Que tal ter acesso a um modelo de tabela de preço de kit festa e entender o que é preciso considerar na hora de definir quanto vai cobrar pelo seu trabalho? Porque é justamente isso que eu vou te ensinar hoje.
Abaixo você vai conferir todos os pontos que influenciam na alteração de preço e lá no final vai ver uma média geral que pode ser cobrada, então aproveite! Vamos lá!
Defina o seu cardápio
O primeiro ponto que vai influenciar na hora de cobrar por um kit festa são os produtos incluídos nele. Normalmente ele será construído por bolo, doces e salgados, mas dependendo dos sabores e receitas, o seu custo vai mudar.
Para isso, você tem duas opções:
Ter um cardápio fixo
Aqui você já calcula todos os seus preços pensando em salgados e doces específicos que vai trabalhar. A coxinha de frango, por exemplo, é um item considerado coringa. Todo mundo gosta e tem um custo baixo.
Nesse caso o cliente só vai optar pela quantidade de salgados, mas não pelo sabor ou pelo tipo que vai encomendar.
Oferecer produtos a mais
Aqui você vai ter o cardápio fixo, mas vai dar a possibilidade do cliente acrescentar ou modificar um item pelo outro já sabendo exatamente que vai ter um custo a mais.
Isso vale para uma troca de 20 coxinhas por 20 camarões encapotados, por exemplo. Na hora da construção da sua tabela, além dos preços dos kits você coloca os preços adicionais de outros produtos que queira trabalhar também e fica a critério do cliente escolher.
Quantidade de pessoas
Um kit para 20 pessoas não pode ter o mesmo preço de um que vai atender 50 pessoas, entende? Por isso, na hora que for calcular seus custos e pensar no preço que vai cobrar, precisa lembrar que será necessário comprar mais matéria prima e dedicar mais trabalho para a execução.
Entrega
Você que vai entregar o kit festa na casa do seu cliente ou ele vai pegar com você? No caso da entrega ser por sua conta não é preciso colocar um valor a parte para isso, é só embutir o custo de transporte no custo da preparação do produto.
Por mais que o cliente continue pagando por esse serviço, quando você separa as coisas ele acaba não ficando tão satisfeito. Ao embutir isso o valor será justo e a experiência de quem comprar na sua mão será muito mais positiva.
É incrível como coisas simples podem fazer uma grande diferença. Vá por mim!
Opção de personalização ou não?
Isso tem um pouco a ver com o que falei sobre o cardápio, mas nesse caso aqui você vai apresentar ao cliente todos os produtos que tem disponível para montar o kit festa e ele vai escolher a quantidade e os sabores como bem imaginar.
Esse é modelo que com certeza fica mais caro para o comprador, mas tem muita gente que prefere isso. O negócio aqui é avaliar se o seu público estará disposto mesmo a desembolsar mais dinheiro por esse serviço ou se o cardápio mais fechado atende bem.
Veja os concorrentes
Por último, mas muito importante, você precisa considerar como é o trabalho dos seus concorrentes. O que eles estão colocando nos kits? Quais as possibilidades que oferecem para os clientes? Quanto estão cobrando?
Isso é sempre importante, mas principalmente para quem está entrando no mercado agora. Desse jeito vai conseguir manter o seu valor próximo da média já trabalhada na região, o que vai passar credibilidade para os seus clientes.
Aos poucos, já firme no segmento, você pode ter um pouco mais de liberdade em relação a isso.
Modelo pronto de tabela de preço de kit festa
Como te prometi lá no início, eu trouxe abaixo um modelo pronto da tabela de kit festa para você usar como base. Só não se esqueça de considerar todos os pontos que eu trouxe aqui, hein? Só assim dá para cobrar um preço justo para você e seu cliente.
Confira:
Tabela de kit festa
Kit para 20 pessoas – R$250
- 1,5 kg de bolo
- 100 doces
- 200 salgados
Kit para 50 pessoas – R$600
- 5 kg de bolo
- 250 doces
- 530 salgados
Kit para 100 pessoas – R$1.000
- 10 kg de bolo
- 500 doces
- 1.300 salgados
Leia também: Como montar um kit festa para vender
Comece a precificar!
Agora que você já sabe como criar uma tabela de preço de kit festa, o negócio é começar os seus cálculos e analise o quanto antes para definir a precificação do seu produto. Tenho certeza que com calma dá para ter ótimos resultados.
Muito obrigada pela sua companhia por aqui hoje, espero que o artigo tenha te ajudado de alguma forma.
Um grande abraço, sucesso e até mais!