O lucro de uma distribuidora de cerveja pequena, com funcionamento de domingo a domingo, consegue ser de aproximadamente R$ 8 mil Reais. Só que isso depende da região, da variedade de produtos e do fornecedor parceiro.
Vou te apresentar nesse artigo tudo o que você precisa saber para quantificar toda a grana que entra no seu negócio de uma forma mais precisa, além de trazer dicas para você aumentar ainda mais o seu faturamento.
Entenda como precificar sua cerveja
Para conseguir atribuir um preço justo ao seu produto e conseguir ter um lucro satisfatório distribuindo cervejas é preciso ter jogo de cintura nas diferentes situações que podem surgir no seu estabelecimento no momento da compra.
Vamos supor que você comprou um palete de caixa de cerveja e cada caixa saiu a R$20 para você. Sabendo a média de preço dos demais estabelecimentos, você decidiu cobrar R$24 para seu cliente final. Como a caixa vem 12 unidades, cada unidade deveria sair pelo preço de R$2, certo?
Acontece que o principal intuito de uma distribuidora é vender em quantidade, portanto, as pessoas que compram a unidade vão precisar pagar um pouco mais caro pela escolha e tá tudo bem.
Você pode colocar o preço final por unidade a R$2,50, por exemplo. Esse pequeno ajuste não faz muita diferença para o consumidor e permite que 12 unidades sejam vendidas por R$30, aumentando seu lucro bruto de R$4 para R$10.
Outra situação é se a pessoa quiser comprar o produto gelado, nesse caso você precisa pensar no seu custo com energia elétrica e na facilidade que está proporcionando para o cliente.
Uma boa sacada é pegar o lucro de uma caixa de cerveja quente e dobrar para que consiga pagar a eletricidade gasta e ter um ganho a mais. Sendo assim, o seu preço final poderia ficar em torno de R$28, o que significa que sairia R$4 mais caro que a quente e R$2 mais barato do que as unidades.
Tendo mais ou menos essa linha de raciocínio você consegue fornecer um preço compatível com o mercado e lucrar satisfatoriamente em cada situação.
Saiba como calcular a margem de lucro de uma distribuidora de cerveja
A margem de lucro da venda de cervejas, gira em torno de 15% a 50% a depender da quantidade que o cliente quer comprar. Porém, esse valor não é o lucro líquido do empreendimento.
Para medir a margem de lucro líquido é preciso saber todos os custos fixos que foram necessários para que aquele produto fosse vendido.
Vamos supor que você tem um funcionário que trabalhe 44h por semana ganhando um salário mínimo, um espaço com aluguel de R$2 mil mensal e uma conta de luz de R$300. Para ficar mais fácil de entender, vamos fazer um cálculo por hora.
Entendendo que a distribuidora funciona 12h por dia, veja o exemplo abaixo:
Durante uma hora do dia, foram vendidas quatro caixas de cerveja quente (20% de lucro em cada), duas geladas (40% de lucro em cada) e seis unidades (50% de lucro em cada), gerando um lucro bruto médio de 38% – aproximadamente R$49 reais.
Para chegar ao lucro líquido da distribuidora é preciso subtrair R$5,93 da hora do funcionário, a hora do aluguel R$5,55 e a hora da energia R$0,83, o que dá R$35,69 – uma média de 27%.
É claro que você precisa retirar todos os outros custos fixos envolvidos, mas é a base de cálculo é a mesma.
Conheça o mercado de cervejas no Brasil
O Brasil é considerado o terceiro maior fabricante de cerveja do mundo inteiro, com 13,3 bilhões de litros fabricados segundo o Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (Sindicerv).
Somente no ano de 2019 o setor gerou 77,7 bilhões em faturamento, o que corresponde a 2% do Produto Interno Bruto (PIB).
A enorme paixão dos brasileiros pela bebida possibilitou 2,7 milhões de novos empregos no último ano, além da movimentar outros setores como o de transporte, fabricação de alumínio, energia e fabricação de vidro.
Apesar da crise e dos impactos gerados, as projeções para o mercado cervejeiro é boa! Espera-se um crescimento de até 36% nos próximos cinco anos.
Dicas para aumentar o seu faturamento
Existem algumas implementações super práticas e fáceis que você pode realizar para aumentar a lucratividade de uma distribuidora de cerveja, confira cinco delas a seguir:
Venda outros produtos
Ainda que a sua proposta principal seja a comercialização de cerveja é importante que abra os seus horizontes e abrace outras possibilidades para conseguir vender melhor e atingir outros públicos.
Veja essa lista, por exemplo, com 12 produtos que você pode disponibilizar para os seus clientes:
- Refrigerante;
- Vinhos;
- Cervejas especiais;
- Vodka;
- Energético;
- Whisky;
- Gin;
- Cachaça;
- Gelo;
- Carvão;
- Sal grosso;
- Cigarro;
- Isqueiro.
Tenha bons fornecedores
Essa é a principal preocupação que um distribuidor precisa ter, porque o preço de compra vai definir a porcentagem de lucro que será gerado ao vender a cerveja.
Pesquise o fornecedor que te oferta melhores condições de pagamento, além de promoções e bônus em compras de valores altos.
Uma opção que pode ser válida é comprar direto na Ambev ou com algum distribuidor autorizado local. Faça uma pesquisa completa e avalie o melhor para o seu sucesso!
Monte combos e promoções
Criar combos é muitas vezes sinônimo de desconto e isso costuma chamar muito a atenção dos clientes para uma distribuidora de bebidas.
Você pode montar um pacote de vodka com energético, de uísque com energético ou até mesmo um combinado de cerveja e gelo.
Use a criatividade, veja quais bebidas têm mais procura na sua região e comece a testar. Além disso, abaixe um pouco o preço final para que as pessoas sintam que é mais vantajoso adquirir duas coisas ao invés de uma.
Esse tipo de atitude costuma aumentar o ticket médio e fidelizar clientes.
Crie suas próprias cervejas
Distribuidoras geralmente focam em vendas em quantidade e muitas vezes detalhes de melhorias na qualidade são deixados de lado. Produzir cervejas artesanais pode ser um belo investimento para se destacar entre a concorrência.
Invista em delivery!
Quantas pessoas precisam comprar uma bebida de última hora e não podem sair de casa? O que ocorre é que muitas vezes recebemos alguma visita inesperada ou percebemos que a cerveja da festa tá acabando e se ausentar em momentos como esses gera um clima meio chato, não é mesmo?
É exatamente por isso que você deve se fazer presente através de um disk cerveja. Esse apoio fornecido com certeza gera muita reciprocidade e fidelização dos seus clientes, então invista e veja a aceitação dos consumidores.
Vale a pena montar uma distribuidora de cerveja?
Conhecendo as projeções super positivas do mercado e as possibilidades de aumentar o lucro de uma distribuidora de cerveja pequena vale muito a pena investir nesse segmento.
Com um bom planejamento e um pouco de conhecimento sobre a demanda deste produto, você pode mudar de vida. Tudo depende de você!
Espero que tenha gostado das dicas e aproveite para conferir também o artigo que ensina como montar uma distribuidora de bebidas passo a passo. Porque vai lhe ajudar a iniciar corretamente!
1 comentário
Sebastião Rocha
Boa tarde!
Iniciei uma distribuidora de bebidas em novembro de 2020. Em plena pandemia!
Olha, adorei suas dicas!
Obrigado e tenha muito sucesso.
Sebastião Rocha.