Onde fica a fábrica da Piraquê?

Publicado por Lidia Massari em 11 de outubro de 2024

A Piraquê é uma empresa carioca de biscoitos que se reinventou nas últimas sete décadas, mas que ainda mantém sua principal fábrica no Rio de Janeiro, no bairro do Turiaçú, onde são fabricadas suas receitas icônicas e produtos consagrados.

Desde a sua fundação na década de 50, a Piraquê atuou de forma regional e consolidou sua presença na região Sudeste do país. Mas isso mudou nos últimos anos, então convido você a conhecer mais da história da Piraquê e como ela opera hoje!

Saiba exatamente onde fica a fábrica da Piraquê

onde fica a fábrica da Piraquê

Se você procurar na internet onde fica a atual fábrica da Piraquê, verá que a localização oficial é o bairro Madureira, no Rio de Janeiro.

No entanto, a Piraquê montou a sua primeira fábrica no bairro Turiaçú, que é um pequeno bairro que fica entre Madureira e Rocha Miranda. É de lá que a Piraquê produz um portfólio diverso de biscoitos, massas, entre outros produtos alimentícios.

Devido à sua localização estratégica para seu processo comercial, a Piraquê manteve a unidade fabril como principal eixo de produção. E mais, nas últimas décadas a empresa investiu em modernização e aumento de produção.

Fábrica Piraquê Turiaçu e o investimento na capacidade produtiva

Conforme sua presença no mercado brasileiro crescia, mais a Piraquê investia em inovação e modernização da planta fabril. Porém, foi em 1997 que a empresa tomou a decisão de investir a ponto de transformar sua capacidade de produção.

Durante 2 anos a empresa injetou cerca de US$40 milhões de dólares na atualização da fábrica em Turiaçú. Como resultado, em 1999 a Piraquê automatizou 100% da sua linha de produção e mudou para sempre sua atuação no país.

Isso permitiu uma expansão significativa das regiões atendidas e do alcance dos seus produtos. No ano de 2010, o grupo adquiriu mais um forno industrial de alta capacidade e implementou mudanças no controle de qualidade.

Dessa maneira, ao invés de ceder a direção da empresa para grupos estrangeiros, a Piraquê se manteve uma empresa familiar, 100% brasileira e sob gestão interna de seus fundadores.

Quantas fábricas tem a Piraquê?

Se você levar em conta a marca Piraquê, o grupo possui 2 fábricas atualmente, que são responsáveis pela produção de toda a linha de produtos. Uma você já conhece, que é a fábrica em Turiaçú, zona norte do Rio de Janeiro.

Já a segunda unidade foi inaugurada em 2016, no município de Queimados, também no estado do Rio de Janeiro. O objetivo da empresa era aumentar sua capacidade de produção para acompanhar a demanda do mercado.

Contudo, outro fator que justifica o investimento foi a necessidade de expandir para outras regiões do Brasil. Afinal, até então a Piraquê tinha forte presença apenas no Sudeste, mas precisava chegar às regiões Nordeste e Norte.

Informações sobre as fábricas da Piraquê no país

  • A fábrica de Turiaçú é uma das maiores no setor de biscoitos e massas no país.
  • As duas unidades produzem biscoitos doces e salgados, margarinas, petiscos e linha completa de massas.
  • No total, a Piraquê emprega cerca de 4 mil pessoas.
  • Seus produtos abastecem 70 mil pontos de venda só no Rio de Janeiro.
  • A Piraquê investe anualmente em práticas mais sustentáveis para posicionar seus produtos como referência no mercado.
  • O design dos rótulos mudaram ao longo dos anos, mas ainda são ícones facilmente reconhecíveis.

Qual a origem da marca Piraquê?

A Piraquê é uma empresa carioca fundada em 1950, inicialmente na produção de biscoitos salgados.

Desde seus primeiros meses de atividade, a Piraquê já tinha claro qual posicionamento queria para a marca: se tornar referência em produtos de alta qualidade, diferenciados e que atendessem a preferência de todos os clientes.

Para chegar ao objetivo, a Piraquê investiu em identidade visual e personalizou seus produtos. Um bom exemplo é o Roladinho de Goiabinha que a marca lançou em 1966 e foi um tremendo sucesso. É até hoje na verdade.

Conforme seus rótulos se tornavam parte do dia a dia das pessoas, a Piraquê estudou o mercado e suas tendências para trazer novas opções de produtos, como:

  • Linha de lámen e macarrão instantâneo.
  • Linha de rosquinhas de chocolate, coco e leite.
  • Batata frita ondulada chamada de “Carioca” com homenagem ao Rio de Janeiro e berço da marca.
  • Linha de suco em pó de diversos sabores.
  • Linha completa de massas.
  • Salgadinhos em parceria com a marca “Comida Di Buteco”.
  • Snacks de batata em uma linha exclusiva da marca.

Descubra quem é o dono da empresa Piraquê

A Piraquê sempre atuou como uma empresa familiar, de capital privado e gestão interna, até 2018. Nesse período, um rumor começou a circular no mercado e todos queriam saber quem comprou a Piraquê.

Pouco tempo depois a notícia se espalhou e a empresa familiar foi vendida para o grupo cearense M. Dias Branco.

Assim, a Piraquê passou a integrar o portfólio do grupo fundado há 73 anos, que já contava com marcas conhecidas, como: Adria, Basilar, Bonsabor, Estrela, Frontera, Jasmine, Medalha de Ouro, Richester, Smart, Vitarella e Zabet.

Nesse sentido, o Grupo M. Dias Branco, que já era o maior fabricante de biscoitos do Brasil, ganhou reforço comercial. Afinal, a aquisição garantiu a permanência e a liderança nacional, além da atuação nas regiões Sul e Sudeste.

Tem como comprar biscoito Piraquê direto da fábrica?

como comprar biscoito Piraquê direto da fábrica

Se você queria saber onde se localiza a fábrica da Piraquê para poder comprar biscoito para revender, isso não é possível. Acontece que a Piraquê não vende seus produtos direto da fábrica, apenas nos pontos de vendas oficiais.

Porém, a empresa possui um canal aberto de comunicação para varejistas, talvez possa lhe ajudar, anote os contato:

  1. Atendimento ao consumidor: (85) 4005-2699
  2. Atendimento ao varejista: 0800-021-9400
  3. E-mail de contato: [email protected]

Quem descobre onde fica a fábrica da Piraquê conhece uma parte histórica da marca mais famosa de biscoitos no Brasil

Quem tem apreço pelos rótulos de uma marca, geralmente acha superinteressante descobrir as curiosidades da sua empresa favorita. Espero que isso tenha acontecido com você que acabou de entender onde fica a fábrica da Piraquê.

Por ser um mercado lucrativo, muita gente pensa em montar um negócio de biscoito. Se este é o seu caso, saiba que há muito espaço para trabalhar atualmente, basta ter um bom planejamento e estudar o mercado em potencial.

Se você achou o conteúdo valioso, compartilhe com outras pessoas e até a próxima!

Lidia Massari
Graduação em Publicidade e Propaganda, com oito anos de especialização em Marketing de Conteúdo, Inbound e SEO. Sou entusiasta de tecnologia, inovação, fascinada pela robótica e filmes de ficção científica. Sou curiosa e adoro aprender coisas novas.

Deixe o primeiro comentário