Pequenos negócios para aposentados: 10 boas ideias para abrir após a aposentadoria

Publicado por Jéssica Trabuco em 2 de agosto de 2024

Por mais que a aposentadoria seja muito aguardada para um descanso depois de muitos anos de trabalho pesado, a verdade é que é comum que as pessoas sintam falta de uma atividade ou, mais ainda, que precisem de dinheiro. 

É por isso que, ao invés de descansarem, muitos aposentados procuram atividades remuneradas para começar quando chegam nesse momento. 

Se você está precisando de inspiração e ideias do que fazer, chegou no lugar certo. Eu trouxe 10 opções de pequenos negócios para aposentados que podem servir para o que está procurando. 

Lembrando que a escolha não deve ser aleatória. É preciso analisar o mercado, o capital disponível e o tipo de coisa que gosta de fazer ou tem interesse. 

10 ideias de pequenos negócios para aposentados


Antes de ler minhas ideias de negócios para aposentados, preciso te dizer algumas coisas. Não é qualquer negócio que vai funcionar para você. Não adianta apostar no que parece mais lucrativo, não é só isso que conta. 

O primeiro passo é identificar sua área de interesse. O que gosta de fazer? O que já sabe fazer? O que acha que te daria prazer? Depois disso, dentro das opções que listou, analise o mercado da sua região e veja a possibilidade real de lucro. 

Aí é preciso verificar se o seu capital disponível é suficiente para fazer o projeto andar e também quais são os processos legais para resolver e atuar dentro da lei. 

Verifique tudo isso antes de definir o que fazer, ok? 

Pronto! Agora você já pode conhecer minhas ideias: 

1. Pet Shop

Pequenos negócios para aposentados

Imagina só poder atuar em um mercado que movimenta mais de R$68 bilhões por ano?! O mercado pet no Brasil é muito forte e a expectativa é que isso cresça a cada ano. Se você gosta de animais, é uma ótima opção de negócio para aposentados. 

Você tanto pode fazer o curso de banho e tosa (o que eu acho legal mesmo que não faça o serviço), como pode contratar funcionários para isso. 

Não é preciso muito espaço para abrir um empreendimento desse e além do espaço de cuidados para os bichinhos, ainda dá para acoplar uma mini loja que vende ração, produtos de higiene, acessórios, brinquedos e, dependendo, até alguns remédios.

O Brasil é um dos países com a maior população pet do mundo, então tenha certeza que demanda não vai faltar. 

2. Loja de artesanato

Aqui a gente tem duas opções: Você pode fazer uma loja revendendo produtos de outras pessoas ou pode montar uma loja com produtos que já faz. 

É muito comum, por exemplo, vermos lojas de crochê com peças produzidas pelo próprio empreendedor. Existem muitos outros segmentos também. Se você tem essa habilidade com artesanato, pode montar sua própria lojinha. 

O mais legal é que pode fazer isso na internet, sem ter um espaço físico. Isso vai te ajudar no início e ainda te dará a chance de atender todo o Brasil. 

3. Hortifruti

A cada dia que passa as pessoas estão mais preocupadas em consumir produtos naturais na sua rotina e é por isso que investir em um hortifruti pode ser um excelente negócio para abrir depois da aposentadoria. 

Acredito que o segredo é escolher uma boa localização e fazer negócio com bons fornecedores. Se conseguir produtos de qualidade e com preço baixo, poderá ter uma ótima margem de lucro nas vendas. 

Dá para começar bem pequeno e aos poucos ir crescendo. Foque em um bom atendimento, trabalhe bem a divulgação e até pense em clubes de assinatura onde o cliente paga um valor “x” por mês e recebe uma quantidade de produtos toda semana ou de 15 em 15 dias. 

4. Transporte de pequenas cargas

Se você tem um veículo com uma boa mala você já pode começar a ganhar dinheiro transportando pequenas cargas. Pequenas mudanças, compras, transporte de equipamentos de trabalho… São muitas as opções de serviço que você pode conseguir. 

Se tiver um carro utilitário pode trabalhar até com cargas maiores e fazer mudanças, por exemplo. 

A minha dica aqui é que tenha dois ajudantes para cuidarem da parte do peso e assim você foca somente na direção do veículo, no atendimento ao cliente e na administração do negócio. 

Nesse tipo de projeto o que conta muito é o cuidado com a transferência dos itens, sabe? Quando a gente contrata alguém que tem atenção nisso, nos tornamos clientes fiéis. 

Então invista em artigos que vão auxiliar no seu trabalho, como mantas, cordas, papelão, plástico bolha, luvas e até carrinhos de carga. 

5. Loja de utilidades

Dá para começar uma loja de utilidades com pouco dinheiro e já começar a ter um resultado interessante. O foco é conhecer o mercado da sua região e ter produtos que as pessoas procuram mais. 

Pilhas, agulha e linha, velas, colas, fósforos, carregador de celular… Esses são apenas alguns exemplos de produtos baratos, simples e que são campeões de vendas nesse tipo de empreendimento. 

Dependendo da região que você more, dá para começar na sua casa mesmo, pela janela ou na sua garagem. Não tenha medo de começar pequeno, sabe? O importante é persistir no projeto e ir aumentando aos poucos. 

Para mim é uma excelente opção de negócio para aposentados porque não precisa de um investimento alto, dá um bom resultado e você mesmo pode criar o seu horário de atendimento e ter uma rotina mais tranquila. 

6. Aulas

O que uma pessoa de 60 anos pode fazer para ganhar dinheiro

Se você tem um conhecimento profundo sobre alguma coisa, dá para ganhar dinheiro dando aula disso. Pode ser um idioma, um instrumento musical, uma habilidade artística, uma habilidade profissional. 

É só entrar na internet para perceber que é possível ensinar qualquer coisa para qualquer pessoa do mundo. 

Eu acho essa ideia poderosa porque você tem a possibilidade de atuar em algo que gosta, que sente prazer, ao mesmo tempo que pode ter alunos em qualquer parte do globo e assim aumentar as suas possibilidades de faturamento. 

É um empreendimento que pode ser feito em casa, com aulas online, ou você pode montar uma salinha de aulas, principalmente se a ideia for ensinar algo mais prático como cerâmica, pintura ou mecânica, por exemplo. 

Para conseguir aumentar seu alcance, o maior investimento será o de criar sua autoridade na internet e divulgar as suas aulas. Contrate uma empresa para te ajudar nisso que os resultados serão muito melhores. 

7. Cafeteria/Lanchonete

Que o setor de comida é muito forte a gente já sabe, não é? Se você gosta desse setor, está procurando algo que seja mais agitado e que tenha um atendimento direto ao público, essa talvez seja a melhor escolha. 

Além de uma boa pesquisa de mercado da região para entender o que oferecer e os preços mais atrativos, seu foco precisa ser em entregar qualidade! Tenha um cardápio irresistível, crie promoções e invista pesado na divulgação, principalmente nas redes sociais. 

Também é importante que você verifique na sua região quais são as normas e licenças necessárias para atuar dentro da lei, viu? Isso aqui deve ser prioridade!

8. Gráfica rápida 

Esse é outro negócio lucrativo que um aposentado pode abrir e ter bons resultados. Uma gráfica rápida, no local certo, pode render muito bem e você ainda tem uma infinidade de serviços que pode oferecer. 

Além de coisas tradicionais como impressão e xerox, é possível trabalhar com acesso a internet, encadernação, impressão de cartão e banners, encadernação, plastificação e produção de personalizados. 

Muitas gráficas, mesmo pequenas, trabalham com a produção de brindes. Você pode fazer camisas, canecas, copos, bonés e muitos outros produtos. Normalmente existe uma boa demanda para essas coisas e acaba sendo um valor agregado ao seu empreendimento. 

Você tanto vai atender os clientes que chegarem fisicamente à sua loja, como deve ter uma presença online bem interessante para pegar encomendas de qualquer lugar da sua cidade, estado ou até do país. 

9. Imobiliária

Essa é uma opção mais específica para quem gosta da área, já é corretor ou tem interesse em fazer o curso. A área imobiliária costuma ter grande potencial em todo o Brasil e dá para começar atuando com quase nenhum investimento. 

10. Consultoria

Em que trabalhar depois da aposentadoria

Depois de anos de trabalho em uma área com certeza você adquiriu muito conhecimento, teórico e prático, não é? Pois bem! Tenha certeza que isso vale muito no mercado atualmente. 

Digamos que você atuou como contador, hoje é possível prestar consultoria para empresas de contabilidade ou até para profissionais autônomos. Muita gente precisa de ajuda prática com o negócio ou quer conselhos para ter mais produtividade no negócio, gerar mais renda ou até mesmo resolver alguns problemas. 

Independente da área que você tem conhecimento, é possível iniciar um negócio de consultoria e ganhar dinheiro por aí. O mais bacana é que o investimento é mínimo, já que dá para trabalhar de casa só com um notebook e o celular. 

Nesse caso, o seu capital seria voltado para cursos que ensinam a montar o escopo do seu projeto e para divulgação e marketing dos seus serviços. 

Leia também: 10 ideias de bicos de trabalhos manuais para aposentados

Escolha e comece!


Depois de tantas ideias de pequenos negócios para aposentados, acredito que vai ser bem mais fácil definir o que fazer, hein? 

Espero que minhas dicas tenham te ajudado e que você tenha muito sucesso no seu caminho. 

Um grande abraço e até a próxima!

Jéssica Trabuco
Sou baiana de Salvador, formada em Jornalismo e fundadora do Negócio de Cozinha. Trabalhei com vendas por mais de cinco anos e estudar e falar de negócios faz parte do meu dia a dia! Sou apaixonada em ajudar o outro a mudar o seu mundo e faço o que estiver ao meu alcance para conseguir!

Deixe o primeiro comentário