A Lorenzetti representa tradição no lar brasileiro, primeiro com chuveiros revolucionários, hoje com a linha completa de duchas, torneiras elétricas e aquecedores de água, que são produzidos em 5 unidades fabris em São Paulo e Minas Gerais.
Fundada por imigrantes italianos, a Lorenzetti carrega a essência do empreendedorismo brasileiro com uma história que atravessou obstáculos impensáveis. Para saber onde fica a fábrica da Lorenzetti, acompanhe a leitura!
Descubra onde fica a fábrica da Lorenzetti através da trajetória no país
Atualmente, a Lorenzetti possui 5 fábricas no Brasil, que juntas são responsáveis pela produção de toda sua linha de produtos. Cerca de 4 dessas unidades estão localizadas no estado de São Paulo, que é onde a Lorenzetti foi fundada.
Nesse cenário, elas estão instaladas no bairro da Mooca, em São Paulo, e fazem parte do plano original do grupo. A última planta fabril foi adquirida em 2019, quando a Lorenzetti comprou um imóvel que antes pertencia à empresa Arno.
Assim a Lorenzetti fortaleceu a operação que está centralizada no bairro onde surgiu a primeira indústria do grupo, na Mooca.
A operação da Lorenzetti em Minas Gerais
Já a quinta e última fábrica está instalada na cidade de Poços de Caldas, em Minas Gerais, fruto de uma aquisição concluída em 2015, marcando a entrada do grupo no segmento de louças em 2015.
No período da aquisição, a fábrica oferecia à empresa uma área construída de 24 mil m². No total, a unidade de Poços tem uma área de 185 mil m², que deve ser aproveitada estrategicamente pela Lorenzetti.
Inclusive, em 2021 o grupo anunciou novos investimentos na planta de Poços de Caldas. Foram injetados mais de R$210 milhões de reais em capacidade produtiva no segmento de louças sanitárias.
Como resultado, a fábrica de Poços se tornou um importante eixo operacional para a Lorenzetti, que prevê ainda mais expansão na área:
- Em 2015, a fábrica tinha cerca de 120 funcionários e produzia 20 mil peças ao mês.
- Hoje a empregabilidade subiu para 630 colaboradores e uma produção de 100 mil peças por mês.
- Com os investimentos, a área construída já expandiu para 35 mil m², em relação aos 24 mil m² de quando adquiriu a planta.
- A expectativa para o próximo ano é expandir para 54 mil m² de área construída e maior capacidade para crescer a produção.
Quem foi o fundador da Lorenzetti? Um pouquinho da história do grupo
No fim do século XIX, o engenheiro italiano, Alessandro Lorenzetti, veio ao Brasil a trabalho quando se envolveu com as obras do Porto de Vitória, no Espírito Santo, além da construção da estrada de Santos-Jundiaí, em São Paulo.
Após o término dos projetos, Alessandro voltou para a Itália, mas deixou no Brasil alguns terrenos comprados durante sua estadia. Então, 20 anos depois, Alessandro Lorenzetti retorna ao Brasil, em 1920, para tratar desses assuntos.
Contudo, o engenheiro viu uma grande oportunidade de negócio: o país carecia de insumos, como parafusos de precisão. Assim, em 1923, Alessandro monta uma pequena fábrica para produzir parafusos em sociedade com o amigo Carlo Tonanni.
Rapidamente a fábrica engrenou e Alessandro retornou à Itália, deixando seus filhos no comando do negócio. Nesse cenário, os irmãos Eugênio e Lorenzo Lorenzetti assumiram a companhia e passaram a diversificar o portfólio.
Cronologia da expansão da Lorenzetti ao longo dos anos
Como você viu, a Lorenzetti é uma empresa brasileira fundada por italianos e com mais de 100 anos no país. A companhia já viu de tudo e presenciou os principais marcos na evolução do Brasil como país. Aqui está uma cronologia resumida:
- Década de 30: expande sua atuação além dos parafusos, e passa a fazer pinos, eixos e peças para máquinas industriais.
- Década de 40: a Lorenzetti finalmente lança seu primeiro produto elétrico, o famoso e inconfundível “Chuveiro Lorenzetti”.
- Década de 50 a 80: ao conquistar o mercado, a Lorenzetti expande seu portfólio e entra em diferentes segmentos.
- Anos 90: há 34 anos, a Lorenzetti já se consolidava como a grande líder no mercado nacional de aquecedores elétricos e chuveiros.
- Anos 2000: a divisão de aparelhos elétricos da Lorenzetti é vendida para o grupo francês Legrand, que mantém sua operação intacta no país.
Nos últimos anos a Lorenzetti tem focado em investimentos para sustentar sua competitividade no mercado. Em 2015, com o investimento na fábrica de Poços de Caldas, e em 2019, ao comprar as antigas operações da Arno.
Com isso a empresa ítalo-brasileira assegura sua posição de prestígio e liderança, além do título de pioneira em seu segmento.
Uma história que conta onde fica a fábrica da Lorenzetti e a evolução da marca centenária
Atualmente, o CEO da Lorenzetti é Eduardo Coli, que ajudou o grupo a crescer 55% entre 2020 e 2022. Por conseguinte, a empresa atingiu um faturamento recorde de R$2 bilhões e uma exportação que se espalha por 45 países.
Se você quer saber quem é o dono da Lorenzetti, o Grupo Legrand consta como proprietário da Lorenzetti.
E então, gostou do conteúdo e conhece alguém que ainda não sabe onde fica a fábrica da Lorenzetti? Essa é uma ótima oportunidade para compartilhar as curiosidades, até mais!