A principal fábrica da Cepêra está localizada na cidade de Monte Alto, que fica na região Metropolitana de Ribeirão Preto e interior de São Paulo. Antes de se instalar na cidade, a Cepêra passou por grandes transformações e assumiu posturas inovadoras.
Se você valoriza seus produtos e quer entender um pouco mais sobre sua história, recomendo acompanhar a leitura. Entenda a trajetória de sucesso de uma das maiores indústrias de condimentos do Brasil!
Saiba exatamente onde fica a fábrica da Cepêra
No início de 2024, a Cepêra Alimentos completou 77 anos de história, onde se tornou uma das maiores produtoras de condimentos, conservas, molhos, doces e pimentas, todos conhecem sua vasta linha de produtos.
Hoje em dia, 100% da sua produção se concentra no parque fabril da cidade de Monte Alto. Logo, a cidade se tornou a base operacional que concentra também a produção própria de insumos e matérias-primas, como tomates.
Inicialmente, sua fábrica ficava na cidade de Itaquaquecetuba, Região Metropolitana de São Paulo e Alto Tietê, isso em 1980. Entretanto, em pouco tempo a procura pelos produtos cresceu, em 1981, ela adquiriu a unidade em Monte Alto.
Foi então que a empresa começou a centralizar os processos produtivos na região. No entanto, a centralização absoluta só aconteceu em 2000, após investimentos consistentes em máquinas modernas e linhas de produção eficientes.
Como a Cepêra unificou sua operação na cidade de Monte Alto
A região de Monte Alto se mostrou um verdadeiro potencial, tanto em produção quanto em distribuição logística. Consequentemente, em 2012, a empresa investiu forte na construção do Centro de Distribuição.
Nesse cenário, a Cepêra conseguiu unificar produção, logística e distribuição a partir do mesmo local. Em decorrência disso, a operação em Itaquaquecetuba foi descontinuada.
Detalhes da sede fabril da Cepêra em Monte Alto
- Terreno de 200 mil metros quadrados.
- São 18 mil metros quadrados de área construída.
- Cerca de 300 colaboradores atuam na fábrica.
- A unidade produz condimentos, pimentas, conservas e molhos.
- Linha de produção de última geração e máximo controle de qualidade.
A Cepêra no Brasil e sua importante cadeia de exportação
A Cepêra é uma marca vanguardista no mercado nacional de condimentos e molhos, fundada em 1947 por Abílio Cepêra. Durante 21 anos, Abílio construiu o alicerce do negócio, inicialmente, por meio da comercialização de especiarias.
No entanto, em 1968, a Cepêra foi vendida para Décio Costa que, além de assumir a diretoria, mudou seu direcionamento. Por conseguinte, a marca entrou definitivamente no comércio de conservas e condimentos.
Ao longo das décadas, a Cepêra se remodelou, mudou sua identidade, posicionamento e se manteve fiel às raízes de entregar sabor e produtos frescos e naturais.
Como resultado, a empresa exporta hoje para mais de 15 países, como: EUA, Argentina, Reino Unido, Alemanha, Portugal, Holanda, Japão, Nova Zelândia, Austrália, entre outros. Por isso, a Cepêra é grande concorrente da Heinz no Brasil e no mundo.
Conhece o portfólio da Cepêra alimentos? Veja os produtos da marca
Segundo a Cepêra, seu portfólio atual conta com mais de 150 produtos catalogados (SKUs). Isso só foi possível devido ao investimento contínuo em tecnologia e inovação, que tem como base as preferências de consumo.
Tanto é que a empresa bate constantemente na tecla de proporcionar produtos para todos os tipos de experiências gastronômicas. Veja uma lista de produtos que você encontra na Cepêra hoje:
- Azeites.
- Condimentos.
- Conservas.
- Frutas e doces em caldas.
- Itens de food service.
- Linha completa Mamma D’oro.
- Molhos para diferentes finalidades.
- Pimentas.
- Linha Sabores Cepêra (linha de condimentos gourmet).
- Linha completa de produtos para culinária oriental (Umai).
- Produtos em parceria com o Instituto Ayrton Senna (Senninha).
- Molhos na linha Knorr.
- Linha “No Ponto, Tá Pronto”.
Quem é o dono da marca Cepêra?
Como eu mencionei, o fundador original da Cepêra é Abílio Cepêra, que deu início às atividades em 1947. Entretanto, em 1968 ele vendeu seu negócio para Décio Costa, que esteve à frente dos negócios até meados de 2015.
Ainda em 2015, seu filho e sucessor, Costa Filho, assumiu as operações da empresa. Desde então, o CEO foca na profissionalização da gestão da empresa, onde finalmente conseguiu redirecionar as estratégias comerciais.
Nos últimos 9 anos de sua gestão, a Cepêra atingiu grande consolidação financeira que a permitiu reinvestir em tecnologia.
E então, você já conhecia a história da Cepêra? Agora que você sabe onde fica a fábrica da Cepêra, fica mais simples entender seus próximos passos. Afinal, a empresa pretende expandir seus horizontes, a fim de levar a produção para outras partes do país.
A ideia é minimizar os custos de logística e fortalecer seu alcance a um custo menor. Espero muito que tenha gostado do conteúdo de hoje, compartilhe e até mais!