Onde fica a fábrica da Olympikus?

Publicado por Lidia Massari em 15 de outubro de 2024

Atualmente, as fábricas da Olympikus estão instaladas nas cidades de Horizonte, no Ceará, e Itapetinga, na Bahia, as quais possuem infraestrutura moderna e tecnológica para comportar toda a inovação que a Olympikus busca de forma contínua.

A marca Olympikus é brasileira e tem uma história de sucesso no segmento calçadista nacional, mas pouca gente conhece sua história a fundo. Pensando nisso, montei um conteúdo bacana que mostra tudo sobre quem fundou a Olympikus, confira!

Descubra onde fica a fábrica da Olympikus

Onde fica a fábrica da Olympikus

A Olympikus é uma marca veterana no segmento esportivo no Brasil, pois já enfrentou de tudo. Da necessidade de reinventar produtos à concorrência direta com marcas internacionais que entraram com tudo no país.

Para superar todos estes desafios com assertividade, a Olympikus investiu e investe em capacidade produtiva de alta qualidade. Hoje são duas plantas fabris altamente tecnológicas e responsáveis pela produção de um portfólio único.

Prova disso é que a Olympikus leva cerca de 4 meses para projetar, desenvolver e lançar um produto no mercado. Enquanto outras marcas levam a partir de 12 meses para atingir o mesmo resultado.

Características das unidades da Olympikus

Nesse contexto, a Olympikus possui duas fábricas na região Nordeste do país, uma em Horizonte, no Ceará, e outra em Itapetinga, na Bahia. Além disso, o grupo é composto por um centro administrativo localizado na cidade de Jundiaí (SP).

Já na cidade de Extrema, Minas Gerais, o grupo tem um amplo Centro de Distribuição Logístico, importante eixo para a empresa. Em Parobé, no Rio Grande do Sul, a Olympikus conta com um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento.

E para complementar a cadeia produtiva da companhia, há ainda uma filial no Peru, que atua como centro logístico.

  • A unidade de Horizonte (CE) possui quase 100 mil m² de área.
  • Além disso, a unidade é responsável pela produção de todas as marcas do portfólio do grupo.
  • Nos últimos 5 anos, a companhia investiu mais de R$600 milhões de reais na ampliação e modernização das cinco unidades.
  • Todo este ecossistema é projetado para criar produtos com máxima performance e atender às preferências de consumo dos brasileiros.

Qual a origem da marca Olympikus?

A Olympikus foi fundada em 1975, na cidade de Jundiaí, no interior de São Paulo. A mente por trás da marca esportiva foi Nestor de Paula, um empresário experiente no setor calçadista que usou sua expertise para criar um produto exclusivo.

Nesse momento, surgiu o primeiro tênis da Olympikus feito em couro, algo que revolucionaria o mercado nacional. Assim que a companhia engrenou sua presença no varejo nacional, novas marcas começaram a surgir, mas dessa vez importadas.

Isso representou uma concorrência direta à Olympikus, mas foi também um motivador para a marca brasileira investir em tecnologia e estratégias mercadológicas.

A posição da Olympikus no mercado atual

Hoje a Olympikus é a maior marca esportiva do Brasil, com produtos 100% desenvolvidos e produzidos em solo nacional. Inclusive, a companhia emprega mais de 17 mil colaboradores que influenciam na produção de cada par de tênis.

  1. Marco histórico em 2021: a companhia firmou parceria com um dos maiores parques eólicos do mundo, que é o Rio do Vento (RN).
  2. Conquista relevante em 2022: a partir deste ano, todos os tênis Olympikus passaram a ser produzidos com 100% de energia limpa.
  3. Foco na sustentabilidade: tais ações garantem que suas fábricas deixem de emitir 15 mil toneladas de CO2 por ano.
  4. Impacto ambiental: a redução na emissão de gases equivale ao plantio de 67 mil árvores em média.

Hoje a Olympikus conquistou as fronteiras brasileiras e a empresa quer mais. Para isso, os produtos Olympikus já são vendidos na Espanha, mas o plano de expansão visa atingir outras regiões da Europa.

Quem é a dona da Olympikus?

Desde 1975, a Olympikus está sob a gestão da Vulcabras, uma empresa fundada em 1952.

Vale ressaltar que a Vulcabras é uma das maiores fabricantes de calçados do Brasil, e dona das principais marcas esportivas, com destaque para a gestão da Mizuno e da Under Armour.

Nesse cenário, todo o investimento necessário para viabilizar a expansão da Olympikus é obra da Vulcabras. Afinal, a companhia pretende manter sua liderança como maior gestora de marcas esportivas do Brasil.

Veja as marcas que fazem parte do atual portfólio Vulcabras, bem como marcas que já passaram pela sua gestão:

  • Gestão da Olympikus desde 1975 até hoje.
  • Gestão da Adidas de 1973 até 1999.
  • Entre 1986 e 1999, a Vulcabras geriu a marca Puma no Brasil.
  • A Reebok esteve nas mãos da Vulcabras de 1999 até 2012.
  • Os produtos Asics foram gerenciados de 2002 até 2006 pela companhia.
  • Já a Under Armour está desde 2018 com a Vulcabras.
  • A Mizuno entrou no portfólio em 2021 e permanece até hoje.

Como entrar em contato com a loja Olympikus? Veja se tem como comprar direto da fábrica

Como entrar em contato com a loja Olympikus

Se você está procurando fornecedores de tênis para revenda no atacado, saiba que a Olympikus não atende suas necessidades. Seu modelo de comercialização é para o varejo e cliente final, ou seja, não dá para comprar direto da Olympikus.

Entretanto, existem alguns fornecedores de tênis Olympikus que trabalham com atacado, pode ser uma alternativa. Os mais relevantes e que o pessoal costuma comprar são:

  • Distribuidora Wilson
  • Clovis Atacado
  • Zapata

Sendo assim, entre em contato e verifique as condições de pagamento e a flexibilidade para atender a sua demanda.

Entendeu onde fica a fábrica da Olympikus no Brasil?

A Olympikus cresceu junto com o segmento esportivo brasileiro e ajudou a moldar as tendências que você desfruta hoje. E agora que você viu onde fica a fábrica da Olympikus e descobriu como comprar no atacado, tudo ficou mais simples.

Espero muito que tenha gostado das curiosidades e informações, compartilhe para tirar a dúvida de outras pessoas e até mais!

Lidia Massari
Graduação em Publicidade e Propaganda, com oito anos de especialização em Marketing de Conteúdo, Inbound e SEO. Sou entusiasta de tecnologia, inovação, fascinada pela robótica e filmes de ficção científica. Sou curiosa e adoro aprender coisas novas.

Deixe o primeiro comentário