Para chegar em um preço de salgados para vender é preciso medir o tamanho, a quantidade e o local em que o produto é comercializado. A unidade pode variar entre R$1 e R$12.
Abaixo vou falar tudo o que você precisa saber para entender o processo de precificação e para saber quanto os empreendimentos desse nicho costumam cobrar pelos seus produtos. Acompanhe:
Entenda como precificar seus salgados
O primeiro passo para colocar o preço de qualquer produto é a definição dos gastos fixos e variáveis por receita.
Para produzir salgados você basicamente vai gastar com os ingredientes, com o frete ou deslocamento para pegar esses ingredientes, embalagens, gás de cozinha, energia elétrica, pagamento de impostos e aluguel.
O cálculo desses gastos deve ser feito primeiro por cada receita e depois por unidade.
Vale lembrar que a criação da tabela de preços de salgados de um estabelecimento depende primeiramente do público alvo dele. Isso significa que se você pensa em ser um fornecedor para pessoa jurídica seu preço será mais baixo do que se você for vender para consumidor final.
Entendendo o cálculo de precificação
Agora você vai entender como calcular o custo do produto, tomando como exemplo uma receita de rendimento de 100 coxinhas grandes de 110g temos:
- 4 kg de frango: R$36;
- 5 caldos de galinha: R$1,26;
- 4 cebolas inteiras: R$2;
- 3kg de farinha de trigo sem fermento: R$7,95;
- 1 maço de cheiro verde: R$1,50;
- 500g de margarina: R$4;
- 15 dentes de alho: R$1,80.
Total gasto com ingrediente: R$54,51.
Supondo que os gastos com os demais custos para essa produção foi de R$5, temos o total de gasto de R$59,51, portanto, o preço de custo de uma coxinha grande sai a R$0,59.
Se você for vender para atacado dá para cobrar entre R$1,50 e R$3, agora se for vender para consumidor final é possível cobrar entre R$4 e R$12.
Portanto, a receita no atacado daria o faturamento entre R$250 e R$300 com margem de lucro entre 320% e 404% e no varejo o faturamento fica entre R$400 e R$1200, com margem de lucro entre 572% e 1916%.
Conheça os aspectos que influenciam no preço de salgados para vender e a média cobrada pelo mercado
Na hora de elaborar sua planilha para calcular preço de venda de salgados é importante pontuar todos os aspectos que interferem no processo de precificação.
Como já foi visto anteriormente, o primeiro deles é a diferença de público alvo, já que o atacado costuma disponibilizar preços mais acessíveis que o varejo, por atender clientes que irão revender o produto, ou seja, precisarão acrescentar o lucro ao valor final de comercialização.
Abaixo trago outros cinco aspectos que devem também ser analisados junto a uma estimativa de preço cobrado por estabelecimentos que atuam neste mercado.
Defina o tamanho do seu produto
Hoje em dia, existem diversos tamanhos de salgados, mas três predominam no mercado, que são: Salgado mini, médio e grande.
Os minis, podem ser vendidos através de combos em copos que têm entre 15 e 20 unidades por porção e o preço médio de mercado varia entre R$1 e R$3.
Os médios podem ser vendidos por unidade a R$1 ou podem ser vendidos em bandejas a partir de 100 unidades, através de encomendas. O valor do cento de salgado no mercado varia entre R$50 e R$150 a depender do tipo de salgado.
Os salgados grandes costumam ser vendidos individualmente e o preço médio deles fica entre R$4 e R$6.
Determine a quantidade
Você pode trabalhar vendendo a unidade ou a porção. A maioria dos locais que vendem salgados acima de 100 unidades fornece um desconto de, pelo menos, 10% e de, no máximo, 50% no valor unitário e focam em ganhar mais lucro na quantidade vendida.
Escolha os sabores
A cada dia que passa, a inovação de recheios e massas cresce com intuito de elevar a experiência gastronômica das pessoas.
O que acontece é que os recheios fitness, gourmet e próprios para intolerantes alimentares costumam ter ingredientes mais caros do que as composições comuns, por isso, essa diferença precisa ser repassada para os clientes. Além disso, eles são mais escassos, o que influencia positivamente na hora de precificar.
Ainda com preço mais elevado essas criações diferentes estão entre os salgados que mais vendem e dão lucro para estabelecimentos atuantes neste nicho.
Por exemplo: O preço de uma coxinha com recheio de frango custa entre R$4 e R$6 e o preço de uma coxinha de camarão com catupiry fica entre R$8 e R$11.
Sabendo disso, tenha um leque de recheios diferenciados para conseguir ganhar um pouco mais de grana.
Decida onde irá atuar
O local de atuação acaba também ditando o preço, já que o mercado de salgados tem muitos concorrentes que influenciam no “preço padrão” estabelecido.
- Os vendedores ambulantes conseguem cobrar uns R$4 já que não têm espaço físico, energia elétrica entre outros custos para se preocupar;
- As lanchonetes cobram entre R$5 e R$7;
- Enquanto as delicatessen, shoppings e empórios chegam a cobrar R$12.
Defina o acondicionamento
Para fechar as variantes que impactam no preço dos salgados, temos o acondicionamento.
Os salgados que são vendidos no formato congelado poupam óleo, trabalho, papel toalha e gás de cozinha.
Sendo assim, os salgados fritos são até 30% mais caros do que os congelados.
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Opte pela melhor forma de comercializar seus produtos e atribua o seu preço
Agora que você já sabe o preço de salgados para vender e todos os aspectos que influenciam diretamente nesse valor, opte pelo que for melhor para o seu objetivo e comece a vender.
Espero que o artigo tenha esclarecido suas dúvidas e que você consiga atribuir um preço final justo para o seu produto.
Estou torcendo pelo sucesso do seu empreendimento!
Abraços e até a próxima!
2 comentários
Lucilena
Adorei suas dicas, estou aposentada w gostaria muito de trabalhar com fogaccias e n tenho ideia de preços p começar visto q os preços dos alimentos tos 3stao nas alturas. Muitíssimo obrigada.
wesley
otimo site solucionou todas as minhas duvidas começarei a vender ainda esse mes… obrigado por suas informaçoes vlw gente