A fábrica mais importante da Coca-Cola no Brasil fica na cidade de Jundiaí, São Paulo, e é uma das maiores do mundo em termos de capacidade produtiva, empregabilidade e responsabilidade ambiental.
Presente no Brasil há 82 anos, a Coca-Cola se fundiu ao desenvolvimento do mercado nacional como o conhecemos. Hoje, sua cadeia produtiva nacional tem potencial e celeridade para adaptar quaisquer mudanças de consumo e tendências.
Quer saber tudo sobre onde fica a fábrica da Coca-Cola no Brasil? Então, confira um conteúdo repleto de informações atualizadas e muitas curiosidades!
Saiba onde fica a fábrica da Coca-Cola no Brasil
A Coca-Cola escolheu Jundiaí para sediar sua maior fábrica nacional, e uma das mais relevantes em sua cadeia produtiva mundial. Fundada em 1993, sob gestão própria da Coca-Cola internacional, a empresa é realmente massiva em área de instalação.
Isso porque a fábrica se estende por uma área superior a 190 mil m². Além disso, a capacidade de produção representa cerca de 30% da sua produção nacional.
Para isso, emprega mais de 1.700 colaboradores que compõem sua rede de produção, isso também inclui seus colaboradores terceirizados. A unidade de Jundiaí em particular, está sob gestão da Coca-Cola FEMSA desde 2003.
Essa informação é especialmente relevante porque a Coca-Cola FEMSA é a maior engarrafadora em volume de vendas no mundo.
Não é por menos que a FEMSA (Fomento Econômico Mexicano), tem um portfólio com mais de 150 marcas e 290 milhões de clientes diariamente. Só uma curiosidade, a FEMSA também é dona da Oxxo, que cresceu muito no Brasil recentemente.
Características da fábrica da Coca-Cola em Jundiaí
- Área ocupada: superior a 190 mil m².
- Produção anual: em 2020 atingiu uma produção superior a 2 bilhões de litros de bebidas, entre chás, refrigerantes, sucos, água e isotônico.
- Eficiência hídrica: a fábrica conseguiu reduzir em 70% o consumo de água na produção de 1lt de bebida.
- Linhas produtivas: ao todo, são 16 linhas completas de produção e outras 4 focadas em multipacks.
- Abastecimento: a fábrica de Jundiaí abastece primordialmente o estado de São Paulo e partes estratégicas de Minas Gerais.
Sem contar que a unidade de Jundiaí possui uma infraestrutura avançada, com um armazém vertical com 23 metros de altura. Inclusive, são mais de 100 metros de largura e pouco mais de 75 metros de profundidade.
Tudo isso contribui para que a unidade consiga armazenar uma produção média de 4 dias, fator determinante para o sucesso em seu abastecimento e eficiência logística.
Quantas fábricas da Coca-Cola tem no Brasil atualmente?
Atualmente, a Coca-Cola FEMSA Brasil possui ao menos 37 fábricas que, juntas, dão conta da demanda brasileira. Além da fábrica de Jundiaí, outras 2 unidades são igualmente importantes: São Paulo e Mogi das Cruzes.
Como falamos de uma empresa que atua a nível nacional e tem alcance quase que total do território, existe uma fábrica Coca-Cola em cada região do país. Desse modo, fornecedores e distribuidores mantêm níveis seguros de abastecimento.
Vale ressaltar, o Sistema Coca-Cola Brasil é formado por 7 grupos e empresas fabricantes franqueadas à matriz. Me refiro aos players: Andina, Bandeirantes, Brasal, FEMSA, Solar, Sorocaba e Uberlândia, além das empresas Verde Campo e Leão Alimentos e Bebidas.
Aqui neste link você encontra uma lista com todos os fabricantes e representantes da Coca-Cola no Brasil. A partir disso, fica mais fácil você compreender também quais outras marcas pertencem à Coca-Cola, acesse e confira!
Quais as principais características das fábricas da Coca-Cola no Brasil?
As fábricas da Coca-Cola no Brasil vão muito além da simples produção e distribuição de refrigerantes e bebidas. Isso porque são indústrias altamente tecnológicas, modernas e que trazem a inovação no DNA.
Por exemplo, a unidade Jundiaí buscou ao longo de 3 décadas a otimização produtiva que refletisse em economia de água. Isso porque era uma preocupação constante já que a região é um potencial hídrico e ambiental.
Em vista disso, a empresa foca na sustentabilidade, busca promover a eficiência energética e aposta alto em tecnologia, além de:
- Implementação contínua de tecnologias e sistemas para estimular eficiência, a exemplo das linhas de produção automatizadas.
- Projetos de reciclagem, reutilização de materiais e descarte consciente reduzem o impacto ambiental.
- Investimento maciço em capacidade produtiva em face do aumento no consumo nacional.
- Altas taxas de empregabilidade direta e indireta que influenciam diretamente na economia local e nacional.
- Certificações de qualidade, bem como ambientais, comprovam seu compromisso em reduzir o impacto da sua produção diária.
Poderia destacar ainda, a movimentação econômica entre setores e indústrias, visto que sua demanda por matéria-prima e insumos, movimenta outras partes da indústria brasileira.
Entender onde fica a fábrica da Coca-Cola no Brasil facilita a logística dos distribuidores
Descobrir onde fica a fábrica da Coca-Cola no Brasil pode servir a muitos propósitos, seja apenas pela curiosidade geral, ou então, talvez você busque como revender produtos Coca-Cola de forma fácil e eficiente, certo?
Afinal, muita gente simplesmente não consegue identificar os pontos de contato com distribuidores e fabricantes. Para tudo isso, espero que as informações de hoje possam ajudar você de alguma forma, compartilhe e até a próxima!