Uma esmalteria fatura em média de R$ 2 mil a R$ 20 mil, só que isso irá depender do local de atuação, dos serviços disponibilizados e da quantidade de funcionários.
No caso de algumas franquias e de alguns empreendimentos maiores, esse faturamento pode chegar a R$ 100 mil por mês, como é o caso da Esmalteria da Sol, por exemplo.
Neste artigo, vou falar tudo o que você precisa saber para conseguir fazer uma boa gestão financeira e estabelecer um rendimento acima da média de mercado.
Então, fica até o final e entenda exatamente quanto fatura uma esmalteria:
Entenda quanto fatura uma esmalteria e quais fatores impactam diretamente nesses ganhos
Para saber qual o rendimento de uma esmalteria, basta somar toda a grana que entra no estabelecimento ao mês. O que acontece é que a entrada de dinheiro sofre impacto direto de alguns fatores que você precisa ter atenção na hora de abrir o seu espaço.
O primeiro deles é o local de instalação. Se você decide abrir as portas em bairros mais populares, tende a investir menos no aluguel e Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), entretanto, precisa atribuir valores baixos para que a população local consiga consumir seus serviços e produtos.
Em contrapartida, se você decide atuar em bairros nobres ou Shoppings Centers, seu aluguel pode triplicar, enquanto que o seu faturamento pode atingir uma marca 10 vezes maior.
O segundo aspecto que você precisa definir são os serviços que irá disponibilizar. Quanto mais serviços, mais possibilidade de clientes e mais chances de alavancar suas vendas.
Por fim, tenha atenção na hora de contratar funcionários! A contratação sempre deve ser estratégica. Se você não sabe como será o fluxo de clientes, comece com pouca gente e só depois vá aumentando a equipe.
Lembre-se que vínculos empregatícios costumam sair caros para os donos de empresas, então opte por prestação de serviços ou contrato de comissionamento por cliente.
Uma esmalteria simples e pequena, localizada em um bairro populoso que disponibiliza de dois a três serviços, que tem de um a dois funcionários e funciona de Terça a Sábado pode faturar entre R$2 mil e R$10 mil mais ou menos, enquanto que esmalterias maiores, com mais de cinco serviços acima de dois funcionários e funcionamento de Terça a Sábado pode chegar a um faturamento de até R$100 mil.
Saiba como calcular o lucro de uma esmalteria
O lucro de uma esmalteria é medido após descontar todas as despesas do faturamento bruto da empresa.
Esse tipo de estabelecimento tem as despesas fixas do aluguel, energia elétrica e impostos, além de outros gastos considerados variáveis que não costumam ser tão altos. Entre os custos variáveis podemos citar o comissionamento das manicures e pedicures, a aquisição dos produtos, a manutenção dos aparelhos e o fundo de reserva.
Para conseguir fazer um cálculo mais exato é preciso entender alguns pontos que vou citar abaixo:
Quantas unhas dá para fazer com um esmalte?
Na hora de precificar o seu produto, você precisa saber quantas unhas cada frasquinho de esmalte é capaz de pintar, para saber quantos centavos são gastos com cada cliente.
A verdade é que essa quantidade varia, mas pegando um exemplo de esmalte de 8 ml, podemos dizer que dá para pintar 170 unhas, ou seja, dá para atender 17 clientes que decidem fazer as mãos, por exemplo.
Sabendo que um esmalte desse volume custa entre R$2 e R$6, podemos dizer que cada unha custa entre R$0,012 e R$0,035 e cada cliente entre R$0,12 e R$0,35.
Quanto ganha uma manicure em esmalteria?
O pagamento das manicures do seu estabelecimento pode ocorrer através de um vínculo empregatício com cumprimento de carga horária e pagamento do salário base da categoria (cerca de R$1179) ou pode ser firmado através da prestação de serviços com pagamento de comissão de acordo com os atendimentos (pode variar de 35% a 50% do valor).
Já uma nail designer cobra de salário entre R$1200 e R$5 mil e de comissão entre 50% e 70%.
Qual a média gasta com despesas fixas?
O aluguel de um espaço varia de R$300 a R$3 mil – a depender do local de instalação, a energia elétrica varia entre R$250 e R$1mil (depende muito do uso dos aparelhos de alongamento) e os impostos são bem variáveis.
Entenda o cálculo do lucro
Para calcular o lucro é preciso dividir os valores totais das despesas pela quantidade de clientes atendidos por mês.
Por exemplo, um estabelecimento que atende 25 clientes por dia e funciona 5 dias na semana, tem uma média mensal de 500 clientes por mês.
Sabendo que o ticket médio de metade desses clientes varia entre R$16 e R$25 e que a outra metade gasta entre R$150 e R$300, podemos fazer o seguinte cálculo:
- Aluguel: R$500 – dividido por 500 clientes = R$1;
- Energia elétrica: R$350 – dividido por R$250 clientes = R$2;
- Impostos: R$200 – dividido por 500 clientes = R$1;
- Pagamento funcionários: R$1179 para manicures – dividido por 250 clientes = R$4,70 e R$3 mil para nail designers – dividido por 250 clientes = R$12;
- Produtos utilizados: R$33 para unha normal – dividido por 250 = R$0,13 e R$100 a R$190 por cliente de alongamento;
- Manutenção dos aparelhos: R$300 por semestre (média de R$50 por mês) – dividido por 500 R$0,10.
Portanto, podemos concluir que:
- Os custos da empresa para os 250 clientes que gastaram entre R$16 e R$25 foi de R$7,83;
- Os custos da empresa para os 250 clientes que gastaram entre R$150 e R$300 foi de R$136,10 a R$206,10.
Sendo assim, a margem de lucro de uma esmalteria que segue os critérios acima, varia de 30,13% a 68,7%.
Conheça um pouco sobre o mercado de esmaltes no Brasil
Segundo a Associação Brasileira de Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec) o Brasil é considerado o segundo maior país no ranking de mercado de esmaltes de todo o mundo.
Um dos serviços que tem garantido um alto consumo deste produto é a nail art (artes nas unhas) que consiste em fazer desenhos, colocar diferentes texturas, testar efeitos e colocar itens decorativos.
Sabendo dessa tendência que é bem abraçada no ramo e das projeções positivas do mercado, faça seu investimento no setor e abrace esse serviço o quanto antes.
Disponibilize serviços variados para aumentar seu leque de clientes
Uns dos fatores que determinam quanto fatura uma esmalteria e quanto lucra o dono dela são os tipos de serviços ofertados, a variedade e qualidade deles.
Por se tratar de um segmento de mercado vasto e bem concorrido é preciso estar atento às possibilidades para conseguir se destacar.
Veja abaixo alguns serviços que você pode disponibilizar no seu espaço:
- Nail art (fazer pinturas, efeitos, texturas e colagens na unha, como a francesinha invertida, que está super em alta);
- Alongamento de unha (unhas de gel, porcelana e vidro);
- Unhas magnéticas (utiliza esmalte com metal na composição e ímãs para fazer a arte);
- Unha encapsulada (utilizando gel ou acrílico);
- Blindagem de unha (para impedir ações de agentes externos);
- Esmaltação infantil (com produtos específicos e bem coloridos).
Comece a estruturar seu negócio!
Agora que você já sabe quanto fatura uma esmalteria, basta encontrar bons fornecedores, ter profissionais qualificados, estabelecer um leque variado de serviços e começar a ganhar dinheiro aí na sua região.
Estou na torcida para seu negócio ser um participante ativo na elevação de auto estima das pessoas.
Forte abraço!
3 comentários
Marcus
Muito bom!; todas as dicas de gestão para o negócio de esmalteria. Obrigado!
Vanessa Oliveira
Que artigo sensacional! Tenho uma esmalteria faz menos de um ano e me sinto um pouco perdida.
Me ajudou muito!
Gratidão!
Renata
Salário de R$1.200 a R$5.000 e comissão de 50 a 70% pode fechar o negócio, pois só é vantajoso pra manicure. 😂🤣