Onde fica a fábrica da Lindt no Brasil?

Publicado por Lidia Massari em 9 de novembro de 2024

É impossível resistir aos sabores e à qualidade dos chocolates Lindt, que invadiram o mercado brasileiro e surfam a alta na procura por produtos premium, isso tem levado muita gente a se questionar onde fica a fábrica da Lindt no Brasil.

A Lindt é uma empresa chocolateira suíça fundada em 1845, na cidade de Zurique, na Suíça, e sua relação com o Brasil já dura 55 anos. Quer saber se a Lindt tem fábrica no Brasil e como ela opera? Então é só conferir a leitura!

Você vai se surpreender sobre onde fica a fábrica da Lindt no Brasil

onde fica a fábrica da Lindt no Brasil

Aposto que muitos vão se decepcionar, mas a Lindt não tem fábrica no Brasil. Ou seja, a companhia não produz nenhum chocolate no país e essa informação pode ser um choque. Afinal, sua presença nas prateleiras cresceu muito nos últimos anos.

O grupo não divulga os motivos por não ter investido em uma fábrica no Brasil. Porém, alguns especialistas atribuem a questões como:

  • Centralização das operações ativas em regiões estratégicas da Europa e Estados Unidos.
  • Maior capacidade de garantir consistência na qualidade dos produtos.
  • Controle absoluto sobre a cadeia de suprimentos e matéria-prima.
  • Redução de custos operacionais e maior eficiência logística.

Embora o Brasil seja um grande consumidor dos produtos Lindt, a estrutura atual poderia não justificar um investimento de grandes proporções.

A presença da Lindt no mercado brasileiro de chocolates premium

Enquanto muitos ainda estão descobrindo a qualidade do chocolate Lindt, a marca está no Brasil há 55 anos. Isso mesmo, a marca suíça de chocolates chegou ao país pela primeira vez em 1969.

Quem fazia a representação da marca naquela época era a empresa Aurora Bebidas e Alimentos Finos. Com isso, a Aurora atuou como uma ponte direta dos seus produtos no mercado nacional, criando demanda e oferta equilibrada.

A relação comercial durou um bom tempo, exatamente até 2014, quando a Lindt deu dois importantes passos comerciais. Primeiro, com a inauguração da sua primeira loja em 2014, na cidade de São Paulo.

Depois o grupo suíço divulgou uma nova parceria também em 2014. Dessa vez através de uma joint-venture com o imponente Grupo CRM. Caso você não saiba, o Grupo CRM era dono de marcas como Kopenhagen e Brasil Cacau.

Durante praticamente uma década, a Lindt expandiu rapidamente e inaugurou diversas lojas, tudo graças à parceria. Contudo, o Grupo Lindt & Sprüngli anunciou em 2021 um investimento próprio para assumir 100% da sua operação de vendas.

A partir disso, a Lindt estabeleceu um escritório central para gerenciar sua cadeia de distribuição pelo país, sob o nome de Lindt & Sprüngli Comércio de Alimentos Ltda.

Onde ficam as fábricas da Lindt?

Hoje o Grupo Lindt tem cerca de 12 fábricas espalhadas pelo mundo, além de estar presente em mais de 120 países. A localização da sua sede permanece a mesma desde 1898, localizada na comuna de Kilchberg, Suíça. Algumas das suas principais fábricas estão instaladas em locais como:

  • Kilchberg na Suíça (sede, principal fábrica e localização do museu da companhia).
  • Aachen (Alemanha).
  • Oloron-Sainte-Marie (França).
  • Induno Olona (Itália).
  • Gloggnitz (Áustria).
  • Stratham, New Hampshire (Estados Unidos).
  • Toronto, Ontário (Canadá).
  • Barcelona (Espanha).
  • Feltham, Grande Londres (Reino Unido).

Os principais mercados da Lindt são a Europa e a América do Norte, justamente onde o grupo concentra a produção. Sua rede global é composta por distribuidores, subsidiárias e mais de 500 lojas, tornando a Lindt acessível em qualquer lugar do mundo.

Afinal, quem produz Lindt no Brasil?

Como você viu, não adianta se questionar onde fica a fábrica da Lindt no Brasil, ou quem produz seus chocolates. Todos os produtos são feitos nas fábricas instaladas na Europa e América do Norte e depois importados para o Brasil.

Nem mesmo quando a Lindt mantinha a joint-venture com o Grupo CRM seus produtos eram feitos no país. Pelo contrário, esta parceria surgiu com o objetivo de fortalecer a distribuição de seus produtos.

A expansão das lojas em território nacional também teve um bom resultado, pois hoje a Lindt possui 74 lojas. Mas de acordo com a perspectiva da marca suíça, a intenção é se aproximar de 100 unidades nos próximos meses.

A Lindt é franquia? Entenda se tem como investir na marca

Lindt é franquia

Nesse ponto do conteúdo, muita gente chega à conclusão de que a Lindt é franquia. Afinal de contas, acima eu apontei um número expressivo de lojas. Porém, a Lindt não opera como franqueadora e não é possível abrir uma loja da marca.

O Grupo Lindt é detentor de toda a operação, além de acompanhar de perto os processos de fabricação de seus produtos. Vale dizer que a empresa não chega a plantar cacau, mas está envolvida no processo de ponta a ponta.

A Lindt é uma das poucas fabricantes de chocolate no mundo que processam os grãos de cacau. Assim, a empresa tem a oportunidade de produzir sua própria massa de cacau que é um ingrediente básico na produção de chocolate.

Portanto, se você quer investir em uma marca de chocolate, você pode recorrer à franquia Brasil Cacau ou Cacau Show.

Onde fica a fábrica da Lindt no Brasil? A verdade que poucos conhecem

Recentemente, o Grupo CRM foi comprado pela Nestlé Brasil, após o CADE aprovar a aquisição em fevereiro de 2024. E como você viu no conteúdo, a Lindt tinha uma parceria comercial com o Grupo CRM.

Isso gerou preocupação no mercado porque havia receio do que aconteceria com a Lindt. Seja por uma jogada de sorte ou por analisar a movimentação do mercado nacional, a Lindt investiu em uma operação própria em 2021.

Portanto, mesmo que não faça sentido descobrir onde fica a fábrica da Lindt no Brasil, é interessante compreender como a história se desenrolou a seu favor. Se você gostou das informações, compartilhe e até a próxima!

------ Escolha um dos negócios ------
Lidia Massari
Graduação em Publicidade e Propaganda, com oito anos de especialização em Marketing de Conteúdo, Inbound e SEO. Sou entusiasta de tecnologia, inovação, fascinada pela robótica e filmes de ficção científica. Sou curiosa e adoro aprender coisas novas.

Deixe o primeiro comentário