Há alguns anos o mercado brasileiro de redatores apresenta crescimento, levando mais pessoas a procurar sites que pagam para escrever textos. Eles existem?
Posso adiantar para você que não só eles existem, como se tornaram a fonte de renda de muitos empreendedores. Posso afirmar que é tudo simples e rápido? Óbvio que não, pelo contrário, é um trabalho que exige preparo, paciência e muito empenho.
Se você tem que começar em algum lugar, que seja através das ótimas dicas que eu selecionei especialmente para você. Eu vou apresentar para você os melhores sites!
Sites que pagam para escrever textos: existem mesmo?
Sim, eles existem, mas vale ressaltar, que não é o site que paga o redator. É o cliente que paga pelo serviço, onde o site é apenas a ponte entre cliente e redator. Tudo que foge desse esquema tem grandes chances de ser golpe, fica o alerta!
Confira a seguir os sites mais confiáveis, verificáveis e que realmente remuneram os redatores!
1. 99Freelas
A plataforma 99Freelas é uma das mais conhecidas e utilizadas pelos redatores e digitadores brasileiros.
Na verdade, o serviço é considerado uma das melhores oportunidades de escrita remunerada, ou seja, é confiável. A premissa da empresa é bem simples, conectar profissionais freelancer aos clientes em busca de trabalhos de qualidade.
Com isso, o volume de ofertas é direcionado para redatores experientes ou em início de carreira, veja o funcionamento:
- O cliente acessa e publica seu projeto, colocando diretrizes, requisitos e descrição.
- O profissional então, acessa as oportunidades e se candidata à vaga.
- A partir daí o cliente avalia os perfis e escolhe o profissional mais alinhado às suas necessidades.
A 99Freelas também oferece trabalho em outras áreas, como tradução, programação, revisão e gerenciamento de redes sociais. O processo de pagamento e recebimento é realizado dentro da plataforma, de maneira segura e confiável.
Minha dica é para você manter um perfil profissional, cobrar valores justos e buscar aperfeiçoamento constante.
- Site: www.99freelas.com.br
- Valor pago por texto: varia de acordo com o projeto. Já vi pessoas ganharem R$80,00 por texto, bem como valores mais baixos.
- Oportunidade de ganho: ao se candidatar ao projeto, você pode estipular quanto deseja ganhar pelo trabalho.
- Aumente suas oportunidades: o 99Freelas oferece o plano Premium, que proporciona vantagens como envio antecipado de propostas.
2. Fiverr
Enquanto o site anterior é mais focado na produção de conteúdo, a Plataforma Fiverr vai além. Se você nunca ouviu falar, a Fiverr é uma empresa norte-americana com atuação global. Porém, ganhou destaque no Brasil devido à solidez das oportunidades.
A meu ver, um dos pontos positivos é a base robusta de clientes, inclusive estrangeiros. Dessa maneira, você tem mais oportunidades de trabalho, sem contar que seus serviços são amplos:
- Redator e tradutor
- Artistas de IA (Inteligência Artificial)
- Designer
- Criação e personalização em WordPress
- Locução
- Mídia social
- SEO
- Ilustração
- Programação e tecnologia
Além disso, a Fiverr viabiliza ferramentas e recursos que simplificam a oferta de trabalho, encurtando a distância com clientes. Procure novas especializações e consiga mais trabalho! Acesse e cadastre-se, é grátis: br.fiverr.com
3. Rock Content
Dentre os sites freelancers para escritores, a Rock Content certamente é uma das mais valorizadas. Talvez porque a empresa se estabeleceu como uma das principais no marketing digital brasileiro.
Sem falar que eles oferecem a Rock University, plataforma focada em treinamentos e cursos. Então, é como se eles treinassem os profissionais que integram seus redatores freelancers, compreende?
Olha só, a Rock possui clientes como Spotify, Autodesk, Oracle, TOTVS, Deloitte, Unicef, Visa, Twitter, Nike, Accenture, L’oreal e LinkedIn. Então, quem trabalha escrevendo para a Rock Content pode reforçar seu portfólio com essas empresas.
Outro ponto positivo, é a remuneração diferenciada por texto, artigo e blogpost entregue. No entanto, é necessário se inscrever para um processo seletivo que comprove experiência na área, mas vale a pena!
- Site: www.rockcontent.com/br/talent
- Cadastro: no rodapé você encontra um formulário completo
- Estimativa de ganhos: esse é o tipo de informação que a empresa não divulga. Porém, a estimativa é maior do que outras plataformas, como a 99Freelas.
4. Workana
Se por acaso você procura um dos melhores sites que pagam para escrever textos, a Workana pode ser surpreendente. Eu gosto de pensar que a empresa é uma agregadora de talentos que vão do redator experiente ao desenvolvedor de programas.
Para tanto, a Workana investe bastante na estrutura da conexão entre cliente e redator cadastrado, pois permite você trabalhar escrevendo:
- Conteúdo para blogs
- Conteúdo institucional para empresas
- Textos para divulgação em redes sociais
- Textos para e-commerce
- Conteúdo para e-mail marketing
Portanto, quem trabalha escrevendo pela Workana, costuma relatar um bom equilíbrio entre a redação freelance e remuneração justa. Na própria home do site você acessa o “Cadastre-se como talento”. Saiba mais em: www.workana.com/pt
5. Contentools
Chegando à quinta posição da lista de confiáveis sites que pagam para escrever textos, trago até você a Contentools. Diferentemente das outras plataformas até aqui, a Contentools é especializada na criação de conteúdo para os mais variados nichos.
Na prática, a empresa contrata os redatores freelancers que são designados para clientes específicos. Veja um exemplo prático envolvendo um grupo educacional que contratou a Contentools para criar e gerenciar seus conteúdos:
- O grupo precisa reforçar seu posicionamento no setor educacional.
- Então, eles contratam os conteúdos da Contentools.
- Por sua vez, a empresa designa o redator freelancer para criar conteúdos focados no segmento da educação.
- É o alinhamento entre as experiências do redator que proporcionam resultados, ganhos e satisfação.
Não à toa, a Contentools cresceu no mercado e, hoje, oferece distintos serviços relevantes. Me refiro às estratégias e personas, funil de ideias, SEO e editor de conteúdo, fluxo de trabalho e calendário de marketing.
Portanto, é a oportunidade para você escalar habilidades e expandir seu campo de atuação além da criação de conteúdo, concorda? Gostou? Então, acesse: www.contentools.com/br/rede-de-talentos
6. VintePila
Por último, deixei um dos sites mais procurados por quem está começando, a Plataforma VintePila. Todo trabalho lá paga 20 reais mesmo? Nem sempre, mas essa é a premissa do serviço que conecta redator e cliente.
Contudo, diferentemente da minha primeira sugestão, a 99Freelas, a plataforma VintePila é o oposto. Ao invés de você acessar o projeto do cliente para mandar sua proposta, é ele quem acessa o seu perfil.
Assim sendo, você só precisa criar um bom perfil, expor suas habilidades e conhecimentos e focar em atender bem. Novamente, todo o processo de aceitação, entrega e pagamento é interno na plataforma, confira: www.vintepila.com.br
INFORMAÇÃO VALIOSA: melhores sites para ganhar dinheiro escrevendo fora do Brasil
Por acaso você tem um nível de inglês mais avançado? Do tipo que dá para escrever conteúdos na língua nativa? Estou perguntando isso porque existem alguns sites estrangeiros que pagam para escrever textos, assim como no Brasil.
O grande diferencial, no entanto, é a possibilidade de ganhar em dólar, eu separei alguns, caso você queira conhecer:
- AccuTran Global: www.accutranglobal.com
- Clickworker: www.clickworker.com
- iWriter: www.iwriter.com
- Freelancer: www.freelancer.com
DICA EXCLUSIVA: aprenda a identificar sites suspeitos e evite golpes
Eu tinha separado mais uma opção de site que oferece empregos de escrita em casa, mas desisti dele. Primeiro porque eu não conhecia, e outra, a empresa nem brasileira é e não me passou confiança.
Por falar nisso, recentemente eu vi que existe um “novo golpe na praça”, focado no redator. De olho na repercussão da profissão no mercado, os golpistas criam verdadeiras armadilhas digitais.
Nesse contexto, veja que oferta irrecusável: “venha ser um digitador online e ganhe até R$100,00 por hora”. Dá vontade de explorar, né? Entretanto, isso é apenas um golpe que “promete mundos e fundos”, quando na verdade, é você quem paga.
- Sempre pesquise a reputação do site.
- Analise as promessas em comparação às exigências.
- Certifique-se da transparência do processo.
- Atenção a erros gramaticais, design duvidoso e promessas mirabolantes.
- Faça comparações com os sites que eu mostrei.
Eu encontrei um vídeo que aborda o assunto, confira para fugir de golpes:
Faça a melhor escolha dentre os sites que pagam para escrever textos
Podemos concluir que sim, existem sites que pagam para escrever textos. Uns remuneram melhor, enquanto outros oferecem maiores oportunidades. No fim das contas, essa é a porta de entrada, mas planeje ir além para ganhar mais e melhor.
A profissão de redator freelancer é a que mais cresceu, logo, tem concorrência, mas também há espaço para crescer. Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, me ajude a alcançar outras pessoas, compartilhe e até a próxima!