A média de quanto cobrar por um mini bolo costuma ficar entre R$10 a R$45, podendo variar muito de acordo com o tipo, o peso, recheio e ingredientes utilizados na receita.
Para ter uma noção exata em relação ao seu produto, é preciso calcular os custos de produção, definir o tamanho e os sabores que irá trabalhar. Além disso, é preciso escolher de que forma pretende atuar e qual tipo de produto irá fabricar, para que a precificação ocorra de forma justa e competitiva.
Abaixo trago todos os aspectos envolvidos no processo de atribuição de preço para esse produto.
Confira o valor de um mini bolo:
Primeiro entenda os seus custos de produção
O custo de produção é o principal fator que deve ser calculado na hora de atribuir um preço ao mini bolo. Dentro desses custos, existem os valores diretos e indiretos e trago abaixo todos eles para te ajudar a colocar tudo na ponta do lápis antes de definir uma margem de lucro.
Veja:
Ingredientes
Todos os ingredientes utilizados na receita devem ser levados em consideração (até mesmo a farinha de trigo e margarinas utilizadas para untar a forma).
O cálculo de cada ingrediente deve ser feito mais ou menos assim:
Supondo que você compre uma caixa de farinha de trigo com 10 kg por R$23,50 e utilize 125 g por receita, isso quer dizer que o custo por unidade com esse componente é de aproximadamente R$0,30.
Veja o cálculo:
- 23,50/10 = 2,35 por kg;
- 1000g/125g = 8;
- 2,35/8 = 0,29375 que é aproximadamente R$0,30
Equipamentos e utensílios
Todas as aquisições que forem feitas exclusivamente por conta desse negócio, devem ser colocadas na ponta do lápis e distribuídas entre os produtos fabricados no mês.
Por exemplo:
Se você comprou um fuet de R$10 e faz cerca de 60 bolos por mês, cada bolo deve ter o acréscimo de 10/60 = 0,166 que é aproximadamente 0,17.
A aquisição de equipamentos com preços mais altos, como uma batedeira planetária, deve ser dissolvida por mais meses, para não acabar deixando o seu mini bolo caro.
Mão de obra
Muita gente tem dúvida de quanto cobrar pela mão de obra de um bolo, mas o cálculo é bem simples também.
O primeiro passo é definir um valor de renda mensal (lembrando que você é empreendedor e tem diversos gastos por fora). Adotando uma média de R$4 mil e definindo a carga horária de 44h semanais, isso quer dizer que 1h de trabalho custa R$22,72.
Se um mini bolo demora 20 minutos para ficar pronto, isso quer dizer que você deve acrescentar R$7,50 (que já fará parte da sua margem de lucro).
Energia elétrica e gás
O cálculo aqui é básico, veja quanto tempo sua batedeira, liquidificador e outros equipamentos utilizam a energia elétrica e quanto tempo você demora passar assar os bolos ao longo do dia.
Depois veja no contador quanto você paga pelo KWh e faça uma regra de três. Para o gás, basta ver quanto está saindo a hora do gás na sua região, mas o valor fica entre R$0,86 e R$1,10.
Formas e embalagens
A aquisição de embalagens e formas devem ser acrescentadas ao preço final do produto, com uma margem em torno de 10% a 20% em cada uma.
Sabendo que um pacote com 10 embalagens de PVC e acetato custa R$62, cada uma sai a R$6,20 e você pode cobrar esse valor do cliente ou R$7,45.
Defina o tamanho do seu bolo
É super importante com quais tamanhos irá trabalhar. A definição do tamanho gira em torno da altura, circunferência e do peso.
Um mini bolo de 10×10 custa em média R$45, enquanto que um de 15×15 custa em média R$80.
O peso pode variar, mas quanto mais recheio e cobertura fizer, mas o preço precisa aumentar.
A precificação pode associar as três variáveis ou simplesmente trabalhar com elas separadamente. O ideal é ver como os concorrentes têm mais procura e abraçar essa ideia.
Monte um cardápio variado
Os sabores do seu produto impactam diretamente na tabela de preço de mini bolo do seu negócio, já que os ingredientes são os principais custos diretos que devem ser quantificados.
Veja abaixo algumas opções de sabores e a média de preço que pode cobrar:
- Chocolate – R$10;
- Brigadeiro – R$10;
- Beijinho – R$10;
- Casadinho – R$12;
- Churros – R$15;
- Nutella – R$17;
- Ninho – R$17.
Cobre por adicionais
Muitos adicionais podem ser solicitados pelos seus clientes e você precisa pensar nos preços de cada coisa, para não se perder nas contas e deixar dinheiro na mesa, beleza?
Os valores extras podem variar de R$2 a R$15, a depender da quantidade e do que foi solicitado.
Entre as opções você pode disponibilizar:
- Cartão personalizado;
- Nome escrito com a cobertura;
- Tags;
- Balão personalizado;
- Imagem em papel de arroz;
- Frutas;
- Camada extra de recheio;
- Mais um andar de bolo;
- Adição de algum ingrediente.
Forma de atuação
Existem várias formas de se inserir no mercado de trabalho e isso também irá ditar o valor médio que você fatura todos os meses.
Entre as escolhas que você precisa fazer, existem 3 principais:
Vender de casa ou montar uma loja
Você pode vender mini bolos de casa, desde que tenha um espaço reservado para o preparo dos pedidos e tenha liberdade para fabricar o que quiser, na hora que precisar.
A montagem de uma loja garante um profissionalismo a mais ao seu negócio, mas exige investimentos maiores e isso pode ser um passo precipitado, a depender de suas condições financeiras.
As produções caseiras costumam ser mais baratas, por ter menos custos fixos e variáveis envolvidos, mas isso não significa que a margem de lucro será menor, porque apesar dos estabelecimentos cobrarem mais caro, os gastos também são maiores.
Venda para pessoa física ou venda para empresas
A venda para o consumidor final permite que você tenha preços maiores, acompanhando confeitarias e grandes estabelecimentos do mercado, enquanto que a venda para empresas exige que você tenha preços bem mais acessíveis, para possibilitar que o estabelecimento acrescente a margem de lucro dele, sem se distanciar dos concorrentes.
Produzir independente da demanda ou atuar com encomendas
As pessoas que fazem mini bolo todos os dias correm o risco de não conseguir vender e acabar jogando muita grana no lixo, mas essa produção acaba estimulando o empreendedor a dar o máximo para conseguir comercializar esse produto.
As encomendas dão a segurança de que o estabelecimento só irá produzir o que já está parcialmente pago, porém esse tipo de atuação deixa muita gente acomodada e isso reduz demais os ganhos mensais.
Saiba precificar cada tipo diferente de bolo
Se você vai fazer mini bolo vulcão para vender, não pode cobrar o mesmo que um mini bolo caseirinho, porque o recheio utilizado eleva a proposta do produto e os gastos de fabricação.
Sabendo disso, é interessante que decida quais tipos de bolo seu estabelecimento terá e precifique de forma inteligente.
Veja abaixo os tipos de mini bolo mais comuns:
Monte já sua tabela e comece a lucrar agora mesmo
Agora que já sabe quanto cobrar por um mini bolo, basta definir os sabores, tamanhos e tipos de bolo, escolher uma forma de atuação e focar em um público alvo.
Agindo de forma estratégica, o sucesso do seu negócio é uma questão de tempo.
Te encontro no próximo artigo!
Abraços!