Para saber quanto fatura uma loja de ração é preciso entender o porte do estabelecimento, a localização e os tipos de produtos complementares que são disponibilizados aos clientes.
A variação é tão grande que existem estabelecimentos que faturam R$ 3 mil por mês enquanto outros passam de R$ 250 mil de faturamento.
Neste artigo vou falar um pouco mais sobre a gestão financeira desse negócio e te apresentar os aspectos que influenciam na lucratividade dos donos.
Então se você quer saber quanto fatura uma loja de ração, continue comigo até o final!
Entenda qual lucro de uma loja de ração
O primeiro passo para definir o lucro de uma loja de ração é precificar os produtos da forma correta.
A venda de ração pode ocorrer em vários formatos e isso impacta na grana que vai sobrar ao final de cada mês.
Enquanto alguns locais vendem os pacotes lacrados do jeitinho que vem das distribuidoras e fábricas, outros locais preferem abrir os sacos e separar por kg ou por peso.
Os pacotes fechados de fábrica costumam sair mais caros para o consumidor, porque o preço de aquisição é maior para os lojistas também.
Já a venda de ração a granel tem um preço mais em conta, sendo muitas vezes 50% mais barato do que quando comparado com o pacote inteiro.
Essa venda a granel pode ser com a ração pesada (na quantidade que o cliente quiser) ou pode ser em saquinhos plásticos transparentes com um quilo exato.
Com um pacote de ração ensacada dá para lucrar entre 30% e 60%, enquanto que na ração a granel dá para lucrar entre 40% e 100%.
Isso porque a aquisição da ração a granel sai muito mais em conta para o lojista. Portanto, esse modelo de venda acaba sendo o mais benéfico para ambas as partes – financeiramente falando.
Saiba como precificar sua ração
Para vender ração a granel ou ensacada é importante ter atenção ao processo de precificação para não acabar deixando a grana na mesa.
O preço de compra influencia muito no preço final do produto, mas esse não é o único custo que você deve levar em consideração na hora de atribuir o valor de venda.
É fundamental que você contabilize o frete desses produtos, o tempo gasto para organização no estoque, os valores cobrados pelos seus concorrentes, os impostos gastos para o funcionamento do seu negócio e as despesas gerais (como pagamento de funcionários, energia elétrica, aluguel do espaço, entre outras coisas).
Supondo que você adquira um saco de ração de 10kg na fábrica por R$115, pague um frete de R$0,80 por saco, gaste 20 min do tempo de trabalho do funcionário que corresponde a R$1,18 e tenha um gasto de R$15 com as outras despesas, isso dá um total de gasto de R$131,98.
Sabendo que os seus concorrentes cobram por essa ração valores entre R$200 e R$205, você pode atribuir um preço de R$195, para criar destaque e ainda assim ter uma margem de lucro dentro do esperado para esse tipo de produto.
Conheça os fatores que influenciam na sua margem de lucro
Além da forma que você comercializa os seus produtos, existem outros fatores que impactam diretamente na lucratividade da sua loja de ração.
Para te ajudar a fazer uma pesquisa mais completa e se instalar de forma mais estratégica trouxe quatro aspectos que você não pode deixar de avaliar:
Fornecedores
A busca por fornecedores de ração não é uma tarefa tão simples, já que existe muita variação de preços entre fabricantes e distribuidores.
A ideia é que você selecione pelo menos cinco opções e faça um comparativo de preços, sempre levando em consideração as marcas comercializadas e a reputação da empresa no segmento.
Preço de mercado
O preço de mercado é a referência de valor final que você terá para precificar o seu produto. A escolha do bairro e da localização irão influenciar diretamente nisso.
Os bairros mais nobres tendem a ter Pet Shops mais requintados que cobram preços de 10% a 30% mais caros do que os bairros mais humildes.
Transporte do produto
Algumas fábricas e distribuidoras cobram preços absurdos para transportar a ração até o seu estabelecimento e você precisa ficar muito ligado nisso, porque cada centavo que você perde faz total diferença na contabilização da receita ao final de cada mês.
Quantidade de clientes
O fluxo de clientes é o fator determinante da movimentação financeira do seu estabelecimento, pois eles definem não só o faturamento como são responsáveis pelo ticket médio diário do seu negócio.
Por isso, tente se estabelecer em um local com boa visibilidade e boa acessibilidade, caso não consiga isso, foque bem no processo de divulgação, para atrair bastante gente.
Como aumentar vendas desses estabelecimentos
Não importa se você vai abrir uma pequena loja de ração ou uma grande distribuidora, é preciso ter cartas na manga para se diferenciar dos concorrentes e entregar mais valor para a sua clientela.
Pensando nisso, trago abaixo três implementações que você pode testar para aproximar mais pessoas do seu empreendimento e triplicar sua receita.
Venda sachês e petiscos
Os pets são apaixonados pelos sachês e petiscos e ambos podem ajudar a balancear a alimentação do animal.
Os sachês podem ser consumidos junto com a ração para adicionar mais sabor e cremosidade e os petiscos podem ser usados como lanchinhos ou para educar esses animais.
Lembre-se que é super importante saber que o uso constante desses complementos pode acabar desequilibrando os minerais e sais do organismo dos bichinhos, então, instrua sempre os tutores a procurarem orientação veterinária.
Abrace alimentação natural
A alimentação natural tem sido um dos grandes aliados dos tutores de pets, não só por trazer o balanceamento e equilíbrio do organismo sem aditivos, como também pela aceitação dos pets, que amam degustar novos sabores e texturas diariamente.
Venda brinquedos e coleiras
Para fechar com chave de ouro o seu leque de produtos, tenha algumas opções de brinquedinhos e coleiras no seu estabelecimento, porque apesar de não ser a proposta principal do negócio, esses itens acabam atraindo os clientes e fazendo o ticket médio deles aumentarem ao longo do mês.
Quanto preciso para abrir uma loja de ração?
Para abrir uma loja de ração pequena e que trabalha com poucos tipos de rações, é preciso investir cerca de R$ 15 mil Reais. Já uma loja mais estruturada e com boa variedade de produtos, o investimento fica entre R$ 30 e R$ 90 mil Reais.
Loja de ração é um bom investimento?
Sim, abrir uma loja de ração é um bom investimento e vale muito a pena atualmente. Pois é um tipo de produto que existe uma grande demanda no mercado. Além disso, sempre está surgindo novos tipos de rações, o que favorece ainda mais a venda.
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Comece a lucrar!
Agora que você já sabe quanto fatura uma loja de ração, como funciona a precificação e a determinação do lucro, só é preciso correr atrás de bons fornecedores, um local apropriado e seguir as implementações sugeridas para ver o seu negócio bombando na sua região.
Espero que o artigo tenha te ajudado e que você consiga estruturar uma lojinha bem conceituada.
Estou na torcida desde já! Forte abraço!
1 comentário
Jair
Muito esclarecedor, e o mais importante tudo em poucas palavras.