Você tem um negócio e não sabe quais são os pontos fortes e fracos de uma empresa? Isso é um problema, viu? Qualquer pessoa que tem empreendimento precisa reconhecer como ele realmente está – é para isso que existem tantas análises.
O meu objetivo aqui é te apresentar alguns pontos que são considerados positivos e outros que são considerados negativos dentro de uma empresa. Porque só por meio deles você já vai conseguir avaliar muita coisa, mas eu quero ir um pouco além.
Vou te dar algumas dicas de porque isso é tão importante e como você pode fazer de uma forma prática e fácil aí com o seu negócio. Então aproveite esse tempo para poder reorganizar o seu negócio, porque vai valer à pena!
É esse o meu convite: Vem entender o que são os pontos fortes e fracos de uma empresa, avaliar o seu negócio e organizar o que for preciso o quanto antes. Ter esse cuidado vai fazer com que você tenha uma base sólida e cresça de outras formas.
Por que é importante conhecer os pontos fortes e fracos de uma empresa?
Você quer que o seu negócio dê certo? Quer ir mesmo para o próximo nível? Não importa se hoje o negócio é bem pequeno, sabe? Se você já tiver esse cuidado e atenção de agora, as suas chances de ter sucesso com ele serão ainda maiores.
O primeiro motivo é esse: ter esse controle vai te ajudar a ter sucesso de verdade!
A partir do momento que você compreende quais são os pontos que você precisa melhorar e os outros que tem que reforçar, todo o empreendimento vai funcionar de uma forma mais eficiente e te trazendo resultados reais.
A pior coisa é levar um negócio de qualquer forma, você nunca vai conseguir sentir o potencial real dele e ainda tem chance de fracassar. A gente tem que ter cuidado com essas questões “burocráticas” mesmo que o nosso talento esteja na produção – não tem jeito.
Por isso tire logo essa cara fechada daí e abra aquele sorrisão: Entender esse tipo de coisa só tem o que te beneficiar.
Os pontos fortes e fracos que você precisa reconhecer na sua empresa
Vamos agora conhecer quais são os pontos fortes e fracos de uma empresa? Pois então! É claro que pode existir muito mais do que esses aqui que eu te trouxe e não tem problema. O importante é que você consiga ter uma noção de algumas coisas que são básicas para que o seu projeto dê certo.
Analise cada um deles e faça uma avaliação honesto sobre o estado do seu negócio aí. Acredite, não importa quanto a situação pareça feia, melhor você entender isso de forma transparente e conseguir se mexer para mudar, do que continuar com isso para sempre.
Só de você ter vindo procurar exemplos de pontos fortes e fracos de uma empresa já diz muito – você quer mesmo fazer a diferença, não é? Então continua comigo e comece agir assim que a leitura terminar.
10 pontos que vão ajudar sua empresa a ser um sucesso
- Mantenha a sua fachada e estrutura em bom estado, porque é a primeira imagem que fica e que pode influenciar na forma como os clientes vão te encarar;
- Seu produto precisa ter qualidade, ter garantia e agregar valor ao seu cliente;
- Capacitação de funcionários constante para criar um ambiente agradável de trabalho – que refletirá para os seus clientes;
- Comunicação interna e externa de qualidade – é bom ter uma equipe para cuidar disso;
- Conhecimento dos produtos/serviços mais e menos rentáveis da empresa – precisa conhecer a margem de lucro do que negocia e focar no que dá maior retorno;
- Capacitação profissional sua e dos seus funcionários – busca constante por informação e conhecimento na área é fundamental e ajuda a alcançar o sucesso;
- Integração a alguma entidade representante do seu segmento;
- Promoção de ações que fortaleçam a comunidade na qual sua empresa está instalada;
- Cuidado na criação de ações que visam melhorar a satisfação do funcionário;
- Tenha metas bem estabelecidas!
10 pontos que podem levar o seu negócio ao fracasso
- Equipe desmotivada e sem preparo;
- Problema com organização de tempo;
- Equipes que não respeitam os líderes;
- Conhecimento raso sobre o produto ou serviço que está sendo oferecido;
- Metas e planos que nunca são concluídos ou realizados;
- Problema em encarar a realidade;
- Falta de comprometimento com o resultado;
- Conflitos e brigas de ego e de poder;
- Quando só o sócio ou diretor tem que resolver tudo;
- Problemas para reter talentos e alto índice de rotatividade de colaboradores.
Como identificar o que vai bem e o que vai mal no meu negócio?
Só de ver esses pontos fortes e fracos de uma empresa eu acredito que você já consegue fazer uma pequena avaliação do que tem acontecido com o seu projeto, não é? Só que existem algumas estratégias para conseguir essa informação do total zero.
Não é difícil, não. Observe abaixo algumas das coisas que você precisa avaliar. Eles vão te mostrar como descobrir os pontos fortes e fracos de uma empresa:
- Faça uma lista por áreas;
- Utilize critérios de monitoramento e faça um diagnóstico empresarial;
- Faça uma análise SWOT.
Tenha paciência e não fuja da realidade
Quem é que gosta de encarar algo quando ele não vai bem? É muito difícil! Eu mesma sou péssima nisso, preciso confessar. Só que a verdade é que para gente arrumar alguma coisa da forma correta, primeiro a gente precisa encarar a bagunça mesmo.
Não importa o quanto você tenha errado de hoje para trás, o que vale mesmo é que a partir desse momento você está pronto para mudar e fazer as coisas certas, essa que deve ser a sua motivação.
Então comece o quanto antes, encare todos os problemas com coragem e trace uma estratégia para ir mudando isso a cada dia. Não queira também mudar tudo de vez, ok? O importante é continuar melhorando um pouquinho todo dia.
Algo que também é válido é você analisar as ameaças e oportunidades de uma empresa. Porque te ajuda a ter mais clareza ainda do seu negócio.
1 comentário
Leonidas Alves de Castro
Muito bom, gostei das dicas e das verdades ditas temos que avançar aos poucos sem querer.