Você sabia que a plantação de tomate em estufa é muito forte no mundo todo por conta dos resultados que ela dá ao empreendedor? Se você está interessado em investir nisso, vai gostar de saber que eu vou te trazer todas as informações possíveis sobre esse negócio.
Na verdade a estufa acabou se transformando em uma ferramenta eficaz para agricultores. Com ela é possível criar o ambiente perfeito para plantação e manejo de diversas hortaliças, permitindo frutos de qualidade maior e, por consequência, maior faturamento.
Meu objetivo aqui é te trazer o máximo de dicas sobre a plantação de tomate em estufa. Se você quer mesmo trabalhar com isso e ganhar dinheiro, entender exatamente como funciona é fundamental.
Não dá para querer investir nisso sem ter capacitação profissional, hein?! Quanto mais você souber sobre as técnicas, desde o início da plantação até a colheita, maiores são as suas chances de resultados positivos.
Por que começar uma plantação de tomate em estufa?
Antes de te dar as dicas para você começar a sua plantação, eu preciso te perguntar: Você sabe quais são as vantagens de fazer esse tipo de plantação? Por que não plantar tomate da forma tradicional?
O grande motivo que faz com que muita gente invista nessa plantação estufa é que ela permite, por exemplo, que você tenha duas colheitas durante um período de um ano – o que é o dobro da forma tradicional.
Sem falar que por se tratar de um ambiente totalmente controlado, a qualidade dos frutos costumam ser bem acima do que é produzido de forma tradicional. Isso agrega muito valor ao seu negócio e permite que você fature muito mais.
Apesar das técnicas que são necessárias utilizar nesse tipo de sistema, muita gente afirma que acaba sendo mais barato também se você considerar o negócio como um todo e os lucros que se tem.
Conseguiu compreender por que investir na plantação de tomate em estufa é um bom negócio? Suas possibilidades de lucro aumentam e sua possibilidade também.
Dica de ouro: Comece se planejando
Não que você precise de cara montar um plano de negócios profissional, sabe? Só que é importante que você tenha um planejamento do seu negócio com os objetivos que pretende alcançar, com o tamanho que quer ter.
Isso ajuda muito para que você tenha uma espécie de cronograma e vá dando um passo de cada vez, evitando erros, prejuízos e problemas que poderiam ter dar uma dor de cabeça terrível com o seu negócio.
Funciona quase que como um manual de instruções, você consegue ver o negócio antes de ele ser montado e isso ajuda muito para que você construa algo sólido e forte.
Nem todo mundo que investe em negócios desse tipo tem essa preocupação e eu posso te dizer que cuidar de algo assim vai te deixar melhor preparado para seguir em frente.
Existe um modelo correto de estufa?
O que mais deixa as pessoas preocupadas em uma plantação de tomate em estufa é justamente a estrutura da estufa que se deve escolher ou se existe um padrão que seja correto ou mais vantajoso.
A verdade é que todos os modelos podem ser utilizados de forma a ajudar muito na sua plantação. Quase todos tem o mesmo efeito e podem colaborar da mesma forma no desenvolvimento dos tomates.
O ponto alto para ter certeza que a estufa para plantação é eficiente é a questão da ventilação. Ela promove a ventilação que é ideal e adequada para uma plantação?
Lembrando que o local de construção da estufa precisa ser, além de ventilado, livre de qualquer obstáculo que possa causar sombra na sua plantação, hein? Principalmente se isso ocorrer no início do dia.
Manejo para estufa
Outra coisa importante na sua plantação de tomate em estufa é o manejo inicial. Depois de muita análise e experiência de quem trabalha na área, percebeu-se que o correto é retirar toda a umidade do interior da estufa por meio de ventilação.
Ao contrário do que se acreditava antes, aquecer o ambiente internamente não é mais uma atividade recomendada.
Iniciando uma plantação de tomate em estufa: Dicas para começar!
Agora é hora de falarmos da plantação de tomate em si! Como se trata de um ambiente diferente, é preciso ter alguns cuidados e uma atenção ainda mais especial e cuidadosa durante todo o processo.
De qualquer forma, não exige um grau de dificuldade desmedida não. Você tem tudo para conseguir cuidar bem da sua plantação, ainda mais depois de ter se capacitado profissionalmente.
Agora eu vou te dar algumas dicas que são importantes e que você deve levar à sério, ok? Vem comigo:
1. Escolha o tipo de tomate
Esse é um dos primeiros passos para começar a sua plantação de tomate em estufa. Existem muitas variações e você precisa escolher com qual delas vai trabalhar. Uma dica é optar por tomates que são vendidos como variedades para estufas.
2. Veja a temperatura
A temperatura ideal da estufa deve ser entre 21°C a 27°C durante o dia e de 16°C a 18°C pela noite. Isso vai permitir que os tomates se desenvolvam melhor.
3. Solo
Muita gente se preocupa com a questão do substrato que será utilizado, mas preciso te dizer que o tomate se desenvolve bem em praticamente todos. Por isso trabalhe com o que se sentir mais confortável.
Você tanto pode comprar um substrato estéril como pode fazer o seu.
4. Instalação de irrigação
Ter um sistema de irrigação em uma plantação de tomate em estufa é recomendado. O mais comum nesse caso é o de irrigação por gotejamento.
5. Plantio em bandeja de mudas
Antes de usar a bandeja lave com água e sabão. Depois preencha com o substrato que tiver escolhido. Agora é só fazer um buraco de 6 mm para cada um dos compartimentos da bandeja. Coloque uma semente em cada um e cubra.
Umedeça o substrato e deixe que a planta tenha acesso a luz do sol, até que chegue o tempo de transposição para recipientes maiores que as bandejas. O prazo ideal para isso está dentro de duas semanas.
6. Cuidados com as plantas
Depois de estarem no local correto é preciso que você tenha atenção e tome cuidado diário com elas. Entre os cuidados que você tem que ter, estão:
- Fertilização de plantas frequentemente;
- Remoção de brotos semanal;
- Polinização das flores;
- Instalação de estacas nos tomateiros.
7. Colheita
O momento ideal é o mais tarde que você puder. Eles ficam melhores quando ficam mais tempo no pé. Só que no caso de quem quer ganhar dinheiro na área, o ideal é colher quando eles estão menos amadurecidos, assim durante o transporte não há nenhum prejuízo.
Comece já a sua plantação de tomate em estufa!
Espero que você tenha gostado dessas dicas que eu trouxe aqui. Agora está em suas mãos!
Não deixe de usar essas informações, ok? Com elas você tem tudo para começar um negócio lucrativo e ter muito sucesso.
Aproveite e veja também outro artigo que postamos aqui com várias ideias de coisas para plantar e ganhar dinheiro. Talvez uma das sugestões também te interesse bastante!
4 comentários
Marcos
Obrigado pelos esclarecimentos, agora preciso saber da produção media desse sistema para comparação no ponto de equilibrio. [ valor economico e valor agronomico].
Ana Paula
Vcs teriam indicação de quem faça estufas para jardim? Estou no Rio de Janeiro e preciso de duas estufas de 3m x 4m.
Obrigada,
Ana Paula
Raul Gaspar
Gostei pretendo investir neste ramo
Ap. Alex Mariano
Olá Empresário José Neto e meu xará de sobre nome srsrsrs , quero parabenizá-lo pelo belo esclarecedor site , ficou muito bom Valeu !!!!