A produção de cachaça é algo centenário, mas mesmo nos dias de hoje chama muito atenção. E uma pequena cidade no norte de Minas Gerais é a prova disso, se destacando a nível nacional por conta dessa bebida.
Estou falando da cidade de Salinas, que conta com 40.178 habitantes, de acordo com o IBGE. Ela é tão famosa nesse ramo que ganhou o título de Capital Nacional da Cachaça, através de uma lei sancionada em 2018.
Salinas e a produção de cachaça
Tudo começou com os bandeirantes, que eram exploradores que passaram pela região norte de Minas em busca de riquezas. Muitos deles eram da Bahia e trouxeram a tradição de produzir cachaça para essa região que futuramente veio a formar várias cidades, entre elas Salinas, onde acabou se concentrando a maioria dos alambiques.
Distante cerca de 645 km da capital, Belo Horizonte, a cidade mineira de Salinas sempre teve a produção de cachaça como um dos destaques do município. Inclusive, essa é uma atividade econômica que gera empregos e bastante renda para a região.
Tanto que é, justamente, em Salinas que está a maior concentração de marcas de cachaças artesanais do Brasil.
São pelo menos 50 produtores que trabalham com esse tipo de bebida e é possível encontrar desde marcas com preços mais acessíveis até cachaças extremamente caras, como é o caso da marca Havana, que tem preços que chegam a mais de R$ 1000 Reais.
A cultura da cachaça está impregnada na cidade
É difícil pensar na cidade de Salinas e não lembrar da cachaça, porque ela, de fato, ficou muito conhecida por conta dessa bebida. E não é para menos, já que além de dezenas de produtores artesanais, a cidade faz questão de fortalecer ainda mais esse título de capital da cachaça.
Só para você ter uma noção, todos os anos a cidade realiza no mês de julho o famoso Festival Mundial da Cachaça. Geralmente são 3 dias de festa que atrai pessoas de vários lugares do Brasil e potencializa ainda mais a comercialização dessa bebida em Salinas.
Além disso, por lá existe também o museu da cachaça, que já possui cerca de 12 anos e se tornou um local interessante para visitar e conhecer mais da produção local da bebida.
Sem falar nos vários alambiques que você pode visitar e se impressionar com a produção artesanal da cachaça. Então Salinas é o lugar certo para visitar se você gosta da bebida ou se interessa pela produção de cachaça como negócio.
Aproveite e veja também o artigo que postamos aqui revelando quais são as 3 únicas cidades onde a cachaça 51 é produzida no Brasil!