Qual a margem de lucro em frutas e verduras?

Publicado por Jéssica Trabuco em 25 de fevereiro de 2021

A margem de lucro em frutas e verduras é medida de acordo com o local de atuação, o tipo de público e o fluxo de clientes e pode variar de 15% a mais de 25%.

Neste artigo, trago tudo o que você precisa saber para alavancar as vendas do seu negócio e triplicar a sua receita. Confira:

Saiba primeiro qual o faturamento da venda de frutas e verduras


Qual a margem de lucro em frutas e verduras

O faturamento de um estabelecimento é medido por todo dinheiro recebido durante o mês, sem descontar os custos fixos e variáveis. 

Sendo assim, não importa se você vai montar um sacolão, abrir uma quitanda ou vender verdura de porta em porta, é preciso estar em um local com alto fluxo de pessoas e ter produtos chamativos para aumentar o ticket médio do seu estabelecimento e a sua receita. 

Pegando esses estabelecimentos como exemplo podemos dizer que o faturamento médio de um sacolão gira em torno de R$7 mil, o de uma quitanda fica na faixa dos R$10 mil e a venda de porta em porta ou o vendedor ambulante consegue faturar uns R$4 mil.

Só deixando claro que o vendedor pode atingir lucros mais satisfatórios que uma quitanda, desde que tenha estratégias mais eficazes e saiba como aplicar de forma correta a sua grana.

Entenda a margem de lucro em frutas e verduras


A margem de lucro de frutas e verduras não depende só do faturamento, na verdade está muito mais associada ao controle de despesas e a administração financeira do dono. 

Por exemplo: Uma empresa que tem faturamento de R$10 mil reais e uma margem de lucro de 20%, pode ganhar menos do que um empreendimento com faturamento de R$4 mil, se ele tiver uma margem de lucro de 80%, percebe? 

A ideia é que quanto menor forem os gastos com custos fixos e variáveis, mais margem de lucro o empreendedor terá. 

Por isso, é interessante começar como Microempreendedor Individual (para ter menos impostos a pagar) e reduzir os custos desnecessários – como contratação de pessoas. 

Além desses fatores, é importante avaliar também o tipo de público alvo do estabelecimento, se é atacado ou varejo. 

É estimada uma média de lucro para atuação no atacado entre R$8 mil e R$12 mil, já no varejo esse valor varia entre R$2 mil e R$8 mil. 

Alguns empreendimentos maiores localizados em grandes cidades que atuam para os dois tipos de público podem chegar a lucrar mais de R$15 mil por mês. 

Sendo assim, a margem de lucro em frutas e verduras pode variar de 15% a mais de 25%.

Conheça o ticket médio dos clientes


O ticket médio é o valor que o cliente gasta com você em cada visita. A estimativa é que na compra de frutas e verduras esse valor gire em torno de R$10 a R$60 reais. Só que isso vai depender muito do tipo de produto que você oferece, dos preços cobrados e do seu atendimento. 

Saiba o que indicar para cada tipo de perfil e seja bem persuasivo nas conversas. Por mais que produtos de qualidade ‘se vendam’ sozinhos, você pode dar uma estimulada a mais nos consumidores.

Por exemplo, se o cliente for comprar um aipim, sugira para ele uma batata doce para o café ou uma bananinha da terra. Se ele estiver com uma melancia na cestinha, fale como o melão está docinho.

Enfim, vá conquistando a atenção das pessoas e elevando os seus produtos, porque isso contribui demais para o ticket médio aumentar.

Conheça as frutas e verduras que mais vendem


montar um delivery de frutas e verduras

Uma das principais sacadas que influenciam diretamente em quanto ganha um hortifruti, uma quitanda ou qualquer outro estabelecimento desse nicho é entender quais frutas e verduras mais vendem. 

Começar o seu negócio sem investir nesses produtos pode fazer com que a sua receita fique abaixo do esperado e você demore de se igualar à concorrência.

Pensando nisso, trouxe abaixo os 10 principais produtos:

  • Maçã;
  • Limão;
  • Mamão;
  • Laranja;
  • Banana;
  • Tomate;
  • Cebola;
  • Cenoura;
  • Alface;
  • Batata.

Conheça o mercado de frutas e verduras no Brasil


As frutas e verduras estão presentes na dispensa de quase todos os brasileiros e são itens usados diariamente, em sucos, saladas, temperos, lanches e café da manhã.

Segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) o Brasil é o terceiro maior produtor de frutas do mundo e a produção de hortaliças se concentra em tomate, batata, melancia, cebola, alface e cenoura.

Das 45 milhões de toneladas produzidas anualmente, 35% é destinada para outros países, fazendo com que o país se destaque também na exportação de produtos desse segmento. 

Com o consumo alto e a produção acompanhando esse índice, o investimento nesse nicho é bem promissor e traz projeções positivas para os anos seguintes.

Dicas para alavancar suas vendas de frutas e verduras


Que vender frutas dá lucro a gente sabe, mas é preciso implementar algumas novidades para aumentar ainda mais o fluxo de clientes, o ticket médio e deixar o estabelecimento mais atrativo. 

Abaixo trouxe quatro dicas para você implementar no seu negócio:

Se preocupe com a organização

A organização das frutas e verduras traz um ar de limpeza e cuidado e essas atitudes trazem ao subconsciente um sentimento de conforto e bem estar. Isso impede que o cliente saia rápido do seu estabelecimento e acabe consumindo mais.

Nessa organização é super importante tentar evidenciar as cores mais fortes em locais como vitrine e deixar as cores mais claras em locais mais escondidos. 

Implemente delivery

A cada dia que passa as pessoas aderem mais a modalidade de entrega em casa. Desde produtos alimentícios à medicamentos, então disponibilizar esse tipo de serviço é uma mão na roda para muita gente e você não pode deixar de implementar.

Para montar um delivery de frutas e verduras é importante estudar o mercado na região, avaliar os estabelecimentos concorrentes, definir uma rota de atuação, estabelecer um preço médio e definir o peso máximo que poderá ser enviado. 

Lembre-se que as frutas e verduras costumam ser pesadas, portanto, é importante deixar claro que existe um limite de peso das compras para o cliente não acabar sobrecarregando o seu entregador. 

Invista em frutas sazonais

Existem algumas frutas que só são vendidas em épocas específicas do ano e é super importante ficar atento a isso, para não deixar essa oportunidade passar.

A exemplo disso, temos:

  • Morango: Abril a dezembro;
  • Cajá: Maio a junho;
  • Jaca: Janeiro a junho;
  • Umbu: Novembro a abril;
  • Manga: Fevereiro a agosto.

Você pode até encontrá-las em outros meses, mas o sabor e a textura são bem inferiores.

Venda outras coisas

Permita que o seu cliente encontre variedades no seu estabelecimento além das frutas e das verduras. 

Uma boa implementação é comercializar produtos de mercearia que costumam aumentar em até 40% o faturamento de estabelecimentos desse tipo.

Faça os seus cálculos e monte seu estoque!


Agora que já sabe qual a margem de lucro em frutas e verduras e quais implementações pode fazer para aumentar ainda mais esses ganhos, basta correr atrás de bons fornecedores e montar o seu estoque. 

Espero que o artigo tenha te ajudado e que você consiga montar um negócio versátil na sua região.

Abraços e até a próxima!

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Jéssica Trabuco
Sou baiana de Salvador, formada em Jornalismo e fundadora do Negócio de Cozinha. Trabalhei com vendas por mais de cinco anos e estudar e falar de negócios faz parte do meu dia a dia! Sou apaixonada em ajudar o outro a mudar o seu mundo e faço o que estiver ao meu alcance para conseguir!

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