O faturamento médio de um mercadinho de bairro fica entre R$5 mil e R$30 mil Reais, sendo que alguns estabelecimentos chegam a faturar mensalmente valores acima de R$300 mil Reais.
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Sebrae, de 1.000 minimercados, 327 faturam menos de R$30 mil, 258 conseguem um valor acima disso e os outros 419 não souberam responder.
A verdade é que o valor de ganho de um estabelecimento como esses pode variar muito de acordo com vários aspectos.
Por isso que além de trazer algumas informações sobre o mercado, eu vou te dar algumas dicas para alcançar os melhores números possíveis.
Conheça a margem de lucro de um mercadinho de bairro
A margem de lucro de um mercadinho de bairro gira em torno de 30% a 50% em cima do que foi faturado. Sendo assim, uma loja que fatura entre R$5 mil e R$30 mil, consegue lucrar um valor entre R$1.500 e R$15 mil.
Lembrando que essa margem só é medida depois do pagamento de todos os custos fixos que o negócio tem. Portanto, após ter ideia do seu faturamento, pague todas as suas contas para saber o lucro real obtido.
Esse retorno financeiro pode ser muito maior se existir um planejamento bem detalhado do que deve ser implementado e as formas de fazer isso. Então, foque sempre em um bom projeto!
Entenda como aumentar a margem de lucro de um mercadinho
Saber quanto fatura um mercadinho não é indicação de um teto máximo de ganho, muito pelo contrário. Pode ser uma forma de entender que você pode chegar ainda mais longe do padrão.
Como falei mais acima, o faturamento desse negócio varia de acordo com várias questões e eu trouxe algumas delas que podem te ajudar a ter melhores resultados.
Confira:
Localização
Apesar de ter como foco atender apenas o seu bairro, procure se posicionar no lugar mais movimentado dessa região, para aumentar o fluxo de clientes e facilitar a acessibilidade deles.
Não esqueça também de avaliar a concorrência que terá e tente disponibilizar um ambiente mais agradável e mais chamativo que ela.
Variedade de produtos
Tenha o maior número de setores possível para atrair pessoas com diferentes perfis e busque apresentar uma variedade alta de produtos. É importante que se atente a esse leque de opções que fornecerá ao consumidor, pois de nada adianta ter um setor de padaria e só vender pão francês, sabe?
Fazer isso pode ajudar com que o ticket médio do mercadinho aumente consideravelmente, já que ele encontrará tudo que precisa em um único lugar.
Quantidade de caixas
Dentro das suas condições de pagamento, é importante que o seu estabelecimento tenha uma quantidade de caixas que permita rapidez ao atendimento. Quanto mais rápido os atendimentos, mais pessoas comprarão e mais dinheiro entrará.
É bom observar o fluxo do seu mercadinho para tomar essa decisão. Lembre-se que a implementação de caixas significa custo operacional com equipamentos e também com a contratação de pessoas.
Serviços disponibilizados
Oferecer alguns serviços bônus pode elevar o patamar do seu negócio no segmento. Tente disponibilizar recargas de celular, vendas de galão de água mineral, gás de cozinha e entregas de mercadorias a domicílio.
Essas pequenas coisas com certeza podem aumentar bastante o seu lucro mensal. Então, use a criatividade e vá implementando serviços adicionais.
Quantidade de funcionários
Economizar dinheiro é uma forma de ganhar mais, portanto, as suas contratações devem ser bem pensadas. Não falo somente em relação a pessoas para ficar no caixa, como também de empacotadores, pessoas na padaria ou açougue e pessoas para arrumação de prateleiras.
Contrate apenas a quantidade necessária de funcionários que atenda bem a sua clientela e evite um custo fixo elevado sem motivo.
Fornecedores
Ter fornecedores bons significa ter bons resultados. Isso ocorre porque a compra de produtos com preços mais baratos, permite que você eleve o lucro individual do produto e consiga aumentar o ticket médio da sua clientela, que vai se sentir atraída a gastar mais pelo preço diferenciado.
Divulgação
Uma das principais estratégias para aumentar o lucro e o faturamento de um mercadinho é focar na divulgação desse empreendimento.
No processo de criação de campanha tente destacar o seu diferencial, apresentando produtos inovadores com preços acessíveis que sirvam de ímã para a curiosidade das pessoas.
Pesquise muito antes de realizar a contratação de empresas para fazer o seu marketing, verifique a autoridade dela e trabalhos que já realizou, para entender se ela se adequa ao perfil que você procura.
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Conheça o mercado de mercadinhos no Brasil
A Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), aponta um crescimento de minimercados no Brasil.. Apesar de cobrar preços em média 3% mais caros que redes de supermercados, essas lojas ficam mais próximas do consumidor e 98% delas permitem a compra para pagar depois (o velho fiado).
Diversas empresas grandes têm voltado sua atenção para esse modelo de negócio pela proposta diferenciada e alta aceitação pela população. O Extra inclusive têm criado algumas versões compactas de sua loja para atender a bairros menores e ver os resultados da experiência.
Sem dúvidas esse é um nicho em expansão que vem sendo abraçado por muitos visionários, inclusive os que já possuem resultados milionários, como é o caso da rede Pão de Açúcar.
Vale a pena investir em mercadinho de bairro?
Sabendo da crescente desse mercado no país, das possibilidades de aumentar o lucro líquido e de todos os fatores que ditam quanto fatura um mercadinho de bairro, vale muito a pena sim!
Basta traçar um plano estratégico, estudar bastante a sua concorrência direta e indireta, implementar inovações, contratar uma empresa de marketing e um profissional contador, para ajudar em todas as questões financeiras e burocráticas que terá que resolver na sua caminhada.
A partir disso, o céu é o limite! Esteja atento a todas as inovações do ramo e foque em legalizar o seu negócio!
Te desejo sorte na empreitada e te encontro no próximo artigo.
1 comentário
Eduardo Henrique da Fonseca
Matéria muito boa. Dá uma boa dimensão para ampliar a pesquisa de campo.