No jogo das cadeiras das empresas multinacionais e dos multimilionários, você sabe quem é o dono do Burger King? Quer descobrir suas informações “secretas”?
Em todo lugar que você for, seja um grande centro comercial ou um shopping, certamente o Burger King estará lá. Não à toa, atualmente há mais de 800 restaurantes próprios e franquias da empresa espalhadas em todos os estados brasileiros.
O que você me diz de focar alguns minutos para compreender tudo sobre quem controla o Burger King? Garanto a você que encontrará muita coisa bacana, vamos!
Quem é dono do Burger King? Veja quem controla a empresa
O dono do Burger King é a holding Restaurant Brands International (RBI), uma multinacional de restaurantes de fast food canadense. Desse modo, ela é a controladora do Burger King de forma global, atuando como a “matriz” da empresa.
Contudo, é fundamental dizer que o Burger King opera como uma empresa de capital aberto, mas o que significa isso? Bem, de forma prática, é como se a empresa tivesse diferentes proprietários, pois suas ações são negociadas na bolsa.
Diante disso, considere a RBI como maior acionista da marca, logo, é o grupo que dá as ordens de verdade. O Burger King é um dos maiores concorrentes do McDonald’s, por isso, sempre há especulação sobre sua evolução no mercado.
Nesse contexto, o BK passou por diferentes aquisições em sua história, mas recentemente, ganhou um novo direcionamento. Sob a direção do CEO, Joshua Kobza, o grupo RBI surgiu da seguinte fusão:
- Burger King global.
- Tim Hortons (cadeia canadense de restaurantes e lojas de café).
- Como resultado, a empresa se tornou a terceira maior operadora de fast food do mundo.
“Tudo bem, mas e no Brasil, a liderança é a mesma ou muda alguma coisa?”. Veja a seguir!
E quem é dono da marca Burger King no Brasil?
Costumo dizer que o universo das empresas multinacionais é uma verdadeira bagunça complicada de ser desvendada. Veja bem, agora você sabe que quem é o dono do Burger King é a empresa RBI, correto? Porém, no Brasil isso funciona diferente.
Atualmente, quem administra o Burger King no Brasil é a empresa Zamp (ZAMP3), operadora especializada em redes de fast food. Então, é ela que detém o controle acionário do Burger King no Brasil, mas para por aí? Óbvio que não, veja:
- A 3G Capital entra na jogada como uma empresa de capital privado.
- Foi fundada pelos bilionários Jorge Paulo Lemann, Marcel Hermann Telles e Carlos Alberto Sicupira.
- Em 2011, a 3G Capital investiu US$3,26 bilhões na aquisição do controle do Burger King.
- Na sequência, foi a vez da empresa RBI ser comprada, se tornando a administradora geral da marca BK.
- A Zamp se torna a operadora do Burger King, que é uma subsidiária do grupo 3G Capital.
- Isso acontece quando a Zamp compra a BGK Brasil, primeira Franquia Burger King no Brasil.
Percebe como o negócio é enrolado? Tanto é que se você procurar quem é o dono do Burger King no Brasil, verá a Zamp listada. Porém, no fundo, todos estão vinculados ao 3G Capital, que é a empresa acionária majoritária das marcas.
E para terminar de embaralhar a mente, cada uma dessas empresas têm atuação autônoma!
O Burger King em números e curiosidades
A marca Burger King nasceu em Jacksonville, Flórida, em 1954. Desde então a rede de fast food conquistou seu merecido espaço no mercado. Desse modo, a empresa coleciona números impressionantes e uma trajetória de vitórias.
Para você compreender bem o cenário por trás dessa gigante rede de restaurantes, eu fui em busca de números. Então, apresento a você um raio-X da marca registrado em 2021/2022:
- Lucro aproximado: US$328 milhões no terceiro trimestre de 2021.
- Projeção de vendas: analistas apontam que em 2020, o Burger King vendeu cerca de US$23,9 bilhões globalmente.
- Quantidade de restaurantes: recentemente a marca alcançou mais de 19 mil restaurantes abertos.
- Presença global: você encontra uma unidade do Burger King em mais de 100 países.
- Curiosidades: o BK é reconhecido por ter um marketing diferenciado, muitas vezes irreverente, o que o único no mercado.
- No Brasil: a Zamp apontou que no quarto trimestre de 2022, a rede obteve lucro bruto de R$694,3 milhões.
Conheça outras marcas pertencentes à 3G Capital
Eu separei um espaço para falar sobre o 3G Capital, que tem o Burger King como subsidiária. Isso porque seu portfólio de capital privado é impressionante. O grupo atua há mais de 40 anos no mercado de investimento e reúne marcas expressivas.
De certa forma, o que o trio de bilionários faz é avaliar determinada empresa, especialmente sua viabilidade de crescimento. Em seguida, eles seguem com um “agressivo” plano de aquisição e se tornam acionistas majoritários.
Uma vez que o negócio é concluído, eles executam ações planejadas para otimizar e aperfeiçoar a atuação do negócio. Feito isso, normalmente eles incluem operadoras e administradoras para “tocar” os negócios e ficam apenas nos bastidores.
Naturalmente, tudo isso falando grosso modo, né? Afinal, esse tipo de aquisição envolve muitas etapas e processos contratuais a que poucos estão acostumados. Veja o portfólio do grupo e tire suas próprias conclusões:
Alimentos e bebidas
A 3G Capital é dona de algumas das marcas mais famosas na indústria de bebidas e de alimentos. Na indústria de bebidas eu destaco a AB InBev, InBev, Ambev, Grupo Modelo e SABMiller. Já no setor alimentício, marcas como Kraft Heinz e Hemmer.
Fast Food
Já no setor dos restaurantes de fast food, o grupo se “limita” ao Restaurant Brands International. Dessa maneira, me refiro às empresas Burger King, Tim Hortons e Popeyes Louisiana Kitchen.
Varejo
Quem acompanha o noticiário sabe que a Lojas Americanas está enfrentando novos problemas a cada dia, certo? Há poucos meses o grupo entrou em recuperação judicial para tentar conter os problemas financeiros e quitar suas dívidas.
Nesse contexto, o grupo 3G Capital é acionista de referência da Americanas. Portanto, o nome dos três sócios nunca teve tanto destaque como agora.
Conclusão sobre quem é o dono do Burger King
Tenho que admitir que pessoalmente, saber quem é o dono do Burger King foi uma completa surpresa. Isso porque eu imaginava um cenário diferente, mas daí eu vi que o mercado muda constantemente.
Para quem procura apenas uma fonte de curiosidade, isso não difere em nada. Por outro lado, se você almeja montar um fast food, é imprescindível compreender os detalhes por trás dos bastidores. Afinal, a marca sempre será uma concorrência pujante.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, não deixe o conteúdo parado aqui, basta compartilhar nas redes sociais. Até a próxima!