Onde fica a fábrica de brinquedos Estrela?

Publicado por Lidia Massari em 26 de agosto de 2024

Desde julho de 2003, a principal fábrica da Estrela está na cidade de Itapira, interior de São Paulo, mais especificamente na região do distrito de Barão de Ataliba Nogueira. É de lá que a empresa estrutura sua operação que continua a todo vapor.

À medida que a concorrência cresceu no país, a Estrela enfrentou desafios para se manter relevante e presente no contexto comercial. Embora muita gente acredite que a Estrela deixou de existir, montei um conteúdo completo para atualizar o tema, confira!

A Fábrica de brinquedos Estrela ainda existe? Saiba quantas operam e onde ficam!

A Fábrica de brinquedos Estrela ainda existe

Sim, a fábrica de brinquedos Estrela ainda existe e tem uma imensa unidade fabril na importante região industrial de Itapira.

Caso você não conheça, Itapira fica a 165km da capital, São Paulo, e juntamente com a região de Mogi-Guaçu, tem se tornado um importante eixo industrial. Não à toa, a Estrela trouxe suas operações do coração de São Paulo para a pequena região.

Na época, em 2003, a empresa realizou investimentos na ordem de R$20 milhões para assegurar que a produção suprisse tanto o mercado interno quanto a demanda internacional.

Detalhes sobre a fábrica da Estrela em Itapira

  • A área total da fábrica é de 130 mil metros quadrados.
  • De área construída, a fábrica ocupa cerca de 40 mil metros quadrados.
  • A instalação reúne montagem, depósito, área de apoio e administração.
  • Estima-se que a unidade consiga gerar cerca de 800 empregos.

Além da fábrica de Itapira, a Estrela possui outras 2 operações fabris, uma em Ribeirópolis (SE) e outra em Minas Gerais, na cidade de Três Pontas.

Esta última, possui área operacional de 13,2 mil metros quadrados em um terreno total de 100 mil m².

Onde ficava a fábrica da Estrela antes de ir para o interior de São Paulo?

Para saber onde ficava a fábrica da Estrela, responsável pelos produtos com os quais muitos de nós crescemos e formamos boas memórias, é preciso primeiramente, entender a história da fábrica de brinquedos Estrela.

A marca foi fundada em 1937, no famoso distrito paulistano de Belém. Foi lá que deu os primeiros passos para se tornar uma das marcas de brinquedos mais vendidas no país. Nessa época, fabricava bonecas de pano e carrinhos de madeira.

Ao passo em que engatou as vendas, ficou evidente que era o momento de expandir suas operações. Consequentemente, a operação fabril migrou do bairro Belenzinho para um espaço no Parque Novo Mundo, também em São Paulo.

Como a fábrica em Parque Novo Mundo alavancou a Estrela

Com mais espaço e investimento, a Estrela fincou raízes e transformou o parque industrial no carro-chefe da produção. Não por menos, a nova fábrica chegou a empregar mais de mil profissionais e a ajudou a conquistar o Certificado ISO 9001.

Todavia, na década de 90, o governo finalmente cedeu à pressão e permitiu que produtos de importação chegassem ao mercado. Naturalmente, países como a China traziam preços abaixo do mercado interno, logo, a Estrela precisou mudar novamente.

Portanto, a unidade de Parque Novo Mundo (SP), que abrigava a antiga e imponente fábrica Estrela, encerrou as atividades e se mudou para Itapira, onde permanece até hoje.

Quem é o dono da marca Estrela atualmente?

onde fica a fábrica de brinquedos Estrela

Hoje em dia, o presidente e dono da Estrela é Carlos Tilkian, que atuava como vice-presidente à época em que a empresa foi vendida.

A marca Estrela foi fundada pelo alemão Siegfried Adler, que veio para o Brasil empreender e buscar uma vida melhor. Para fugir da guerra, em 1937, a família veio ao país e Siegfried logo começou a procurar trabalho.

Por meio de amigos, ele descobriu uma oficina que estava à beira da falência, o “ateliê” produzia bonecas em pano. Nesse momento, o empreendedor alemão colocou tudo que tinha e comprou a oficina, que se chamava Estrella.

Daí em diante, Siegfried não parou mais de inovar, ao criar brinquedos que alegraram muitas crianças e fizeram parte da infância de milhares de brasileiros.

Naturalmente, o pai deixou o legado para seu filho, Mario Adler, que foi presidente do grupo até meados de 1993. A essa altura do campeonato, a Estrela enfrentava desafios complexos, especialmente financeiros.

Não restou outra alternativa para Mario Adler, que vendeu a empresa. Quem assumiu, e permanece lá até hoje, é Carlos Tilkian, que já ocupava a vice-presidência da Estrela.

Como a Estrela concilia a modernização dos produtos e a nostalgia dos brinquedos antigos

Ao invés de buscar um novo posicionamento que a coloque nos moldes do consumo atual, a empresa segue uma lógica própria. Nesse sentido, a Estrela procura trazer ideias novas ao seu portfólio, mas sem perder a essência que a tornou grande.

Para tanto, suas estratégias são direcionadas em reformatar os produtos mais famosos, trazendo-os para um contexto mais moderno, além de investir alto em inovação, a fim de buscar soluções para preservar a relevância da marca.

Portanto, descobrir onde fica a fábrica de brinquedos Estrela é compreender o que aconteceu com a Marca Estrela ao longo das últimas décadas, e como sua postura jovial, contrasta com uma história de 87 anos no país.

Espero que tenha gostado do conteúdo, não deixe de compartilhar, afinal, a Estrela fez parte da vida muitos, até a próxima!

Lidia Massari
Graduação em Publicidade e Propaganda, com oito anos de especialização em Marketing de Conteúdo, Inbound e SEO. Sou entusiasta de tecnologia, inovação, fascinada pela robótica e filmes de ficção científica. Sou curiosa e adoro aprender coisas novas.

Deixe o primeiro comentário