Onde fica a fábrica da Skala?

Publicado por Lidia Massari em 28 de outubro de 2024

A Skala Cosméticos surgiu como uma marca de produtos para cabelo voltados às particularidades da mulher brasileira, hoje a marca é considerada pioneira na produção de cosméticos modeladores que valorizam os cabelos ondulados e cacheados.

A marca que entrou no mercado com “produtos populares”, recentemente desbancou gigantes como L’Oréal e Unilever. Então, se você não sabe onde fica a fábrica da Skala, este conteúdo é um convite para conhecer melhor sua história, confira!

Onde fica a fábrica da Skala e como a empresa de cosméticos cresceu tanto?

onde fica a fábrica da Skala

Atualmente, a única fábrica da Skala no país está instalada na cidade de Uberaba (MG), no Triângulo Mineiro. Por meio de uma planta fabril moderna que opera a partir de processos tecnológicos, a Skala consolidou sua posição de referência.

Nos últimos anos, a Skala se coloca entre as maiores fabricantes de cosméticos, em especial com produtos capilares. Assim, a companhia investe de forma recorrente na otimização da unidade de Uberaba para atender a demanda nacional e internacional.

Além do mais, a marca representa o principal player quando se fala em cremes para tratamento capilar, alicerce que estruturou sua expansão.

Hoje, sua estrutura comercial e industrial em Uberaba possui cerca de 1.500 funcionários. Mas a perspectiva de expansão para os próximos meses deve gerar mais empregos e renda à região do Triângulo Mineiro.

A evolução recente da Skala Cosméticos no mercado nacional

Só para contextualizar, a Skala atingiu um faturamento bruto superior a R$1 bilhão de reais em 2023, quando alcançou 52% de participação de mercado com seus cremes e produtos para tratamentos.

Essa porcentagem é maior do que as três principais marcas multinacionais no Brasil no segmento, que são a L’Oréal, P&G e Unilever. Há dois pontos principais que ajudam a compreender o sucesso da Skala em meio a nomes considerados imbatíveis:

  • Investimento estratégico em inovação, pesquisa e aprimoramento produtivo.
  • Fidelidade às raízes da marca que tem a mulher brasileira da base da pirâmide comercial como centro das ações.

Você se lembra que a Skala apareceu no mercado trazendo o famoso “potão” de 1kg de creme de tratamento? Pois então, até hoje a empresa produz o produto, com a mesma qualidade e objetivo.

Enquanto os concorrentes cobram acima de R$25 em embalagens menores de cremes, a Skala mantém um preço supercompetitivo de R$11 a R$12 reais. Ou seja, metade do preço em produtos que rendem e entregam o que prometem.

Qual a origem da marca Skala?

A Skala Cosméticos é uma marca mineira por natureza e fundada na cidade de Uberaba, Minas Gerais, em 1986. A marca já nasceu com o lema: “ninguém precisa pagar caro para se cuidar”, e carrega a mesma essência até hoje.

Sendo assim, ela surgiu da vontade de fazer a diferença na vida e no dia a dia da mulher brasileira. O equilíbrio entre qualidade e preço justo foi determinante para que a Skala superasse a concorrência que já era grande na década de 80.

Desde sempre o grupo busca se posicionar como uma marca que pratica sustentabilidade, com produtos mais naturais e saudáveis. Nesse sentido, a Skala se orgulha de ter se tornado uma marca 100% vegana desde julho de 2018.

Toda a linha de produtos carrega o selo de Cruelty Free e de rastreabilidade de origem vegetal. Em um mercado onde o olhar cuidadoso com o meio ambiente é supervalorizado, a Skala Cosméticos é um modelo a ser seguido.

Você sabe quem é o dono da empresa Skala?

A história da Skala é marcada pela passagem de diferentes proprietários e gestores. Inicialmente, a empresa foi fundada por um grupo de empresários de Uberaba que depositou a confiança de que estava no caminho certo.

De fato, a marca cresceu e chamou a atenção de grupos maiores de investidores. A empresa foi comprada em 2005 por Oscar Lacerda, que despontava na região de Uberaba como um empresário de sucesso.

Durante uma década, Oscar e um grupo de empresários da região estiveram à frente da companhia como acionistas majoritários. No entanto, Oscar faleceu em 2015, deixando a direção para sua filha, Maria Cláudia.

Qual empresa comprou a Skala?

A empresária Maria Cláudia teve sucesso à frente da Skala ao alavancar o faturamento da empresa para a casa dos milhões de reais.

Mas isso não foi suficiente para manter a direção do negócio. Isso porque o grupo norte-americano Advent International comprou o controle acionário da Skala em fevereiro de 2024.

Por conseguinte, o grupo de investimentos globais de Private Equity se tornou o principal acionista e proprietário da marca. Só para você ter ideia, a Advent já opera no Brasil há algum tempo, e até mesmo a Dudalina já esteve na sua mira.

A aquisição da Skala pela Advent faz parte de um pacote de investimentos de US$2 bilhões de dólares que o grupo separou para aplicar na América Latina.

Como a Skala deve crescer nos próximos anos?

Como a Skala deve crescer nos próximos anos

Agora que você descobriu onde fica a fábrica da Skala, saiba que a Advent não pretende mudar a unidade fabril de local. Segundo Cyro Gazola, novo CEO da empresa, o objetivo primário é manter a operacionalização em Uberaba.

O que deve mudar são as rodadas de investimentos em melhorias de infraestrutura para alicerçar o aumento da produção. Vale dizer que o novo planejamento prevê o fortalecimento da sua atuação internacional.

A Skala atende hoje mais de 60 países, tendo os Estados Unidos como principal importador. Nos últimos meses, o grupo viu sua exportação saltar de 3 para 50 contêineres apenas para os EUA.

Portanto, a Advent deve injetar recursos na modernização e ampliação da capacidade de produção da fábrica de Uberaba.

Onde fica a fábrica da Skala? O futuro da gigante dos cosméticos prestes a mudar

Quem admira o posicionamento da Skala Cosméticos, cedo ou tarde acaba se perguntando onde fica a fábrica da Skala no Brasil. Esse tipo de curiosidade ajuda a entender melhor como uma marca consegue manter seu padrão de qualidade.

Se você está pensando em montar uma loja de cosméticos, já sabe quais produtos você deve ter em estoque para chamar a atenção dos clientes. Compartilhe o conteúdo com outras pessoas e até a próxima!

------ Escolha um dos negócios ------
Lidia Massari
Graduação em Publicidade e Propaganda, com oito anos de especialização em Marketing de Conteúdo, Inbound e SEO. Sou entusiasta de tecnologia, inovação, fascinada pela robótica e filmes de ficção científica. Sou curiosa e adoro aprender coisas novas.

1 comentário

  • Eliane Luly Kindlein Luly Kindlein

    Boa tarde!
    Tenho CNPJ ,e quero comprar skala para minha loja

Deixe o seu comentário