O faturamento de uma borracharia pode variar de R$10 mil a mais de R$100 mil e tudo vai depender do tipo de gestão operacional e financeira escolhida pelo dono.
Para ter uma média mais precisa também é necessário analisar a localização, a estrutura do negócio e os tipos de serviços disponibilizados.
Para te ajudar a entender melhor esses ganhos e te ajudar a alavancar suas vendas, trago neste artigo um guia completo sobre a rentabilidade de uma borracharia.
Acompanhe e entenda mais sobre quanto fatura uma borracharia em média:
Saiba quanto ganha em média o dono de uma borracharia
Os ganhos do dono de uma borracharia se resumem a 60% do lucro líquido que o estabelecimento atinge mensalmente.
Esse lucro pode ser adquirido após o pagamento de todas as despesas, sejam fixas ou variáveis.
Nestas despesas estão inclusos o pagamento de funcionários, pagamento de encargos referente ao vínculo empregatício, impostos de acordo com o regime tributário, aluguel, conta de energia, água, pagamento de fornecedores e manutenção de equipamentos.
Após retirar toda a grana para quitar essas dívidas, 40% deve ser direcionado para reinvestimento no negócio e fundo reserva e os outros 60% ficam livres na mão do dono.
Em um estabelecimento com receita de R$20 mil, a média de lucro líquido é de R$7 mil, sendo que R$2.800 serão reservados para reinvestir.
Entenda quanto ganha em média um borracheiro
Segundo o site vagas.com um borracheiro ganha entre R$ 1135 e R$ 2005 Reais, mas esses valores podem crescer muito se a empresa pagar ao funcionário através da produtividade e disponibilizar o comissionamento de acordo com o estabelecimento de metas.
A dica para esses profissionais é que busquem estabelecimentos que tenham projetos que possibilitem o aumento desses ganhos.
Para os donos de borracharias, implementar essas metas e bonificações são coisas que estimulam o trabalho e entregam maior agilidade e eficácia nos serviços prestados e isso é um ponto super positivo para a reputação do negócio e para a receita da empresa.
Conheça o mercado de automóveis no Brasil
No ano de 2020, as vendas de automóveis usados ou seminovos somaram 11,4 milhões de unidades – o que corresponde a 83,4% do mercado total.
Essa grande movimentação corresponde a um aumento de 80% quando comparados com o ano de 2019.
Com essa crescente constante e projeções positivas para esse segmento a atuação de borracharias, oficinas mecânicas e outros serviços voltados para o cuidado desses veículos automotores são cada vez mais necessários.
Implemente melhorias no seu espaço para alavancar as vendas
Muitas borracharias não ultrapassam a marca dos R$10 mil mensais pela falta de cuidados com o ambiente e implementações inovadoras.
Para te ajudar a começar nesse segmento com tudo, vou trazer abaixo algumas ações que você pode realizar para conseguir melhores resultados.
Veja:
Estruture uma borracharia moderna
As borracharias modernas deixaram para trás aquele ambiente pacato e mal cuidado para investir em um ambiente gourmetizado e cheio de estilo.
A ideia dessa inovação é trazer uma paleta de cores que representam a identidade do seu negócio, investir em móveis e decoração como miniatura de carros, quadros de motos, bicicletas e automóveis e utilizar os pneus para fazer outras estruturas como bancos, cubas de pias e outras criações mais rústicas.
O importante dessa mudança de visual é deixar o ambiente mais convidativo e diferenciado dos concorrentes – o que pode acabar permitindo que você eleve os preços cobrados pelos serviços e produtos.
Disponibilize serviços adicionais
Que tal entregar aos clientes possibilidades que vão além dos serviços de borracharias comuns?
Ainda que inicialmente não tenha muita demanda, com o tempo a tendência é que a oferta atraia os clientes fregueses a consumirem esses serviços e divulguem a novidade para outras pessoas, fazendo com que sua carteira de consumidores fique cada vez mais recheada.
Entre os serviços inovadores que você pode disponibilizar estão:
- Troca e reparo de calotas;
- Oficina de alinhamento e balanceamento;
- Disponibilize atendimento 24h in loco (atender aos clientes no local que ele precisar durante todo o dia);
- Reposição de peças;
- Limpeza de pneus;
- Serviços de estética automotiva.
Venda produtos variados
Ao montar uma borracharia uma das principais coisas que você deve pensar em fazer é vender produtos que estejam relacionados com o nicho de veículos.
Isso costuma aumentar o ticket médio dos clientes, além de possibilitar que o seu espaço solucione mais de um problema de uma só vez.
Veja abaixo algumas peças e acessórios que você pode investir:
- Calotas;
- Produtos para limpeza e manutenção de pneus;
- Óleo para motor;
- Lâmpadas e néons para faróis;
- Adesivos;
- Retrovisores;
- Capas para bancos e volante;
- Porta copos para carro;
- Cadeirinha;
- Outras auto peças.
Monte uma borracharia e fature!
Agora que você já sabe quanto fatura uma borracharia e quais as melhorias pode fazer para aumentar esses ganhos, o que está esperando para correr atrás da documentação e colocar seu negócio para funcionar?
Espero que o artigo tenha te ajudado e que você consiga estruturar uma borracharia de destaque aí na sua cidade.
Estou na torcida pelo seu sucesso!
Abraços e até a próxima!
2 comentários
robson cardoso
Boa noite.
Muito obrigado pelas informacoes,muito valiosas.
Obrigado por nos ajudar.
abs
Everton Barros
Muito obrigado pela dica