Os produtos Oster e Cadence complementam e facilitam o dia a dia de milhões de brasileiros, com equipamentos modernos de cozinha e eletrodomésticos de ponta, tanta similaridade faz muitos se perguntarem se Oster e Cadence são a mesma empresa.
O que eu posso adiantar é que ambas as marcas atuam como empresas independentes, atingindo públicos distintos e liderando seus respectivos segmentos. Mas se você quer entender essa relação, a leitura a seguir é reveladora, confira!
Entenda se Oster e Cadence são a mesma empresa
A Oster e a Cadence não são a mesma empresa, embora seus produtos se complementem e atendam necessidades parecidas. A realidade é que as marcas fazem parte do portfólio de um mesmo grupo, responsável por suas operações no país.
No caso da Oster, a marca é originalmente americana e lidera seu mercado na América do Sul desde a década de 90. No Brasil, a Oster lançou oficialmente seus produtos em 2010, e seu sucesso foi imediato.
Já a Cadence é uma marca brasileira com 25 anos de história no mercado. Conhecida por produtos com design moderno e cores chamativas, a Cadence despontou como grande representante no segmento de eletrodomésticos e eletroportáteis.
Mas o que as duas marcas têm em comum, já que não são a mesma empresa? Bem, sua jornada de sucesso e seu impacto na vida das pessoas chamaram a atenção de grandes companhias que fizeram esforço conjunto para trazê-las para seu portfólio.
A fusão dos grupos Jarden Corporation e Newell Rubbermaid
A Oster e a Cadence são do mesmo dono devido à fusão entre grupos que já as tinham em seu portfólio, vamos por partes.
A marca norte-americana John Oster Manufacturing Company foi comprada pelo grupo Sunbeam Corp. em 1960. Durante 45 anos, a Oster esteve sob gestão da Sunbeam, mas isso mudou em 2005.
Nesse momento, o Grupo Jarden Corporation comprou toda a operação da Sunbeam, inclusive a Oster. Vale dizer que a Jarden já era líder mundial em produtos de consumo para o lar, e a nova aquisição veio para fortalecer seu posicionamento.
Quanto à Cadence, a marca gaúcha seguiu independente no mercado brasileiro até 2015. Isso porque ela foi vendida ao Grupo Newell Brands, que surgiu da fusão entre a Jarden Corporation e a Newell Rubbermaid, processo concluído em 2016.
A partir disso, tanto a Oster quanto a Cadence passaram a integrar o portfólio de marcas da Newell Brands. Como resultado, a companhia se transformou em uma empresa global de bens de consumo onde concentra mais de 100 marcas líderes.
Quem é o fabricante da Cadence no Brasil? Qual sua história?
A fabricante dos produtos da Cadence no Brasil é justamente a Newell Brands. Para isso, o grupo tem fábricas em Santa Catarina, em cidades como Itajaí e Navegantes. E mais recentemente inaugurou uma fábrica em Feira de Santana (BA).
A trajetória da Cadence começou em 1999, quando foi fundada na cidade de Caxias do Sul (RS). De olho nas tendências do mercado e querendo impactar, o primeiro produto lançado foi a panificadora elétrica doméstica.
Por meio de produtos sempre inovadores, a Cadence desenvolveu um portfólio superior a 150 produtos ainda em 2010. Já em 2013, o lançamento da linha “Colors” e a fritadeira sem óleo colocaram a marca no radar das grandes companhias.
Não à toa, em 2015 ela foi finalmente vendida para a recém-formada Newell Brands. Vale ressaltar que a Cadence fornece produtos para revendedores cadastrados, caso seja seu objetivo, fica a dica!
Quem fabrica Oster no Brasil? Descubra a história da Oster!
Assim como a Cadence, quem produz os produtos da Oster no Brasil é a Newell Brands. Aliás, pelo que eu consegui reunir de informações, ambas as marcas compartilham de uma estrutura fabril na cidade de Balneário Piçarras (SC).
Falando da Oster, a marca nasceu em 1924, na cidade de Racine, Wisconsin (EUA), sob o nome de John Oster Manufacturing Company. Suas primeiras criações foram cortadores e tesouras de cabelo que imediatamente fizeram o maior sucesso.
Após se consolidar no mercado americano, a Oster ampliou seu portfólio em 1946, quando começou a fabricar pequenos eletrodomésticos. O propulsor que alavancou a marca mundialmente foi a aquisição da Stevens Electric.
Caso você não saiba, a Stevens Electric é a empresa que inventou o liquidificador em 1923. Por conseguinte, a Oster lançou o inovador Osterizer, o primeiro liquidificador da marca.
Recentemente a Oster completou 100 anos de história, mas agora sob as asas da Newell Brands que, em conjunto com a Cadence, oferecem linhas de produtos que facilitam a vida de milhões de consumidores.
Nunca mais confunda se Oster e Cadence são a mesma empresa
Casos como a Oster e a Cadence não são uma exclusividade no mercado brasileiro. Outras marcas concorrentes como Philco e Britânia também são alvo constante de dúvidas, é comum num cenário de consumo cada vez mais dinâmico.
E então, você se surpreendeu com as curiosidades e informações de hoje? Conhece alguém que ainda pensa que Oster e Cadence são a mesma empresa? Não deixe de compartilhar o conteúdo, até mais!