Quanto custa criar uma marca de cosméticos?

Publicado por Lidia Massari em 20 de fevereiro de 2024

Não é possível bater o martelo sobre o investimento necessário para abrir uma marca de cosméticos, pois os custos variam substancialmente conforme o escopo do projeto, tipo de produto, campanha de lançamento e estrutura operacional.

No contexto de uma loja virtual, os custos giram em torno de R$10.000,00, mas podem ultrapassar rapidamente os R$50.000,00, caso você monte uma estrutura física.

Diante disso, este conteúdo especial mostrará quanto custa criar uma marca de cosméticos de sucesso, além de dicas pontuais para seguir em frente com seu sonho!

Quanto custa criar uma marca de cosméticos na prática?

quanto custa criar uma marca de cosméticos

Atualmente, o Brasil é o quarto maior mercado de produtos de beleza, cuidados pessoais e bem-estar. Somente EUA, China e Japão estão à frente, segundo informações da Euromonitor International.

Só para ilustrar, o setor cresceu mais de 550% nos últimos 6 anos, de acordo com a ABIHPEC. Nesse meio de campo, marcas de pequeno e médio porte se destacam, e formam uma frente de trabalho composta por mais de 3.500 empresas.

Ainda que o setor seja sólido e apresenta curva de crescimento expressiva, é preciso cautela no lançamento de marcas. Quando falamos em custos para abrir empresas de cosméticos, é como dizem: “o buraco é mais embaixo”.

Afinal de contas, todo projeto tem particularidades que influenciam no investimento total.

Principais fatores que interferem no teto de gastos

  • Desenvolvimento de produtos com pesquisa, formulação, testes e produção piloto.
  • Qualidade, materiais e embalagem (sofisticadas ou simples).
  • Design com a contratação de profissionais experientes.
  • Questões de regulamentação e conformidade legal.
  • Investimento em marketing nas etapas de lançamento.
  • Rede de distribuição e logística.
  • Infraestrutura e mão de obra.
  • Sistemas gerenciais, controle de qualidade e tecnologia de ponta.
  • Ampla pesquisa de mercado, desenvolvimento e conceituação da identidade da marca.
  • Gastos com reformas ou criação de e-commerce de alta conversão.

Em vista desses fatores, você entende como o custo para abrir sua marca de cosméticos pode ser mínimo, mas pode também escalar rapidamente conforme seu projeto se torna complexo?

Projeto pequeno para iniciar com pouco dinheiro

Considere o projeto pequeno aquele que você inicia com uma estrutura mínima, além da atuação através do mundo digital.

  1. Gastos principais: registro da marca, desenvolvimento de produtos simples, embalagens padrões, legalização e marketing digital para divulgação.
  2. Processo comercial: número pequeno de produtos para reduzir os custos, embalagens e designs convencionais e gasto mínimo com estratégias de marketing.
  3. Investimento médio: você pode esperar investimentos entre R$10.000,00 e R$50.000,00.

Projeto de médio porte

Já no projeto de médio porte, os produtos têm mais elaboração técnica e as embalagens ganham novos padrões visuais. Além do mais, o próprio registro de patentes agrega um custo maior ao projeto, e o investimento em marketing precisa ser amplo.

Nesse cenário, o investimento provável em sua marca de cosméticos gira em torno de R$50.000,00. Porém, não se espante caso o valor se aproxime de R$150.000,00 ou mais.

Projeto complexo com estruturação profissional e desenvolvimento estratégico

No fim da esteira da abertura de marcas de cosméticos, temos aquele projeto de alta complexidade. Geralmente, são negócios desenvolvidos por empreendedores que já tiveram sua parcela de experiência no mercado.

Isso porque o investimento, que supera R$200.000,00 facilmente, tem como foco os seguintes pilares:

  • Amplo portfólio de produtos e cosméticos para diferentes necessidades.
  • Embalagens com alta personalização e patente própria.
  • Laboratório próprio para testes.
  • Estrutura física robusta para acompanhar a demanda.
  • Campanhas de marketing digital de larga escala.

Via de regra, aqui o empreendedor já superou até mesmo a abertura de uma mini fábrica, pois conhece o caminho para superar desafios. Inclusive, não é raro casos em que a pessoa terceiriza a produção de cosméticos com empresas de referência.

O que é preciso para criar uma marca própria de cosméticos: 4 passos valiosos

O que é preciso para criar uma marca própria de cosméticos

Até aqui você entende melhor quanto custa abrir uma marca de cosméticos, certo? Mas você sabe o que é necessário para abrir uma marca sólida?

1. Pesquisa de mercado

Eu conheço pessoas que investiram uma boa grana na estruturação da sua marca de cosméticos. Porém, essa decisão surgiu do nada, ou seja, sem projeto, estrutura, planejamento ou estratégia.

Naturalmente, o resultado não poderia ser diferente, eles quebraram em poucos meses. Todo esse transtorno e decepção seriam impedidos com uma simples pesquisa de mercado, que é crucial para você mapear pontos como:

  • Compreender as tendências do universo dos cosméticos.
  • Alinhar as necessidades dos consumidores.
  • Levantar dados relevantes acerca da concorrência e sua atuação.
  • Definição do posicionamento da marca.
  • Identificar oportunidades únicas para atuar com mais segurança.

2. Desenvolvimento dos produtos

A concorrência atual obriga você a desenvolver produtos exclusivos para necessidades emergentes. Por exemplo, os dermocosméticos são uma das tendências mais lucrativas atualmente, porque o consumidor enxerga valor neste produto.

No entanto, a marca que produz cosméticos aleatórios apenas para atender essa demanda, mas sem focar na real dor do cliente, não vende. Portanto, o produto deve seguir o conceito da marca que você quer imprimir no mercado.

Sendo assim, invista tempo, destine recursos, considere a segurança em primeiro lugar e destaque seu apelo visual. Inclusive, use ingredientes naturais e sustentáveis para atrair consumidores conscientes.

3. Marketing estratégico de lançamento

Sempre que surge a questão da divulgação, parte das pessoas assume imediatamente apenas a presença digital. Todavia, o marketing estratégico de lançamento é muito mais complexo e envolve: pré-lançamento, desenvolvimento de projeto e pós-lançamento:

  • Trabalhe os aspectos de marketing de branding.
  • Divulgue embalagens profissionais e atraentes.
  • Estabeleça uma forte presença digital.
  • Contrate um time especialista em lançamento de campanhas para oferecer promoções de inauguração.
  • Forme parcerias com micro, pequenos e médios influenciadores do segmento da beleza.
  • Trabalhe diariamente a visibilidade digital da marca.

4. Cumprimento recorrente das regulamentações

Por último, a regularização da empresa é o alicerce para evitar problemas futuros que podem ferir sua integridade. Diante disso, procure se inteirar sobre as principais regulamentações, normas e regras da indústria brasileira de cosméticos.

Não deixe de seguir as regulamentações municipais e estaduais, bem como registro de produtos, apresentação de laudos de testes e, sobretudo, caprichar na rotulagem conforme parâmetros legais.

BÔNUS: quais os cosméticos mais vendidos no Brasil?

Todo mundo sabe que alguns cosméticos nunca saem de moda, como os batons, bases, rímeis e corretivos, né? Só que as preferências do consumidor moderno estão em constante transformação, a exemplo dos cosméticos sustentáveis.

Nesse sentido, saber o que mais vende em uma loja de cosméticos é o posicionamento perfeito para criar uma oferta única. Nos últimos anos, o mercado mudou muito, com isso, novos produtos entraram no radar das pessoas:

  1. Maquiagem: batom, rímel, base, pós-facial, máscaras, corretivos, sombras, glitter e delineador.
  2. Produtos para cuidados com a pele: demaquilante, protetor solar, hidratante facial, esfoliante, sabonete facial, tônico e revitalizante.
  3. Dermocosméticos: cremes, hidratantes, shampoos, condicionadores, esmaltes, séruns, sabonetes. Foque em antirrugas, anti-idade, antiacne, antioxidante, clareamento, antissinais e limpeza profunda.
  4. Tratamento capilar: hoje não são apenas as mulheres que dedicam tempo e cuidado aos cabelos. Os homens procuram diariamente soluções para reforçar o tratamento capilar.

Achou interessante saber tudo sobre quanto custa abrir uma marca de cosméticos? Depois que você compreende que são produtos com alta margem de lucro, a tomada de decisão fica mais fácil, mas para isso, se empenhe, boa sorte.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, até a próxima!

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Lidia Massari
Graduação em Publicidade e Propaganda, com oito anos de especialização em Marketing de Conteúdo, Inbound e SEO. Sou entusiasta de tecnologia, inovação, fascinada pela robótica e filmes de ficção científica. Sou curiosa e adoro aprender coisas novas.

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