Quer saber como criar pacotes mensais para salão de beleza para conquistar novos clientes e fidelizar os que já tem? Eu vou te mostrar! Com um pouco de planejamento é possível montar algo que seja lucrativo e chamativo.
Esse tipo de pacote nada mais é que a possibilidade do cliente pagar mais barato para fazer aquele serviço uma quantidade de vezes no mês. Por exemplo, se a pessoa costuma fazer a unha toda semana e paga R$40, ela vai pagar R$130 uma vez ao mês e terá direito a horários marcados previamente.
O cliente paga menos e tem um serviço diferenciado, enquanto o estabelecimento garante que ele vai mesmo fazer o serviço do mês lá, sem ter o risco de perder um ou dois momentos para a concorrência.
Para ter lucro com isso, no entanto, seu foco deve ser o de divulgar essa “promoção” o máximo possível para atrair um número maior de pessoas. Você ganha justamente pela quantidade!
Veja abaixo um passo a passo para montar sua “assinatura”:
1. Primeiro calcule os custos dos serviços oferecidos no seu salão
O primeiro passo é fazer uma lista de serviços do seu salão. Coloque tudo! Depois veja quanto cada um deles custa para ser realizado. Não dá para pensar em preços promocionais sem saber pelo menos o valor que gasta, entende?
Então na hora da conta é preciso considerar água, energia, produtos de beleza e a mão de obra em si. Anote os valores ao lado dos serviços e entenda como funciona a sua margem de lucro.
Qual valor mínimo que você pode oferecer um serviço e ainda assim sair ganhando? Porque não adianta colocar um preço que te dê prejuízo, hein? Fique atento a isso!
2. Defina o que fará parte do pacote
Existem pelo menos três coisas que você deve considerar na hora de criar um pacote mensal para salão de beleza:
Os serviços mais procurados
Para que as pessoas realmente se interessem, o seu pacote precisa conter serviços que são bastante procurados. Existem alguns combos promocionais que são comuns em salões e você pode se inspirar neles para criar isso, como pé e mão, corte de cabelo com escova e assim por diante.
Analise o que acontece dentro do seu estabelecimento e veja o que você pode agrupar para criar um preço promocional para seu público ficar feliz.
Observe o estoque
Tem algum produto que está próximo do prazo de validade ou que está em uma quantidade muito grande no seu estoque? Que tal criar um pacote para utilizar eles? Eu acho que essa é uma coisa que você precisa analisar porque resolve duas questões ao mesmo tempo.
Leve em consideração o tempo da execução dos serviços
Se você colocar 3 serviços dentro de um pacote, o tempo de execução dele vai ser relativamente alto. Para quem tem uma equipe reduzida, isso vai significar impossibilidade de atender outros clientes.
Então tome cuidado com isso e pense no tempo que vai levar para os seus profissionais atenderem uma única pessoa.
3. Ofereça outras vantagens para o cliente
Além do desconto, para que seus pacotes mensais de salão de beleza façam sentido e realmente chamem a atenção do cliente, é preciso oferecer mais. Pense um pouco, o que pode acrescentar nesse “clube de assinatura”?
Pode ser a possibilidade de ter um horário fixo, um brinde, um cupom de desconto, um serviço a mais por mês totalmente grátis ou qualquer outra coisa.
Pense no seu público alvo e no que ele gosta, que aí vai ser mais fácil identificar o que acrescentar.
4. Crie regras claras
Todo pacote desse, precisa seguir regras que vão proteger o estabelecimento e também o cliente. Infelizmente é fácil que algumas pessoas queiram se aproveitar de alguma vantagem e para não correr esse risco, pense em tudo.
É importante definir os dias de utilização, por exemplo. Escolha os dias da semana que tem menor movimento, dentro de um horário mais tranquilo, para que possa atender os clientes do pacote sem correr o risco de não conseguir receber outras pessoas.
Você também pode especificar exatamente o processo de todos os serviços, deixando claro que em cabelos maiores é preciso pagar uma taxa, ou que em unhas muito roídas seja preciso pagar um valor diferenciado.
Pense em todas as possibilidades e escreva tudo de forma direta e que não deixe espaço para outras interpretações.
5. Faça um contrato com o cliente
Todo cliente que quiser participar do pacote mensal precisa assinar um contrato. Nele você vai explicar todas as regras, dizer qual combo ele terá direito, como isso vai ocorrer, se tem carência ou não, como faz para cancelar… Tudo explicadinho.
Essa também é uma maneira de proteger os dois lados da situação, viu? Se puder, acho que vale a pena pedir ajuda de um advogado para fazer o seu contrato de pacote mensal.
6. Divulgue muito o seu serviço
Do que adianta investir nos melhores pacotes mensais para salão de beleza se ninguém souber sobre isso? O objetivo dessa estratégia é conquistar mais clientes e isso só vai acontecer se você investir pesado em divulgação!
Dá para usar carro de som, fazer panfletagem, criar anúncios na internet, montar um perfil no Instagram e até fazer lista de transmissão no WhatsApp. Esteja presente em lugares que o seu público alvo está.
7. Peça um feedback
Não tem como montar um pacote mensal e confiar somente na sua intuição para saber se ele é bom ou não. Converse com as pessoas! Veja o que os clientes estão achando. Peça a opinião deles sobre o que está bom e o que pode melhorar.
Esse cuidado em dar voz a quem faz o seu negócio funcionar, é fundamental para acertar, se estabelecer no mercado e crescer.
Comece a criar seus pacotes mensais para salão de beleza
Depois desse passo a passo vai ser bem mais fácil conseguir criar seus pacotes, hein? Com um pouco de atenção, planejamento e estratégia, dá para montar opções que chamem a atenção e te ajudem a aumentar o faturamento do seu negócio.
Eu estou na torcida para o seu sucesso!
Um grande abraço e até o próximo texto.