereçam margem de lucro relevante.
Segmentos com ótima relação entre lucro, baixo custo e alta demanda
- Eletrônicos
- Moda
- Cosméticos e beleza
- Decoração e itens para casa
- Bebidas e alimentos
- Pet shop
- Esporte e lazer
2. Os trabalhos pela internet dominam o mercado
Na lista de profissões autônomas relevantes, os trabalhos pela internet largam na frente. A combinação de flexibilidade, comodidade e alto potencial de ganhos, certamente chama a atenção.
Entre as principais atividades, compartilho a afiliação digital de produtos e a venda de infoprodutos (e-books e cursos). Além disso, o dropshipping está em alta, já que você investe pouco e elimina estoque.
No campo das profissões mais realistas em termos de acessibilidade, é viável trabalhar como:
- Redator para blogs, jornais, revistas e canais de comunicação em geral.
- Criação de textos persuasivos para conversão de vendas online (copywriting).
- Gestão de mídias sociais, como Facebook, Instagram, TikTok e YouTube.
- Tradução de conteúdos e transcrição de áudio e vídeos.
- Edição de vídeos e fotos.
- Design na criação de identidade visual para clientes e posicionamento estratégico no digital.
3. Serviços de consultoria em saúde e bem-estar
Se é nos momentos de dificuldades que surgem as melhores oportunidades, foi na pandemia que o mercado de trabalho se transformou. Acima você viu como o mundo digital sofreu impactos permanentes.
Contudo, as pessoas passaram a olhar para sua saúde com mais seriedade. Para além disso, a procura por serviços de saúde e bem-estar disparou nos últimos anos. Consequentemente, há diversos trabalhos autônomos em alta na área, como:
- Coaching de saúde
- Consultoria nutricional
- Terapias alternativas (massagista autônomo)
- Serviço de acompanhamento fitness (personal trainer)
- Serviços de apoio psicológico na saúde mental
- Venda de produtos naturais (suplementos naturais)
- Palestras e workshops na área
4. Negócio virtual de produtos personalizados
Sabia que as experiências personalizadas, especialmente na aquisição de produtos, estimulam mais de 44% dos consumidores a comprar novamente de você? Ou que mais de 70% dos consumidores não ligam em pagar mais por produtos customizados?
Pois é, quem aponta isso é a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC). Portanto, a personalização de canecas, camisetas, itens de decoração, quadros e até cosméticos, é uma atividade lucrativa.
Nesse caso, você investe pouco para trabalhar com personalizados, e tem um mercado em expansão para faturar como autônomo.
5. Corretor de imóveis autônomo
Tire um tempinho, dê uma volta pelo centro da cidade e observe a quantidade de corretores imobiliários ativos. Sabe a razão disso? Primeiro, é um trabalho autônomo em alta que seduz pela autonomia, flexibilidade e facilidade para ingressar.
E outra, um corretor de imóveis autônomo com qualificação e experiência, atinge ganhos consideráveis. E o melhor de tudo, a graduação superior não é obrigatória, basta fazer o curso obrigatório, cumprir o estágio e se inscrever no Creci do estado.
6. Manutenção residencial em geral
Independentemente do avanço digital, das vendas online, das profissões específicas em tecnologia e, mais recentemente, da presença da inteligência artificial, o profissional autônomo que presta manutenção residencial será sempre necessário.
Não é por menos que surgem novas empresas de marido de aluguel a todo momento. Então, para você se destacar, ganhar prestígio e reconhecimento, se apoie nas seguintes dicas:
- Tenha especializações em áreas específicas para dominar o trabalho.
- Foque em áreas como elétrica, hidráulica, reparos gerais e marcenaria.
- Invista em ferramentas eficientes e materiais de qualidade.
- Preste serviço de excelência e tenha atendimento acima da média.
7. Trabalhos relacionados à tecnologia
O Brasil é um país que paga muito bem os profissionais autônomos que trabalham com tecnologia. Além do mais, o mercado nacional atual tem muita demanda, mas o problema é que quase não existe mão de obra com qualificação.
Como resultado, as empresas enfrentam um sério problema, pois existe uma lacuna na contratação de profissionais, mesmo os autônomos. É aqui que você entra, ao se especializar em segmentos com alta remuneração, como:
- Desenvolvimento de software
- Análise de dados corporativos
- Segurança da informação
- Consultoria em tecnologia
- Desenvolvimento Web e de Apps
- Criação de soluções sob medida para empresas
8. Atue como franqueado autônomo
As franquias evoluíram bastante, e hoje, já somam mais de 64 mil empresas no Brasil. Nesse cenário, os autônomos encontram múltiplas oportunidades que, mesmo diante de consideráveis investimentos, são excelentes oportunidades de negócios.
Olha só alguns segmentos de franquia para investir: Saúde, Beleza e Bem-estar; Alimentação, Moda; Casa e Construção; Serviços.
Contudo, caso você não tenha recursos para investir ou nem pensou nisso, as franquias de container são a solução. Porém, não deixe de acompanhar as tendências, avaliar possibilidades e investir com sabedoria.
Diante de tantos trabalhos autônomos em alta, aposto que com mais ou menos tempo, você encontrará sua vocação profissional.
Afinal, o importante é não estagnar, isto é, permanecer sempre à procura daquela oportunidade que levará você ao sucesso. Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, até a próxima!